Ao projetar a cozinha, a escolha pelo estilo de cozinha rústica resulta em um ambiente agradável e aconchegante, tornando o comodo um dos preferidos da casa de quem opta por esse estilo de decoração de cozinha.
Seja na cidade ou fora dela, cada vez mais pessoas buscam o conforto que uma cozinha rústica, com cara de fazenda e talvez até uma decoração com pallets, é capaz de proporcionar. O ato de cozinhar se torna uma experiencia agradável a ser compartilhada com a família e com os amigos neste tipo ambiente extremamente charmoso.
Para executar uma cozinha rústica, existem algumas premissas que, se seguidas corretamente, resultarão no estilo desejado.
Primeiramente deve-se observar os materiais, as escolhas seguindo a linha natural sempre são uma boa pedida para a decoração rústica. O uso de madeira nos móveis, como bancada de cozinha e armários, é praticamente obrigatório, e a de demolição em especial é uma ótima escolha.
Cimento queimado, seja no piso ou em algumas paredes, é outro recuso certeiro para obtenção do efeito de uma cozinha rústica de fazenda, bem como ladrilhos hidráulicos e azulejos antigos e cheios de personalidade. Tijolinhos aparentes, apesar de não tão usuais, podem ser aplicados em alguns trechos, principalmente se pintados de branco e em seguida desgastados
Uma das principais características da cozinha rustica é a amplitude, por isso deve-se tomar muito cuidado na escolha das cores para que o ambiente não fique pesado e o efeito desejado seja alcançado. Os materiais típicos deste tipo de cozinha, como a madeira, já são visualmente muito marcantes, portanto o ideal é que o branco ou um tom de bege ou cinza claro seja usado nas paredes como cor base.
É possível fazer o uso de uma cor mais viva também, mas essa estrategia deve ser reservada para os detalhes da cozinha rústica: itens de decoração ou revestimentos coloridos podem quebrar a mescla de tons terrosos da cozinha rustica de uma maneira interessante, mas não são foco do estilo.
Se o espaço para a cozinha rústica não é tão amplo, existem alguns truques que podem ser empregados para não ter que abrir mão desse tipo de cozinha. O uso de cores claras em diferentes materiais e acabamentos, sempre resulta em um efeito extremamente agradável, e uma boa alternativa também é substituir madeira natural dos móveis por uma pintura desgastada, por exemplo, uma patina branca.
Veja também
Além de todos esses pontos, a decoração tem um papel importante na cozinha rústica. Objetos de antiquário ou relíquias de família fazem uma boa composição com o ambiente. Panelas e demais utensílios de cozinhas antigos também podem ser expostos para deixar a cozinha ainda mais charmosa, bem como objetos artesanais em ferro e madeira.
As pedras também são um tipo de revestimento que fica lindo na composição da decoração da cozinha rústica. Abaixo você consegue observar uma cozinha rústica onde a parede é quase toda revestida de pedra trazendo sofisticação e conforto ao ambiente.
Seguindo essas dicas é possível criar ou até transformar qualquer cozinha convencional em uma agradável cozinha rústica, seja para combinar com a vida amena do campo, seja para ser um refúgio de tranquilidade em meio a vida corrida das cidades.