Se você é amante de vinho, sabe quanto é importante saber armazená-los. Aqui, vamos dar todas as dicas necessárias para você entender os pontos que deve levar em consideração na hora de adquirir uma adega climatizada.
É claro que o preço é muito importante na hora de comprar algo, mas esse não deve ser o único fator. Afinal, ter uma adega de vinho climatizada em casa é, no fim das contas, um investimento. Saiba quais são os outros critérios essenciais a serem analisados na hora de escolher entre tantos modelos de adegas climatizadas!
O que é uma adega climatizada?
Antes de falar sobre a escolha da adega climatizada, vamos começar do começo. Você sabe o que é uma adega climatizada? Apesar de parecer uma geladeira, a adega climatizada é mais sofisticada e, claro, planejada para um fim específico: armazenar vinhos.
Posts relacionados:
É justamente por ser pensada para esse objetivo que a adega de vinho climatizada tem algumas características, como a manutenção constante da temperatura e o controle da entrada de luminosidade e de movimentação. Tudo isso pode afetar a conservação do vinho e, por isso, é importante.
Adega climatizada x geladeira
Como dissemos ao responder o que é adega climatizada, ela é bem diferente da geladeira. Por exemplo, uma geladeira comum muda de temperatura e umidade sempre pois é aberta várias vezes ao longo dos dias.
Além disso, a iluminação interna, o cheiro dos alimentos e até mesmo a vibração do motor da geladeira podem afetar os vinhos. Por isso, esse não é o local mais aconselhado para armazená-los, mas uma adega para vinhos sim.
7 critérios para escolher a sua adega climatizada
1. Tamanho da adega climatizada para vinhos
Antes de mais nada, você deve analisar o tamanho e capacidade da adega para armazenar vinhos. Na hora da compra, você deverá escolher uma adega de vinho climatizada com um tamanho específico e não poderá mudá-la internamente depois.
No mercado, há adegas climatizadas que comportam de 8 a mais 200 garrafas. Para definir o tamanho ideal para a sua adega climatizada, atente-se a dois fatores:
- O espaço disponível no ambiente em que ficará a adega;
- A quantidade de vinhos que será guardada – Considere o número de vinhos que você compra e consome mensalmente e faça as contas de quantos mais ou menos vai “acumular” ali ao longo do ano.
2. Controle de temperatura da adega de vinho climatizada
As mudanças de temperatura e umidade podem alterar a conservação dos vinhos e, por isso, é indispensável que a adega para vinhos climatizada tenha um bom controle de temperatura. De preferência, esse controle deve ser feito na parte externa da adega. Isso evita que se abra a porta constantemente e assegura que a temperatura não oscile muito.
Existem modelos de adega climatizada que permitem determinar uma temperatura mínima e uma máxima para ela e outros, ainda mais avançados tecnologicamente, dão também a opção de colocar temperaturas diferentes em partes da adega. Isso é um extra, mas é algo bem bem útil pois cada tipo de vinho tem uma temperatura ideal diferente.
Há os espumantes, por exemplo, que podem ser conservados em temperaturas por volta dos 6ºC, enquanto o vinho tinto deve ficar entre 14º e 18ºC. O ideal é avaliar os tipos de vinhos que você consome e se há muita variação entre a temperatura ideal deles para determinar se valeria a pena adquirir uma adega climatizada com essa tecnologia.
3. Incidência de luz e iluminação da adega climatizada
Na hora da compra, procure adegas climatizadas que possuam proteção contra raios solares, dessa forma você terá maior flexibilidade para movimentar a adega caso mude a decoração ou se mude de casa. Se não for possível ou se extrapolar o limite do seu orçamento, lembre-se sempre de colocar a sua adega climatizada em um local onde não haja incidência solar direta.
Ah, tenha cuidado também com os modelos de adega de vinho climatizada que têm iluminação interna. Se for adquirir um modelo de adega para vinhos com essa característica, opte por uma iluminação que não gere calor. Dessa forma, a temperatura da adega climatizada não será influenciada pelas lâmpadas.
4. Tipos de prateleira da adega de vinho climatizada
Por incrível que pareça, esse detalhe faz, sim, diferença. Como você deve saber, as garrafas de vinho têm tamanhos variados e, caso você goste de variar, pode ser importante investir em uma adega climatizada que permita guardar garrafas diferentes.
Outra variável no quesito prateleira de adega climatizada é a possibilidade de ser deslizante. Essa possibilidade permite visualizar bem os vinhos sem precisar necessariamente tirá-los de seus lugares.
5. Adega climatizada com alarme e chave de segurança
Para proteger os vinhos, que muitas vezes podem ser bem valiosos, existem no mercado modelos de adega de vinho climatizada que têm chave de segurança para deixar esses bens trancados e protegidos. Outra forma de protegê-los é procurando uma adega para vinhos que tenha um alarme que avise quando a porta ficar muito tempo aberta, isso vai ajudar a garantir uma temperatura constante no interior dela.
6. Tipo de refrigeração da adega climatizada
Uma dica mais técnica, mas também relevante é levar em consideração o tipo de refrigeração da adega climatizada antes de levá-la para casa. A adega climatizada com compressor de baixa vibração e silenciosa é a opção ideal.
Em oposição, a adega de vinho com sistema de refrigeração por troca de calor deve ser evitada. Esses modelos são desenvolvidos, normalmente, para climas temperados, que contam com máximas de 25ºC. Ou seja, a adega climatizada com compressor é mais preparada para o nosso clima tropical.
Se couber no seu bolso, procure por uma adega climatizada com compressos que tenha proteção contra quedas de energia, assim seus vinhos estarão sempre protegidos.
7. Design da adega para vinhos climatizada
Ao contrário do que você deve pensar, há outros modelos de adegas além das com tons escuros de preto ou cinza. Há muitos outros formatos e cores, desde os mais vintages até os mais modernos. Tente adquirir a adega que mais combine com o restante do seu ambiente considerando que ela pode ser o destaque ou fazer parte uniformemente da decoração. Tudo depende do seu estilo e do ambiente que você deseja criar.
Mais dicas profissionais sobre adega climatizada
Confira no vídeo a seguir mais dicas sobre adega climatizada com uma arquiteta!
Dicas de como guardar garrafas de vinho
Como um bônus, vamos dar também dicas de como guardar garrafas de vinho. Dessa forma, você terá certeza que os seus vinhos vão ficar bem conservados e amadurecerão bem.
Confira nossas dicas de como guardar garrafas de vinho:
- Deixe os vinhos protegidos da iluminação solar e da artificial;
- Mantenha uma temperatura constante, idealmente entre 12º e 14ºC;
- Conserve também a umidade entre 65% e 75%;
- Armazene as garrafas deitadas;
- Garanta a ausência de movimentação na adega climatizada, até mesmo vibrações leves;
- Confira se não há odores fortes dentro da adega e elimine-os se houver.
Galeria com decorações com adega climatizada
Veja algumas dicas de como escolher a sua adega climatizada: