Com alterações ousadas e prezando pela casa conceito aberto, os arquitetos Bruno Moura e Lucas Blaia, sócios no escritório Blaia e Moura Arquitetos, transformaram o apartamento de um casal de advogados e seus dois filhos pré-adolescentes em um verdadeiro lar.
A relação dos arquitetos com os moradores começou antes mesmo da aquisição das chaves. Nesse período, os profissionais Bruno e Lucas procuraram alinhar as expectativas e necessidades dos moradores com relação ao imóvel. Curioso para conhecer de perto as alterações realizadas neste apê de 115 m² ? Então, atente-se às próximas imagens e se inspire com a decoração de cada cantinho criado.
Veja também:
- Mesa de Parede: +70 Modelos e Dicas Para Otimizar o Espaço
- Espelhos Decorativos: +87 Dicas e Modelos Lindos para Decorar
- Cinza Azulado: +60 Projetos Incríveis para Se inspirar
- Decoração Clean: +60 Ideias Criativas para Decorar sua Casa Clean
Tomando como partida o projeto de conceito aberto, a demolição das paredes foi necessária para que o apartamento ganhasse mais espaço, uma vez que as duas varandas, cozinha, área de serviço e sala de estar foram integradas. Além da integração desses ambientes, os arquitetos transformaram um banheiro em um closet.
O piso de porcelanato cinza se estende pelos quatro ambientes conectados e favorece a sensação de amplitude no imóvel. As portas de correr que separavam a varanda da área social foram retiradas e a sala de jantar foi realocada para a varanda, onde a família pode realizar as refeições contemplando a paisagem do bairro.
A cortina de vidro da varanda que contou com a instalação de persianas que protegem os móveis do sol e ajuda a regular a temperatura interna do ambiente, foi estruturada seguindo as normas do edifício. No respectivo ambiente, os arquitetos consideraram criar um móvel de apoio para a mesa retangular, perfeita para guardar copos, taças e demais utensílios de mesa.
No projeto, o painel ripado é um elemento que marca presença e transmite conforto e aconchego ao décor, além de melhorar a acústica do ambiente ele também preserva a ala íntima já que seu acabamento camufla a porta de correr embutida.
A cozinha planejada com ilha feita com quartzo recebeu o cooktop. Sua posição se conecta com diferentes ambientes do imóvel, facilitando a interação de quem está na sala ou varanda.
A iluminação dos três pendentes para bancada auxiliam na preparação de alimentos e na prática das refeições rápidas. Já no armário superior uma fita de LED foi embutida trazendo um detalhe especial no décor. Por fim, para seguir o efeito inox dos eletrodomésticos, toda a marcenaria do ambiente seguiu tons de cinza.
O churrasco junto da família e amigos também está garantido, já que uma churrasqueira embutida também foi instalada no ambiente.
A área de serviço simples ganhou marcenaria sob medida e contempla armários, nichos, prateleiras e suporte com cabides para pendurar roupas. Para aproveitar melhor o espaço a bancada feita com quartzo super white foi estrutura na parte superior da lava e seca que apresenta abertura frontal.
Seguindo para a área íntima do apartamento, nos deparamos com a suíte do casal e com os outros dois quartos de solteiro. No quarto de casal, de forma a favorecer a sensação de amplitude no ambiente, os arquitetos Bruno e Lucas incluíram poucos móveis e apostaram no uso dos espelhos tanto nas portas dos armários como nas laterais da cabeceira da cama. Na decoração podemos destacar a cabeceira estofada que se estende até o teto e a mesa de cabeceira acompanhada por um delicado pendente.
Mas, não para por aí, viu? O projeto da suíte ainda contempla um closet, considerado um dos ambientes preferidos da moradora que conseguiu concretizar o sonho de ter uma penteadeira.
Assim como na suíte do casal, o quarto dos filhos também conta com a presença de espelhos embutidos nas portas dos armários. Bancadas com gavetas e armários completam o décor, servem de apoio para a TV, videogame e também são usadas durante a realização das tarefas escolares.