Se você está na fase de determinar a paleta de cores da sua decoração, então você precisa conhecer a diferença entre cores quentes e cores frias. Afinal, as cores transmitem sensações e podem destacar estilos decorativos.
Quer saber como escolher a paleta de cores frias perfeita para o seu ambiente? Vamos te mostrar quais são as melhores cores frias e combinações para deixar sua decoração ainda mais linda.
Aproveite para se inspirar com projetos incriveis de Ike Studio, Duno Arquitetura, ub|urzedobarusso arquitetura, Daniela Funari Arquitetura, Isis Marion, Vila Arquitetura e Modo Arch!
O que são cores frias?
Além de azul, roxo e verde, outras variações como azul marinho, turquesa, ciano, violeta, magenta, lavanda e lilás também são consideradas cores frias. Mas, a tonalidade influencia a classificação: um rosa com fundo azulado é frio, enquanto um rosa com fundo avermelhado é quente. Vamos ensinar mais sobre isso a seguir. Continue acompanhando!
Como funciona a classificação das cores?
As cores apresentam características como tom, matiz, intensidade e temperatura. Entender esses aspectos é essencial para criar a paleta de cores perfeita para seu espaço. Confira:
- matiz: define e distingue as cores, como azul, amarelo e vermelho. Por exemplo, misturando azul e amarelo, você obtém a matiz verde;
- intensidade: se refere ao brilho da cor. Cores com baixa intensidade são pastéis, enquanto cores com alta intensidade são vivas e brilhantes;
- tom: indica a quantidade de luz na cor. Quanto mais branco você adicionar à matiz, mais clara ficará. Mais preto, mais escura;
- temperatura: classifica as cores como quentes ou frias. Cores com fundo azulado são frias, enquanto tons avermelhados ou amarelados são quentes.
Como escolher entre as cores quentes e as cores frias?
Ainda não sabe se vai usar as cores quentes e frias na sua decoração? Confira nossas 3 dicas para te ajudar a definir!
1. Observe o ambiente
As cores frias criam a sensação de amplitude no ambiente, enquanto as quentes diminuem o espaço. Porém, cuidado ao usar as cores frias em espaços grandes, pois podem transmitir vazio e tristeza.
2. Considere a iluminação
A iluminação natural também influencia no seu ambiente. Geralmente cômodos que têm muita luz amarela transmitem calor, então, você consegue aumentar essa sensação por meio de uma paleta de cores quentes ou equilibrar por meio da paleta de cores frias.
3. Analise o estilo do ambiente
Pense no que você deseja passar em cada cômodo. Se você quer um ambiente que transmita limpeza e tranquilidade, aposte em uma paleta de cores frias. Mas, se a ideia é ter um espaço quentinho e acolhedor, prefira uma decoração com cores quentes.
4. Harmonize com os revestimentos
Saiba que os revestimentos têm grande impacto na percepção das cores no ambiente. Por exemplo, cores quentes se alinham com porcelanatos em tons quentes, como bege ou terracota, e criam uma sensação de aconchego. Já as cores frias, funcionam bem com porcelanatos cinza ou azulado, oferecendo um toque moderno e fresco ao espaço.
5. Use a cor nos móveis
Se não quiser comprometer todo o espaço com uma paleta quente ou fria, incorpore essas cores nos móveis, como sofás, cadeiras ou mesas. Dessa forma, você pode experimentar as sensações das cores antes de decidir por uma mudança mais ampla.
6. Adapte conforme a função do espaço
Espaços de relaxamento, como quartos e banheiros, se beneficiam de cores frias para promover o descanso. Já áreas sociais, como salas de estar e jantar, ficam mais convidativas com cores quentes, especialmente se combinadas com móveis bem aconchegantes.
7. Equilibre a temperatura das cores
Para não sobrecarregar o ambiente, equilibre cores quentes e frias. Um arquiteto pode ajudar a mesclar esses tons de maneira harmoniosa, usando revestimentos, móveis e acessórios para criar um espaço visualmente agradável e perfeito para você.
8. Considere o clima local
E aí, gostou das dicas para escolher a paleta de cores frias? Aproveite que está por aqui e conheça a Viva Decora Shop, a melhor loja para comprar artigos de casa e construção!