Como Plantar Alho: Cultive Um Dos Melhores Medicamentos da Natureza
Flores e PlantasTer uma horta no quintal de casa é o desejo de muitas pessoas. Afinal, não tem nada mais gostoso e saudável do que cultivar seus próprios alimentos orgânicos. E dentre os diversos temperos existentes na natureza, o alho sem dúvida é uma das melhores plantas para se cultivar em casa. Mas, afinal, como plantar alho?
Pois é, essa é uma dúvida frequente compartilhada por entre nossos leitores. Por esse motivo, caso você deseje desvendar os mistérios do cultivo do alho, deve-se atentar aos próximos tópicos. Neste post, você irá aprender como plantar alho, esse ingrediente simples que traz incríveis benefícios para a saúde. Tenha uma linda horta em casa.
Veja também:
Horta orgânica: Como plantar alho em casa
O alho é um dos temperos mais populares, principalmente em países como o Brasil que sabem apreciar todo o sabor que este produto pode oferecer na maioria de seus pratos. Pertencente a família Liliaceae, o alho também se junta à cebola, à cebolinha e ao alho-poró.
Sua estrutura é composta por um bulbo central que possui bulbilhos em sua região periférica. Sendo que, esses bulbos menores são popularmente conhecidos como “dentes de alho”. A nível de curiosidade, saiba que cada cabeça de alho pode conter de 5 a 55 bulbilhos, contudo, para a comercialização deste produto é importante que o alho tenha de 15 a 20 bulbinhos com tamanho médio.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o alho consegue se adaptar a diferentes condições climáticas tendo, inclusive, aproximadamente 8 variedades e 17 sub-variedades na natureza. Contudo, mesmo diante da facilidade de cultivo é importante estar atento as particularidades da planta, bem como, as ferramentas de jardinagem necessárias.
Quais fatores interferem no cultivo de alho?
- Solo: o alho tem a capacidade de suportar grandes variações de pH do solo, contudo, para que o tempero cresça de forma saudável o ideal é que o substrato apresente pH entre 6 e 6,5;
- Clima: o alho é adaptável as variações climáticas, no entanto, recomenda-se cultivá-lo sob uma temperatura de 10° a 15°, pois apesar da sua estrutura aceitar a incidência direta de luz solar, ele se desenvolve melhor em climas mais frios;
- Irrigação: a etapa de irrigação segue um processo gradual, ou seja, primeiro a rega deve ser intensa e constante, se possível com o uso de mangueira, para que ocorra o desenvolvimento do alho. Seguidamente, a água deve ser retirada pouco a pouco da terra;
- Plantio: no momento do plantio é importante que você esteja atento às distâncias. O espaçamento de cada alho deve ser de 8cm a 10cm, já entre as linhas de plantas, recomenda-se um espaçamento de 20cm a 50cm. Além disso, os sulcos devem ter uma profundidade de no mínimo 3cm a 8cm (em caso de regiões que sofrem com muitas chuvas e geadas);
- Colheita: dependendo do tipo de alho e das condições climáticas e de solo, a colheita pode ser feita de 3 a 9 meses após o plantio. Recomenda-se realizar a colheita quando a maior parte das folhas começarem a ficar secas e amareladas. É importante que você planeje a etapa de colheita para que assim seja possível realizar a retirada da água aproximadamente 20 dias antes do tempo mencionado;
- Pós-colheita: após a colheita, é preciso que o alho colhido fique exposto a luz solar por aproximadamente 30 dias para que sua estrutura seque. Em seguida, deixe-o secando por completo por mais um período de 20 a 50 dias na sombra.
Como plantar alho em vaso
Caso você não disponha de quintais ou terraços em casa saiba que é possível cultivar alho em vasos. Mas, afinal, como plantar alho em vaso? Para te auxiliar nessa etapa, separamos abaixo um passo a passo simples de como plantar alho em vaso, confira:
Como plantar alho em vaso: Materiais
- Vaso
- Substrato com nutrientes (terra)
- Brita para jardim
- Dentes de alho
- Água
Como plantar alho em vaso: Passo a Passo
- Com o vaso em mãos, acrescente primeiramente uma pequena quantidade de brita para jardim no seu interior, formando assim uma camada drenante por onde a água passará;
- Com a ajuda de uma pá, coloque o substrato com nutrientes, com recuo de aproximadamente 5cm do topo do vaso;
- Faça alguns buracos no substrato (com 2 ou 2,5 centímetros de profundidade);
- Coloque um dente de alho em cada buraco;
- Cubra totalmente o buraco com mais substrato;
- Posicione o vaso em uma área com abundância de luz solar direta;
- Por fim, regue (a irrigação deve ocorrer a cada 10-15 dias ou quando o solo estiver seco).
