Conhecer os tons e cores de madeira é fundamental para estabelecer uma decoração estilosa, harmônica e aconchegante, visto que a versatilidade e o amplo uso do material pode se estender na construção de móveis, objetos decorativos, bem como, estar presente na aplicação de revestimentos, forros e pisos.
Na natureza é possível encontrar diversas espécies de madeira com características únicas e especiais. Logo, se você deseja conhecer mais de perto as principais cores de madeira que podem fazer parte do seu ambiente, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar os 4 principais tons e diversas ideias de uso da madeira na decoração. Confira!
Veja também:
Conheça os 4 tons principais de madeira
Segundo especialistas, as cores de madeira na decoração podem ser classificadas em 4 tipos principais, sendo elas: cores de madeira clara, cores de madeira média, cores de madeira escura e cores de madeira avermelhada.
Contudo, vale mencionar que as tonalidades podem variar dentro de uma mesma espécie de árvore devido fatores de solo, clima e irrigação. Por exemplo, nenhuma espécie de Cedro será exatamente igual a outra, assim como, nenhuma espécie de Itaúba será igual a outra. Todavia, cabe aos profissionais e moradores definirem qual o tom mais se adapta com a decoração do ambiente.
Cores de madeira clara
Para aqueles que se identificam com uma decoração mais clean e minimalista devem apostar no uso de móveis, adereços e demais revestimentos de madeira em tons claros. Nesse contexto, as principais espécies de árvores que remetem à tonalidade clara são Itaúba, Cerejeira, Eucalipto e Pinus.
No projeto abaixo, os moradores optam pela construção de um lindo closet em tons de madeira claro. Os diversos nichos de madeira, cabideiros, gavetas e sapateiras embutidas facilitam a organização de roupas, sapatos, bolsas e demais acessórios.
Cores de madeira média
As cores de madeira em tom médio são as mais tradicionais do mercado, visto que sua coloração facilita a composição dos mais diferentes estilos de decoração, variando do clássico até o moderno. As espécies de árvores que remetem a esse tom médio de madeira são Imbuiá e Cedro.
No quarto de bebê abaixo, as cores de madeira em tom médio podem ser observadas na estrutura do berço, nas molduras dos quadros para quarto de bebê, no acabamento do sofá cama e no piso do dormitório.
Cores de madeira escura
Para quem deseja trazer mais sofisticação e elegância para a decoração, a dica é optar pelas cores de madeira em tom escuro. Contudo, é preciso estar atento quanto à composição dos móveis, objetos e revestimentos para que o cômodo não fique sobrecarregado. Cumarú, Ipê e o Carvalho Americano são algumas das espécies de árvores que apresentam essa tonalidade mais escura.
No projeto abaixo, observe que para evitar que o ambiente fique sufocado foi definido que apenas o guarda-roupa do casal teria uma estrutura com cores de madeira escura.
Cores de madeira avermelhada
O tom avermelhado traz um ponto de destaque na decoração, conferindo ainda mais elegância e sofisticação sobretudo quando os móveis e revestimentos com cores de madeira avermelhada se conectam com elementos em tons ainda mais escuros. Angelim, Peroba, Mogno e Pau de Ferro são algumas das espécies de árvores que apresentam essa tonalidade mais avermelhada.
Na área de lazer pequena abaixo, a mesa e o banco de madeira em tom avermelhado foi feito a partir da espécie de árvore Angelim.
Quais as principais espécies de madeira utilizadas na decoração?
Segundo profissionais de arquitetura e design de interiores, uma das maneiras mais fáceis de encontrar o tom de madeira mais adequado para a decoração é conhecendo mais de perto algumas das principais espécies de árvores que trazem vida a essas diferentes peças de madeira.
Confira 5 espécies de árvores de madeira usadas na decoração
- Pinus: é um tipo de madeira que apresenta ótimo custo-benefício. Resistente, durável e de coloração bem suave, o pinus é muito usado na fabricação de peças de mobiliário;
- Cedro: presente em todo o território nacional, o cedro é um tipo de madeira resistente às variações climáticas e que absorve água facilmente, tornando-o excelente para uso em áreas externas;
- Cumarú: é um tipo de madeira com veios visíveis e excelente durabilidade, uma vez que não se danifica mesmo na presença de umidade e ataque de pragas. A resistência permite que essa madeira seja utilizada tanto em batentes como na construção de móveis;
- Ipê: a língua tupi designa ipê como “casca dura”. Logo, pode-se afirmar que uma das características principais dessa madeira é a sua dureza. Por sua vez, o material pode ser usado na fabricação de mesas, racks, sofás, aparadores e bases de cadeiras e camas;
- Jacarandá: presente de forma abundante na Amazônia e região sul. É um tipo de madeira muito utilizada na construção civil (estrutura de vigas).
Quais os tipos de cores de verniz para madeira?
O verniz se trata basicamente de uma mistura de resinas (origem sintética ou natural). A sua aplicação oferece proteção contra as variações climáticas e ataque de pragas, resistência e brilho extra às peças em madeira.
Antigamente, as cores de verniz para madeira eram bem limitadas. No entanto, com a novas tecnologias é possível se deparar com uma variedade incrível de cores de verniz para madeira como madeira natural, cedro, cerejeira, mogno, nogueira, imbuia e tabaco.
Onde aplicar as diferentes cores de verniz para madeira?
- Portas de madeira;
- Portão de madeira;
- Janelas de madeira;
- Batentes;
- Forros de madeira;
- Decks;
- Molduras de quadros;
- Prateleiras e nichos de madeira;
- Móveis em madeira (estante, cristaleira, rack, guarda-roupa, armários de cozinha…);
- Entre outros.
Agora que você já conhece os principais tons de madeira e como eles podem agregar valor na sua decoração, confira abaixo nossa galeria de fotos e se inspire com mais alguns ambientes decorados com diferentes cores de madeira.