Já faz algum tempo que a cozinha deixou de ser apenas o local onde são preparadas as refeições para assumir um papel de protagonista entre os cômodos da casa. É nela que podemos receber os amigos e familiares para uma conversa descontraída enquanto são elaborados saborosos quitutes. E com a importância que esse ambiente vem conquistando, é natural surgirem algumas dúvidas na hora de escolher as cores que irão prevalecer na decoração da cozinha.
Para ajudá-lo a decidir entre ter uma clássica cozinha branca ou uma moderna cozinha colorida nós trouxemos esse texto elaborado em parceria com a Plataforma Habitissimo que está recheado de dicas imperdíveis!
Veja também:
- Pisos para Cozinha: +83 Modelos Lindos e Dicas de Como Escolher
- Ilha de Cozinha: Saiba como Escolher +72 Modelos Incríveis
- Tapete para Cozinha: +77 Modelos e Dicas de Como Escolher o Melhor
- Cerâmica para Cozinha: Qual Escolher +80 Ideias de Revestimentos
- Cozinha Estilo Industrial: Como Decorar +50 Modelos Lindos
Mais luminosidade com as tonalidades claras
Não há como negar: o branco contribui para trazer mais iluminação aos ambientes, já que reflete com mais facilidade a luz natural ou artificial. Por isso ele costuma ser a principal escolha para decorar cozinhas menores ou pouco iluminadas, pois irá fazer com que esses espaços se tornem mais claros.
Vale destacar que se o branco for escolhido para decorar toda a cozinha, será necessário apostar em alguns elementos que tragam mais calidez ao cômodo, como por exemplo uma bancada com acabamento que remeta à madeira, além de objetos coloridos nas paredes ou em alguns detalhes dos móveis.
A sujeira inevitável nas cozinhas brancas
Temos o costume de dizer que as cozinhas brancas sujam mais, quando na realidade o que acontece é que a sujeira fica mais aparente nesses ambientes. Se um pouco de molho de tomate cair sobre uma superfície branca isso certamente irá chamar mais atenção do que se o mesmo molho for derramado sobre uma superfície escura, por exemplo.
Como a cozinha é um cômodo que está constantemente exposto à sujeira e à gordura, é importante lembrar que se ela for branca irá exigir uma limpeza mais cuidadosa e frequente. Por isso, em muitos casos é melhor optar por um pouco de cor para conquistar mais funcionalidade e praticidade na cozinha.
Amplitude para cozinhas pequenas
Já comentamos que as tonalidades mais claras contribuem para que a cozinha se torne mais iluminada, e isso também proporciona a sensação de um ambiente mais amplo. Não é à toa que o branco é uma das cores favoritas dos arquitetos e decoradores para trazer mais amplitude às cozinhas pequenas. Aqui também vale a dica de buscar elementos com um toque de cor para os detalhes da decoração a fim de criar um espaço mais acolhedor.
A beleza dos tons suaves
Para quem deseja aproveitar as vantagens proporcionadas pela cor branca, mas não quer ter uma cozinha tão sóbria, a dica é apostar em outras tonalidades claras que são mais suaves e trazem um toque de elegância para esse ambiente, sem perder a luminosidade e a amplitude.
São exemplos de cores suaves que podem funcionar muito bem na cozinha o bege, o cinza, azul ou verde claro, o creme, etc. Para quem quiser ousar um pouco mais, é possível escolher uma cor mais vibrante e usar a versão mais suave dela dentro de sua gama de tonalidades.
Facilidade para integrar a cozinha branca
Os ambientes integrados estão cada vez mais em alta, e hoje em dia é muito comum ver a sala fazendo parte da cozinha e vice-versa. Para que essa integração funcione da melhor forma possível, pode ser uma boa ideia apostar em elementos brancos na decoração, como móveis, eletrodomésticos, paredes e bancadas. Assim, será possível criar uma relação de unidade entre os ambientes, deixando as cores reservadas para detalhes como quadros, tecidos e acessórios decorativos.
Cada um no seu quadrado
Por outro lado, existem aquelas pessoas que mesmo com a cozinha integrada aos demais ambientes da casa, preferem deixar esse espaço bem delimitado, e as cores funcionam como excelentes aliadas para fazer essa divisão. Nesse caso, é importante ter o cuidado de escolher cores que combinem entre si, além de estar atento à iluminação dos cômodos para não deixar que as cores escureçam demais a casa.
Branco é sempre atual
Se você é do tipo de pessoa que gosta de estar sempre em dia com as tendências decorativas, mas não quer perder tempo mudando de decoração a cada estação, saiba que o branco é uma cor que nunca sai de moda. Ele é uma tonalidade que se encaixa bem em diferentes estilos, como o nórdico, clássico, urbano e retrô, trazendo versatilidade para sua cozinha. Ou seja, se você apostar no branco, dificilmente precisará trocar de tonalidade porque ele não ficará ultrapassado.
As cores são mais originais
Não há como negar que uma cozinha colorida é mais original do que a clássica cozinha branca. Por isso, quem gosta de explorar novas possibilidades e quer fugir do óbvio pode apostar nas cores para trazer um toque de criatividade e inovação à cozinha.
Desde as tonalidades mais suaves, como o bege ou o cinza, até as mais ousadas, como o preto ou o vermelho, o que não faltam são opções diferentes de cores para decorar sua cozinha. O principal é seguir seu estilo e buscar relações harmônicas entre os elementos que compõem o ambiente.