Vale comentar que se o cultivo for realizado com sucesso, após 3 meses já será possível colher e desfrutar dos alhos orgânicos em sua casa.
Como plantar alho em garrafa pet
Cultivar hortas em garrafa pet tem se tornado uma boa solução para aqueles que desejam plantar alimentos em casa, mas não tem tanto espaço. Simples, barata, fácil e eficiente, esse tipo de horta cabe em qualquer cantinho e pode ser montada tanto de forma horizontal como de forma jardim vertical.
Logo, se você deseja cultivar alhos em casa, porém, não quer investir na compra de vasos de plantas e jardineiras, pode optar por reutilizar garrafas pet que até então seriam jogadas na lixeira. Mas, afinal, como plantar alho em garrafa pet? O procedimento de cultivo é igual ao mencionado variando somente a estrutura de suporte que no caso seria a garrafa pet.
Como plantar alho em garrafa pet: Materiais
- Garrafa pet
- Faca
- Tesoura ou estilete
- Substrato com nutrientes (terra)
- Brita para jardim
- Dentes de alho
- Água
Como plantar alho em garrafa pet: Passo a Passo
- Com o auxílio de uma faca, tesoura ou estilete corte a garrafa pet ao meio e depois seguidamente faça alguns furos na parte inferior, por onde a água irá escorrer;
- Acrescente uma pequena quantidade de brita para jardim no seu interior, formando assim uma camada drenante por onde a água passará;
- Coloque o substrato com nutrientes, com recuo de aproximadamente 5cm do topo da garrafa pet;
- Faça alguns buracos no substrato (com 2 ou 2,5 centímetros de profundidade);
- Coloque um dente de alho em cada buraco;
- Cubra totalmente o buraco com mais substrato;
- Posicione a garrafa pet em uma área com abundância de luz solar direta;
- Por fim, regue (a irrigação deve ocorrer a cada 10-15 dias ou quando o solo estiver seco).
Como plantar alho poró
O alho poró, também conhecido como alho-francês ou alho-porro, é uma planta com estrutura folicular formada por folhas, flores e pseudocaule, o qual é formado por camadas de bainhas de suas folhas. Na culinária, apesar das suas folhas e flores serem consumidas também, seu pseudocaule é a parte mais utilizada no preparo de alimentos na cozinha.
O alho poró pode ser consumido tanto cru, cozido como refogado em panelas. Na natureza, o alho poró pode atingir de 60 a 100 cm de altura. Contudo, para que o cultivo de alho poró resulte em temperos saudáveis é preciso levar em consideração alguns cuidados. Então, como plantar alho poró de forma saudável? Para te auxiliar nesta etapa, separamos abaixo alguns fatores que necessitam de atenção.
Como plantar alho poró de forma saudável?
- Clima: o alho poró cresce de forma saudável em clima ameno (entre 13ºC e 24ºC), no entanto, pode ser cultivado em climas mais quentes caso o solo se mantenha úmido;
- Solo: o solo deve ser bem drenado, leve, ter pH na faixa de 6,0 a 6,8 e rico em nitrogênio;
- Irrigação: as regas devem ser feitas de forma constante, porém sem deixar o solo encharcado;
- Luminosidade: pode ficar exposto sob luz solar direta por algumas horas. Contudo, pode ser cultivado também em sombra parcial;
- Plantio: o plantio é feito por sementes, que devem ser semeadas até 1cm de profundidade, no local definitivo. Sendo que, o espaçamento recomendado é de 30 a 50 cm entre as linhas e de 15 cm a 20 cm entre as plantas.
- Colheita: é feita geralmente entre 120 e 150 dias após o plantio. O alho poró normalmente é colhido quando seus pseudocaules apresentam de 2,5 a 4 cm de diâmetro.
Vale comentar que caso você queira realizar o cultivo do alho poró em vaso é preciso que o suporte tenha pelo menos 25 cm de profundidade, para que o tempero possa crescer de forma saudável no seu jardim.
Quais os benefícios de plantar alho poró em casa?
- Previne doenças cardíacas;
- Regula a pressão arterial e o colesterol;
- É Antioxidante;
- Ajuda a emagrecer;
- Melhora o sistema digestivo;
- Acelera o crescimento do cabelos;
- Faz bem para a memória;
- Combate o câncer;
- Previne doenças inflamatórias crônicas.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!