Aprender como plantar pitaya pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Isso porque, a pitaya além de apresentar um sabor suculento e doce, a fruta também é rica em vitaminas C, B1, B2, B3 e minerais como ferro, cálcio e fósforo. Essas propriedades por sua vez auxiliam no combate a doenças cardiovasculares, regula pressão arterial, previne diabetes entre outras doenças.
Por isso, se você deseja aprender como plantar pitaya em casa, veio ao lugar certo. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar informações sobre a fruta e dicas de cultivo para que a pitaya cresça de forma saudável e repleta de frutos. Confira!
Veja também:
- Asplênio: Tipos, Benefícios, Como Cuidar e Usar na Decoração
- 32 Espécies de Suculentas de Sombra Para Cultivar em Casa
- Como Plantar Babosa: 4 Formas Práticas de Cultivá-la Dentro de Casa
- Como Plantar Manjericão: Dicas e Cuidados Para Seguir Em Casa
- Como Plantar Alho: Cultive Um Dos Melhores Medicamentos da Natureza
Como plantar pitaya: origem, características e tipos
Originária da América Latina, a pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, pertence à família dos cactos e por sua vez se adaptou bem às condições climáticas do território brasileiro.
Versátil e fácil de plantar, a pitaya além de agregar valor ornamental no jardim, também oferece lindos e suculentos frutos, que podem ser consumidos frescos ou em doces, geleias, sucos ou, até mesmo, em saladas.
Quais os três tipos de pitaya?
- Pitaya branca: a pitaya branca (Hylocereus undatus) possui uma polpa branca e casca rosada;
- Pitaya vermelha: a pitaya vermelha (Hylocereus polyrhizus) possui uma polpa vermelha e casca rosada;
- Pitaya amarela: a pitaya amarela (Hylocereus megalanthus) cuja polpa é branca e a casca amarela é considerada a mais doce e rara.
No Brasil, os tipos de pitaya mais comercializados são aquelas com polpa vermelha e branca (casca rosada). Isso porque, a pitaya amarela não se adapta tão bem no território brasileiro.
Quais os benefícios da fruta pitaya?
Analisando a pitaya do ponto de vista nutricional pode-se dizer que a fruta é rica em vitamina C, B1, B2, B3 e também conta com a presença de minerais como ferro, cálcio e fósforo. Além disso, podemos encontrar na pitaya também a tiramina (aminoácido que transforma gordura em energia) e a antocianina (ajuda a eliminar os radicais livres do organismo).
E ao contrário do que muitas pessoas pensam, além da polpa da pitaya, suas folhas e sementes também podem ser consumidas. Enquanto suas folhas podem ser usadas em chás, suas sementes podem substituir o gergelim nas refeições.
Confira 8 benefícios da fruta pitaya para o organismo:
- Ajuda no processo de emagrecimento;
- Reduz o colesterol;
- Previne a anemia;
- Previne diabetes;
- Contém propriedades anti inflamatórias;
- Ajuda na digestão;
- Combate doenças cardiovasculares e regula pressão arterial;
- Aumenta a imunidade.
Aprenda 4 formas de como plantar pitaya em casa
A pitaya é uma fruta versátil que pode ser cultivada em canteiros, vasos ou direto no chão. Confira abaixo quatro formas de como plantar pitaya em casa e desfrute do sabor e dos benefícios que essa fruta pode proporcionar ao seu organismo. Livre-se das flores artificias na sua casa!
1. Como plantar muda de pitaya: sementes
O primeiro passo para aprender a como plantar pé de pitaya é escolher entre as duas formas de obter suas mudas, sendo elas: por sementes ou por estacas.
Sementes: retire as sementes maduras da pitaya, lave-as com água corrente e depois coloque-as na terra. A floreira de madeira ou vaso deve ter substrato específico para a produção de mudas, ter uma rega diária e moderada (sem encharcar) e receber luz natural. Após o plantio, as sementes devem começar a germinar de 8 a 12 dias.
Cerca de 5 meses depois, selecione as mudas de 15 a 20 cm de altura e plante-as em vasos com profundidade mínima de 40 cm, com solo bem drenado, mais leve.
2. Como plantar muda de pitaya: estacas
Estacas: retire estacas das plantas adultas e plante-as em recipientes com solo fértil e bem drenado. A rega deve ser diária e moderada no primeiro mês. Após 30 dias as mudas possivelmente já terão raízes que permitem o transplantio no chão do terreno.
3. Como plantar pitaya no chão
Como plantar pitaya no chão: lista de materiais
- Muda de pitaya madura
- Enxada
- Terreno com boa iluminação e um solo que tenha boa drenagem e substrato fértil
- Mourão de madeira (eucalipto)
- Fio macio para amarrar plantas (fio específico para amarrar plantas)
Como plantar pitaya no chão: modo de preparo
- Com o auxílio de uma enxada, finque o mourão de madeira (eucalipto) no solo;
- Depois abra três buracos ao redor do mourão de madeira com cerca de 30 cm de diâmetro. Nesta etapa coloque o adubo da terra;
- Pegue a muda de pitaya, encoste a parte lisa no mourão de madeira e enterre apenas 5 cm da parte com raízes. Para a sustentação a planta amarre a estaca com um fio junto ao mourão;
- Regue diariamente de forma moderada (sem encharcar).
OBS: para cada mourão de madeira é possível plantar três mudas de pitaya. As mudas devem ser amarradas junto ao mourão de madeira para não cair.
4. Como plantar pitaya em vaso
Como plantar pitaya em vaso: lista de materiais
- Muda de pitaya madura
- Pá de jardinagem
- Um vaso grande com furos no fundo (com pelo menos 40 cm de profundidade)
- Substrato rico em matéria orgânica
- Argila expandida
- Mourão de madeira
- Terra para plantar pitaya
Como plantar pitaya em vaso: modo de preparo
- Pegue o vaso de planta grande e forre o fundo do vaso com argila expandida;
- Depois adicione o substrato rico em matéria orgânica e misture com um pouco de terra;
- Finque um mourão de madeira no centro do vaso;
- Faça uma cova com a pá de jardinagem, plante a muda de pitaya no substrato e cubra-a com a terra. Nesta etapa encoste a muda de pitaya no mourão e amarre-a para mantê-la firme;
- Regue diariamente de forma moderada (sem encharcar).
Dicas importantes de como plantar pitaya em casa
- Para que as etapas de como se planta pitaya tenham sucesso a fertilização deve priorizar o uso de adubo com baixo teor de fósforo;
- Como a pitaya costuma crescer de forma que suas folhas fiquem despencadas a recomendação é que as mudas fiquem amarradas junto ao mourão;
- Você pode fazer as amarras com barbante grosso ou fio macio específico para plantas, de forma que não machuque o crescimento da planta;
- Nas etapas de como se planta pitaya saiba que a planta pode chegar até 6 metros de altura, por isso a dica é fazer outras amarras conforme a planta for crescendo;
- Por ser uma espécie de cacto a pitaya tolera bem clima quente e seco (temperaturas entre 18 ºC a 26 ºC);
- As regas devem ser feitas de forma moderada, pois o excesso pode ocasionar o apodrecimento da planta;
- Para a produção de frutos maiores é fundamental que os brotos laterais sejam removidos durante a poda, prevalecendo apenas as ramificações da copa da pitaya.
Quanto tempo leva para um pé de pitaya dar frutos?
O pé de pitaya com um ano de idade já é capaz de produzir alguns frutos, mas uma boa produção de pitayas precisa de cerca de três anos ou mais.