Tendência nos apartamentos entregues atualmente, o espaço reduzido é muitas vezes um desafio para os profissionais de decoração, com plantas pequenas, cozinhas planejadas acabam sendo a solução para esses profissionais na hora de pensar um novo projeto.
As cozinhas pequenas em nada devem aos ambientes grandes, como o projeto dos móveis planejados é desenvolvido especialmente para o ambiente em que vai ser instalados, os armários e outros acessórios aproveitam cada centímetro quadrado do espaço, garantindo a funcionalidade de acordo com os hábitos dos moradores.
Apesar do fator espaço ser uma das coisas mais levadas em consideração na hora de elaborar um novo projeto, a rotina da casa e de seus moradores também conta e muito na hora de pensar como será a cozinha. Uma família composta de casal e três filhos que adora receber os amigos em casa, provavelmente terá sua cozinha planejada de forma bem diferente do que a de um jovem solteiro que mal sabe cozinhar.
Cozinhas planejadas pequenas: dicas de decoração
Ainda sobre funcionalidade, é importante destacar que nas cozinhas pequenas o profissional pode definir desde o início do seu projeto, onde cada utensílio, acessório e eletrodoméstico será colocado, além de ajudar na manutenção de organização de cada área. Em projetos bem executados, nada é colocado de forma aleatória, todas as gavetas e armários são planejados de forma a facilitar a vida de quem usa o ambiente. Na hora de cozinhar, por exemplo, é bom que os temperos, utensílios e panelas estejam próximos ao fogão.
Outra vantagem é que a cada dia esse tipo de projeto cai mais no gosto de profissionais e compradores, e apesar de ainda ter um valor mais elevado do que móveis modulares comuns, o preço está caindo e com uma maior oferta de lojas especializadas, a tendência é que caia ainda mais.
De qualquer forma, o custo benefício das cozinhas planejadas é bem interessante, e quando existe a contratação de mais de um ambiente planejado é possível conseguir descontos e melhores formas de pagamento.
Uma dica importante para um projeto de cozinha planejada, é pensar na compra de eletrodomésticos, utensílios e principalmente móveis, que ficarão visíveis. Como a cozinha planejada é mais complicada de ser mudada, é ideal escolher com cuidado os acabamentos como cor, metais e outros detalhes na hora do projeto. Todos esses fatores devem conversar entre si para que a composição final do seu ambiente.