A pandemia veio para acelerar uma tendência que já aconteceria naturalmente com os anos: o home office.
A busca por uma maior qualidade de vida fugindo do trânsito e passando mais tempo com a família ou com atividades de lazer torna necessário um ambiente de trabalho em casa confortável, seguro e prazeroso.
Por isso, muitas pessoas querem investir neste ambiente, mas não sabem como se organizar financeiramente para isso.
Pensando nisso, preparamos este texto para mostrar a você como fazer um planejamento financeiro que possibilite montar um home office adequado sem fugir do seu orçamento.
Veja também:
- Home Office na Sala: +68 Ideias Para Otimizar Seu Espaço
- Home Office no Quarto: Como Montar +60 Inspirações
- Cadeira para Home Office: Saiba Como Escolher +60 Modelos
- Mesa para Home Office: Como Escolher +60 Modelos
- Home Office: Como Organizar e Decorar +85 Modelos Lindos
Importância de um ambiente para trabalho dedicado
Primeiramente, você deve entender a importância de um ambiente confortável para realizar um trabalho de qualidade.
Ergonomicamente falando, você precisa de um espaço em que possa manter a postura corporal correta ao trabalhar. Isso evita dores e desconfortos, o que também aumenta a sua produtividade.
Além disso, você também deve buscar um ambiente que propicie uma maior concentração e evite distrações.
Se a sua casa for barulhenta, por exemplo, vale a pena investir em uma acústica que resolva esse problema. Já se o seu imóvel é um lugar muito quente, pense em comprar um ar-condicionado para manter a temperatura agradável.
Outro fator importante é deixar o home office com a sua cara. Assim, você pode comprar objetos decorativos que te agradem ou até algumas plantas para tornar o espaço mais agradável.
Montando seu home office sem fugir do orçamento
Mas, para montar o seu home office sem fugir do seu orçamento, você precisa de um planejamento financeiro estruturado e consistente.
Comece pelo básico
Assim, comece pelo básico. Ou seja, pense nos itens que são essenciais ao seu trabalho e você não pode ficar sem, como mesa, cadeira e equipamentos eletrônicos.
Depois, considere as ferramentas que não são essenciais, mas fazem toda a diferença para o seu conforto, como um suporte para notebook, apoio de pé e mouse.
Liste esses itens com seus valores aproximados para criar passo a passo o seu planejamento financeiro.
Iluminação é importante
Além de tudo o que já falamos, não esqueça do quanto a iluminação é importante. Trabalhar em um ambiente mal iluminado gera dor de cabeça e até problemas visuais a longo prazo.
Além disso, a sua performance é impactada, já que você não está em condições ideais de ambiente de trabalho.
Por isso, ao pensar no seu espaço de home office, não deixe de considerar a iluminação do lugar. Caso ela seja fraca, considere comprar uma luminária ou luzes LED, por exemplo.
Tudo isso tem um custo que é importante contabilizar.
Aproveite itens que já possui
Para criar o seu espaço, aproveite os itens que já possui, principalmente para deixar o ambiente com a sua cara.
Você pode usar alguns objetos pessoais em sua mesa de trabalho, como fotos e livros.
Além disso, também use a sua criatividade para transformar itens comuns em especializados no seu home office.
Você pode montar um suporte próprio de notebook, por exemplo, ou usar caixas antigas como apoio de pé.
Ou seja, pense em formas de economizar reciclando objetos que não usa mais e possam ter outras funcionalidades.
Busque inspiração e use a criatividade
Nesse contexto, busque inspiração e use a sua criatividade.
Caso você tenha dificuldade de pensar fora da caixa, procure ideias de outras pessoas porque existem blogs e ferramentas especializadas nisso.
O Pinterest é um ótimo aliado de pessoas que buscam ideias de home office e decoração em geral. Você pode navegar por essa rede social para se inspirar em certos modelos de ambiente e, a partir disso, conseguir montar o seu.
Aquisição de novos itens
Porém, alguns itens precisarão ser comprados. E você chegará na lista desses objetos após fazer as análises que comentamos anteriormente e identificar o que é indispensável no seu home office e você não consegue obter de outra forma.
Eu sugiro que você utilize um cartão de crédito online para comprar esses objetos, porque você poderá parcelar as compras e até usá-las como milhas para um resgate futuro de produtos ou passagens aéreas, por exemplo.
Mas, tenha cuidado para não criar dívidas desnecessárias. Ou seja, compre apenas os itens essenciais e evite custos supérfluos.
Mais qualidade e organização para o trabalho
Investir no seu espaço de home office proporciona mais qualidade e organização para o trabalho. Ou seja, não é apenas uma questão de ter mais conforto, mas também de realizar um trabalho melhor.
Por isso, mesmo que você tenha um orçamento apertado, procure ajustá-lo de acordo com a sua necessidade para conseguir comprar, ao menos, os itens essenciais para o home office.
Considerações finais
Agora você já sabe como fazer um planejamento financeiro para montar o seu espaço de home office. E também aprendeu sobre a importância disso para ter um ambiente confortável em que seja possível realizar um trabalho de mais qualidade.
Assim, procure reaproveitar objetos que você não utiliza e comprar apenas o necessário para não fugir do seu orçamento.
Uma opção é utilizar o cartão de crédito online, porque ele permite o parcelamento de compras e o acúmulo de milhas para resgate de produtos ou viagens
Sobre os Juros Baixos
Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.
Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e nosso canal no Youtube.