Sempre nos deparamos com muitos modelos diferentes de papel de parede à venda nas lojas. Isso só foi possível porque nas últimas décadas este material foi, aos poucos, bastante aprimorado.
Mas escolher qual o melhor material para cada ambiente da casa pode ser um desafio, por isso preparamos esse guia que mostra as vantagens e desvantagens de cada modelo para você escolher o seu preferido.
Veja também:
- Papel de Parede para Quarto Infantil: +57 Modelos Alegres e Divertidos
- Papel de Parede para Quarto de Bebê: Veja +83 Modelos Lindos
- Papel de Parede Rústico: +52 Ideias para Transformar sua Decoração
- Papel de Parede Delicado: +60 Modelos Charmosos para sua Decoração
- Papel de Parede Colorido: +62 Ideias para Decorar o Seu Ambiente
Papel de parede adesivo já é uma realidade!
Havia duas preocupações dos fabricantes: criar um produto que fosse mais resistente e que pudesse ser facilmente aplicado às paredes e também higienizado depois. Em consequência, surgiu o tipo de papel de parede chamado de papel de parede vinílico.
Citamos esse papel de parede vinílico porque ele definitivamente tem transformado os projetos de decoração contemporânea. Só para se ter uma ideia, já é possível aplicar papel de parede em lavabos. E no caso dos ambientes infantis, o papel de parede vinílico é vantajoso principalmente pela questão da limpeza, que pode ser feita facilmente apenas com um pano úmido.
Escolha o material correto e não se arrependa!
Claro que existem outros tipos de papel de parede no mercado. Por exemplo, aqueles chamados de TNT ou “tecido não tecido”, com uma textura muito bonita que quase lembra um tecido de verdade.
Mas, sem dúvidas, considerando funcionalidade, realmente seriam os vinílicos os melhores para a decoração infantil, já que garante facilidade de limpeza no ambiente, algo que deve refletir positivamente na saúde das crianças.
Papel de parede de papel é tudo!
Quanto aos modelos de papel de parede, ainda podemos diferenciá-los de acordo com as variações de cores e estampas.
Enfim, os papéis podem assumir uma importância maior nestes cenários, preenchendo mais áreas de superfícies – às vezes, quatro paredes ou até mesmo o teto.
Recomendamos sempre a base de papel, pois a junta entre as faixas fica perfeita, sem sobreposições, como ocorre nos papéis adesivos. A textura dos papéis possui aspecto jateado, o que confere um toque aveludado, e acabamento fosco. Ela é vinílica e laminada sobre um papel. Recomendamos sempre a aplicação por um profissional, para que fique perfeito e dure por muito tempo.
Aprenda a aplicar o papel do jeito mais fácil!
Para te ajudar na tarefa de como colocar qualquer papel de parede, preparamos um passo a passo bem fácil.
Antes da instalação a parede deve estar limpa, seca, nivelada e não muito absorvente. Se o reboco não estiver extremamente liso, é necessário passar uma mão de massa corrida, lixar, limpar, passar uma demão de tinta acrílica e só depois instalar o papel.
- Deixe a superfície da parede livre de sujeira e imperfeições, ou seja, se for necessário, lixe-a e depois passe um pano úmido e deixe secar naturalmente com o tempo;
- Meça toda a área onde será aplicado o papel de parede e assim corte o papel nos tamanhos equivalentes que você irá precisar. Recomendamos que deixe sobrar cerca de 10 cm na parte de cima e de baixo;
- Se você for usar o papel de parede sem adesivo, misture a cola em pó com a água num balde seguindo as instruções da embalagem da cola. Depois aplique-a com abundância do centro para fora do papel com o rolo de pintura;
- Comece sempre a partir do teto, colocando a ponta do papel de parede para quarto ou outros espaços no teto e seguindo aos poucos com o restante. Use um pano seco para auxiliar na colagem e cole com cuidado até o chão e verifique se não está torto;
- Repita o processo com o restante do papel até preencher a área desejada. Caso forme bolhas, fure com um alfinete e passe a espátula na área. Use o pano seco por cima para verificar se não há nenhuma imperfeição ou excesso de cola;
- Para finalizar o processo, use a espátula para limitar firmemente o início e fim do papel de parede. Corte o excesso do papel de parede para quarto, sala, cozinha ou qualquer ambiente com o estilete. Puxe o excesso assim que tiver certeza que o estilete separou totalmente as áreas
Todo conjunto de um ambiente deve ser pensado para parecer uma unidade, e esta unidade deve seguir uma coerência de estilo, paleta de cores e uma temática visual.
Nossa dica final!
Seja qual material ou estampa você escolher o papel de parede com certeza vai transformar o seu ambiente. O importante mesmo é você não deixá-lo de fora da sua decoração!
Essas dicas de decoração sobre papel de parede foram criadas pela equipe MOOUI.