Quando pensamos em flores e plantas, algumas espécies mais conhecidas nos vêm imediatamente à cabeça. Exemplos disso são as orquídeas, as rosas e, é claro, o crisântemo, que representa em muitos sentidos o que há de mais popular no mundo da botânica. Com uma aparência simples, delicada e ao mesmo tempo chamativa, o crisântemo é boa opção para jardins e casas.
Essa afirmação é verdadeira principalmente pelo fato de existirem muitas subespécies de flor crisântemo. Apesar de o crisântemo branco ser o tipo mais conhecido, você ainda consegue encontrar muito facilmente o crisântemo amarelo, o crisântemo rosa, o crisântemo vermelho e muitas outras, que inclusive podem ser da categoria de mini crisântemo ou de modelos tradicionais.
Se você gosta desse tipo de flor e quer saber mais sobre ela, continue lendo, pois temos as principais informações. Além de aprender como cuidar de crisântemo, você pode dar uma olhada em nossa galeria, pois separamos lindas imagens para você se inspirar na hora do cultivo. De crisântemo vermelho, passando por rosa, até branco, temos tudo o que você precisa. Confira!
Veja também:
Qual o significado da flor crisântemo?
Falar da flor crisântemo é, em muitos sentidos, falar de uma espécie que possui muitas variações. Estima-se que é possível encontrar mais de 800 tipos de crisântemo no mundo, que podem ter portes grandes e pequenos, além de cores variadas. A flor crisântemo é ainda muito importante para a cultura asiática, sobretudo por representar a força e o poder dos imperadores chineses.
Além disso, o crisântemo possui como significado a simplicidade e a perfeição, sendo muito utilizada para dar sorte a pessoas que vão realizar alguma atividade de risco. Essa também é um flor de outono, o que garante a ela uma força simbólica que transita entre as alegorias de vida e morte, céu e terra. Ainda assim, o crisântemo é uma flor de felicidade e alegria para todos.
Quanto tempo dura a flor crisântemo?
A flor de crisântemo dura aproximadamente 15 dias.
Crisântemo branco
Falando agora dos muitos tipos de crisântemo, uma subespécie comum e apreciada mundo afora é o crisântemo branco, que de uma forma ou de outra carrega a paz como principal significado. Por não ter coloração e ser muito vista em campos uniformes e que representam um elo espiritual, o crisântemo branco é o tipo de flor que sempre traz paz de espírito e beleza aos ambientes domésticos e também aos jardins.
Ter um crisântemo branco, por exemplo, pode representar o oposto que um crisântemo vermelho. Enquanto o primeiro é mais puro e delicado, algo que explica sua presença em festas de casamento e celebrações do tipo, o crisântemo vermelho é mais intenso, sendo uma alternativa interessante às rosas de mesma coloração e até mesmo aos cravos, que são mais fortes do ponto de vista estético.
Crisântemo amarelo
Como toda flor de coloração semelhante, o crisântemo amarelo é muito radiante e pode ser aproveitada em muitos sentidos. A felicidade, é claro, é uma das muitas muitas simbologias por trás do crisântemo amarelo, mas esse tipo ainda possui características muito mais intensas, que inclusive explicam o fato de ser uma das espécies mais encontradas em jardins e também apartamentos.
Um exemplo disso é o fato de o crisântemo amarelo ser um grande símbolo para a amizade. Em países da Ásia, ser presenteado com um crisântemo amarelo é o mesmo que ter a certeza de que uma amizade foi celada. Além disso, o crisântemo amarelo simboliza a satisfação, por isso é tão vista em jardins de casas, de modo a evidenciar o bem-estar dos moradores.
Crisântemo rosa
Também muito popular, o crisântemo rosa é um tipo que caminha no limiar entre a espécie branca e a vermelha. Ou seja, falar de crisântemo rosa é o mesmo que falar de uma flor que representa a mocidade e a ponte entre a ingenuidade e o desejo. Justamente por isso, o crisântemo rosa é muito utilizado em festas de quinze anos e celebrações de formaturas e noivados.
Além disso, optando por um crisântemo rosa para a sua casa ou celebração você garante uma delicadeza muito interessante para ambientes facilmente contrastáveis. Você pode, por exemplos, colocar um lindo vaso de crisântemo rosa em um cômodo com móveis mais clássicos e densos, promovendo, assim, um contraste interessante para a decoração como um todo.
Mini crisântemo
Além o crisântemo dobrado, com pétalas grandes e muito chamativas, há ainda o mini crisântemo, que pode ser apresentado como um tipo simples e mais delicado. O mini crisântemo é, por exemplo, a espécie mais encontrada em floriculturas, sendo comum vê-la em vasos e até mesmo em arranjos decorados. Ainda assim, um jardim inteiro pode ser feito com mini crisântemos, se for do seu interesse.
Enquanto o crisântemo tradicional pode chegar a mais de um metro de altura, o mini crisântemo possui, em geral, cerca de 50 cm. Ele é perfeito, portanto, para decorar festas e celebrações variadas. É comum, por exemplo, encontrar o mini crisântemo em laterais de bancos de igreja, em cerimônias de casamento, o que deixa tudo mais completo e delicado em termos estéticos.
Como cuidar de crisântemo?
Saber como cuidar de crisântemo é uma vontade de muitos, sobretudo pelo fato de essa ser uma flor bonita e também versátil. No entanto, mesmo com todas essas vantagens, cultivar crisântemo não é algo difícil. Muito pelo contrário: numa simples observação de suas características, aprender como cuidar de crisântemo é algo quase que intuitivo para qualquer pessoa.
Para se ter uma ideia, o crisântemo precisa de um solo arenoso com pH entre 6 e 7 para crescer saudável. Da mesma forma, essa é uma flor que gosta de calor e umidade, ficando muito bem em ambientes de temperatura entre 18ºC e 25ºC. Quanto à rega, você pode usar a rotina de duas ou três vezes por semana, sem exagerar, já que o encharcamento pode prejudicar suas raízes.