Minha mãe uma vez me falou para nunca sair com uma lingerie feinha ou mal cuidada: ela disse “já pensou se você passa mal na rua e precisa ser levada a um hospital?” Essa orientação virou uma regra pra mim e até hoje, antes de sair de casa, ainda sigo seu conselho…
Lingeries são peças íntimas que, pelo menos no dia a dia, ninguém vê (exceto você), motivo mais que suficiente para usar peças boas, bonitas e confortáveis, simplesmente porque nós merecemos! As mais indicadas para uso diário são as peças de algodão, pois permitem a respiração da pele e não causam alergias. Já as maravilhosas peças com rendas e bordados podem ser deixadas para as ocasiões especiais, pois embora sejam lindas nem sempre são confortáveis.Até mesmo por isso é importante que você saiba como como organizar um guarda-roupa, para não danificar suas peças queridas.
Algumas dicas de como organizar um guarda-roupa
Para organizar sua lingerie no seu guarda-roupa de forma prática, comece separando e descartando todas as peças que estão em mau estado: tecidos esgarçados, furados, desbotados, sem elasticidade ou que não servem mais. Lembra do conselho da minha mãe?
Vale usar os organizadores apropriados ou improvisar seus próprios cases para guardá-las de modo adequado, tendo como base uma boa gaveta ou caixa com tampa. Sim, por questão de saúde e higiene, é fundamental organizar essas peças em locais fechados, protegidas do pó e umidade.
Após o descarte, é bom organizar as peças de uso diário e as de ocasiões especiais em seu guarda-roupa. Para as calcinhas do dia a dia, opte por acomodá-las em colméias, existem diversos modelos no mercado. Se não quiser utilizar organizadores, procure acomodá-las na gaveta uma atrás da outra, utilizando a dobra de envelopamento. Essa dobra permite que a calcinha fique firme e não desenrole.
Existem 3 tipos de sutiãs: os com bojo e arame, os com bojo sem arame e os sem bojo. Os sutiãs de bojo com armação deve ser abotoados, na hora de organizar devem guardados abertos e encaixados um atrás do outro, na posição vertical. Para organizar, os sem arame podem ser dobrados com um bojo encaixado dentro do outro, mas não esqueça de “torcer” o bojo para que não seja encaixado com o lado côncavo invertido, o que poderá danificar seu sutiã na gaveta do seu guarda-roupa.
Já os sutiãs sem bojo podem ser dobrados no meio, com as alças encaixada atrás da dobra. Os conjuntos mais finos, com bordados e rendas, podem ser guardados em saquinhos de tecido, como organza ou tunil, pois o uso não é tão frequente. Para organizar o guarda-roupa masculino, siga as mesmas dicas: cuecas seguem a mesma dobra das calcinhas. Meias finas também podem ser acomodadas em clostes ou no guarda-roupa em colméias de tnt, dobradas ou enroladas delicadamente. E uma última dica: cuidado ao manusear essas meias. Retire anéis, aliança e pulseiras. Até mesmo a unha ligeiramente lascada pode provocar estragos irreversíveis!
Marcia Mira é colaborada da Revista Viva Decora e profissional de artes visuais, empresária, organizadora.