Quer uma cozinha ou banheiro mais modernos sem poeira e sem bagunça? Pois eis uma solução simples, limpa e muito econômica: azulejos pintados. Imagine reformar os azulejos sem tirá-los, aproveitando para repaginar e disfarçar manchas criando a impressão de uma bela reforma. Você mesmo pode fazer tudo isso com paciência e os materiais de construção certos. Se prepare para um resultado genial!
Antes de mais nada, devemos limpar a superfície para um resultado perfeito removendo resquícios de gordura, sujeira, mofo ou umidade. Bastará com um pouco de água, sabão neutro e em casos mais agudos, um desengordurante. Nos vincos, ajuda lançar mão de uma escova de dentes, para uma limpeza profunda. Depois de limpo, secar os azulejos e cobrir possíveis falhas ou rachaduras com massa acrílica.
Como tudo em construção civil e reforma, a escolha dos materiais é determinante para um bom resultado. Para um excelente resultado, é possível encontrar uma tinta específica para azulejos ou mesmo usar a tinta epóxi. As duas são encontradas facilmente no mercado e apresentam alta resistência para ambientes úmidos. Se for trabalhar com seu banheiro, o uso de tintas bicomponentes é ideal, por sua resistência à química dos produtos de higiene.
Ação!
Depois de forrar todos os espaços e componentes que não serão pintados, aplique a primeira demão com um rolo de pintura de lã, certificando-se de que a tinta cobre os rejuntes- caso necessário o acabamento pode ser feito com um pincel pequeno. Confira o tempo de secagem na lata e aguarde para dar a segunda demão. Para uma maior cobertura é possível finalizar uma uma terceira camada.
Encontre seu estilo
Em muitos casos, pinta-se os azulejos e rejuntes da mesma cor, buscando um visual monocromático, como o da imagem acima, que tem como contraste apenas a bancada cimentada. Rosa millennial + cinza é a última palavra em ambientes modernos.
A harmonia da pintura escolhida e a estética de sua cozinha é essencial. Combinar o revestimento de parede e os armários de cozinha com gamas de cores complementares faz toda a diferença, lembrando que utensílios de cozinha, bem como, os eletroportáteis e eletrodomésticos também têm importante papel. Todos os elementos precisam conversar entre si.
Se o que você busca é uma cozinha alegre e multicolorida, vá em frente! Apenas lembre-se de que parta tanto os móveis devem ter um papel coadjuvante, em tons neutros e opacos. Na foto acima, o detalhe das cores nos azulejos trouxe vida alto astral para o ambiente por trazer todo o olhar na área da pia e neutralizar todo o seu contorno. É o que acontece ao aplicar azulejos ou apenas pintar meia parede, criando um contraste muito agradável ao olhar.
Outras combinações
O azulejo para banheiro pode ser combinado com uma nova pintura na mesma paleta de cores. Uma opção bastante explorada hoje em dia é a pastilha adesiva sobre o azulejo pintado, trazendo o fun para o lugar que você deseja.
Outro elemento charmoso que dispensa até mesmo o uso de papéis de parede para renovar seu azulejo são os desenhos ou a pintura estêncil. Explorar novas alternativas para uma cozinha compacta com um ar retrógrado pode deixá-la exatamente da sua cara. Lembrando que a pintura não vale somente para os azulejos nas paredes, mas o chão também pode ser repaginado com um pouco de cor.
Fuja dos padrões
A pintura dos azulejos não precisa ser completa, meia parede ou um-a-um. Explore sua veia artística criando novas configurações, jogo de sombras, perspectiva e o que tiver na manga. O bom da pintura é que sempre será possível voltar para o original ou zerar tudo com tinta branca caso você enjoe. Essa é a hora de provar tudo o que você quis em termos de cor para sua cara. Deixe-a com a sua cara!
Texto enviado por Habitissimo – Guia de onde encontrar informação detalhada, orçamento e opiniões sobre profissionais e empresas de obras, arquitetura e decoração