Texto escrito por Ana Paula Santinelo, do blog Simples Assim
Organizar os brinquedos também pode ser uma tarefa divertida. Aqui vão algumas dicas sobre como fazer isso para tornar a brincadeira das crianças ainda mais gostosa.
Antes de começar a organização dos brinquedos, separe-os em três categorias:
- Brinquedos não usados e fora da faixa etária da criança que poderão ser doados;
- Brinquedos quebrados, faltando peças que vão para o lixo reciclável ou que podem ser reparados;
- Brinquedos a serem organizados.
Depois de fazer essa separação, comece a organizar. Primeiramente, separe por tipos: jogos, bonecos, carrinhos, panelinhas etc.
Caixas transparentes são ótimas aliadas, pois permite que eles sejam visualizados, tornando os brinquedos mais atraentes e também facilitando a escolha da criança na hora de escolher um para brincar.
Vale também usar outros tipos de recipientes do nosso dia a dia, como potes plásticos (aqueles de cozinha, como tupperware e embalagem vazias de sorvete, por exemplo). Recipientes menores, servem para peças menores, já os maiores, para as peças maiores.
Para uma melhor identificação, os potes podem ter cores diferentes ou etiquetas. Uma dica importante é tentar unificar os tamanhos e formatos de potes, para que o visual fique mais harmônico e atrativo.
Seja criativo na hora de organizar os brinquedos, você pode usar ganchos na parede para pendurar baldinhos e guardar miudezas, lápis e outros objetos menores. Em uma sapateira de porta, aquela de plástico que você encontra até na feira, você poderá guardar bonecos e bonecas, cada um em uma divisória.
Em armários e estantes, deixe nas prateleiras inferiores só aquilo que as crianças podem brincar sozinhas. Brinquedos que precisam da supervisão de um adulto devem ficar nas prateleiras mais altas e fora da visão da criança.
Abuse também dos cestos grandes ou caixas organizadoras de diferentes cores. Eles podem acomodar brinquedos maiores por categoria, por exemplo: um cesto para bonecas, um para bolas, outro para bichos de pelúcia etc. Além de eficientes, eles vão dar um colorido extra ao quarto da criança.
Outra dica importante é envolver a criança na organização. Isso ajuda a manter todo o trabalho, afinal ela não vai gostar de ver bagunçado aquilo que ela mesma ajudou a arrumar. Além disso, se ela souber onde está tudo, será mais fácil pra ela quando for escolher um brinquedo.
Agora que você já sabe como fazer, chame as crianças e vamos brincar de organizar!