As cortinas deixam um clima mais leve, protegem o ambiente do sol, amenizam o barulho e entrada de correntes de ar. Por se tratar de um elemento decorativo com tamanha versatilidade, as cortinas podem ser utilizadas em diferentes cômodos da casa, inclusive no banheiro. São vários tecidos com diferentes modelos, de trilho ou de varão, mas para deixar a decoração completa é preciso utilizar o cortineiro.
O cortineiro preenche o espaço entre a cortina e a parede. Ele é amplamente utilizado para esconder imperfeições, trilhos e algum detalhe que não agrade esteticamente. A equipe do Viva Decora separou algumas imagens com cortineiro de gesso, que é uma ótima opção para a sua casa, assim como pode ser a parede de gesso, teto e sanca do mesmo material. Confira!
Veja também: 32 Cortinas para quarto para um ambiente mais aconchegante
Detalhes importantes na escolha do cortineiro de gesso.
O cortineiro de gesso que serve para dar acabamento às cortinas e persianas, pode ser utilizado embutido no teto ou sobreposto. Os sobrepostos utilizam uma peça de gesso abaixo do forro, essa peça pode ser uma sanca de gesso. Por outro lado, o cortineiro embutido no teto dispensa essa peça e assim como o cortineiro sobreposto, pode ser iluminado para destacar a cortina.
O ideal é que o cortineiro de gesso acompanhe o tamanho da janela e cortina. Sua profundidade deve ser de 15 centímetros em relação à parede e ao forro. Outro ponto fundamental é o espaçamento lateral, este deve ser de 10 a 20 centímetros da janela, de modo a permitir o encaixe do trilho.
Cortineiro de gesso embutido na sanca
O cortineiro de gesso, quando embutido nas sancas de gesso, promove suavidade e elegância à decoração. O projeto abaixo utiliza uma decoração com conceito clean. Foram utilizados armários com portas espelhadas e janela com cortina em tom claro, para otimizar a iluminação e aumentar a sensação de amplitude do quarto pequeno.