Mais do que seu ‘lugar no mundo’, o quarto é para muitos um verdadeiro refúgio. O lugar onde, de fato, podemos ter as coisas do nosso jeito, com a nossa cara. E quando falamos em quarto feminino, então, aí sim temos muitos detalhes, personalidade e história, não é mesmo?
Mas, você sabe como decorar um quarto de menina, de adolescente, ou mesmo, de mulher? E o que fazer se ele for pequeno? Pois neste post nós vamos te mostrar algumas dicas e modelos de quarto feminino que com certeza vai servir de inspiração para você.
Confira abaixo algumas dicas de como decorar um quarto pequeno feminino:
Primeiro de tudo, é preciso identificar a sua necessidade naquele espaço, ou seja, o que você precisa. Pode até fazer uma lista com tudo o que você deseja ter ali. Lembrando que se for um quarto de criança, inclui-la nas decisões é muito importante, pois, é o ambiente dela e é preciso que ela escolha detalhes na decoração do quarto para que se sinta mais confortável.
Depois, você pode começar optando por usar um tema, um estilo ou qual paleta de cores mais te agrada. Assim, ficará mais fácil você seguir adiante, pois toda a composição do quarto ficará a cargo desta premissa.
E pode, ainda, aliar todos estes itens juntos, por exemplo, o tema pode ser de bailarina, o estilo romântico e a paleta de cores voltada para os tons neutros e suaves, destacando o branco e o rosa.
Ou não, talvez escolher um item que seja destaque para o seu projeto, por exemplo, uma cor de madeira ousada na mesa de estudo, então, esse será o seu ponto de partida para decidir os outros detalhes, como: enxoval, cortina, tapete e objetos decorativos. Você também pode optar por escolher um lindo papel de parede. Abaixo você pode conferir um quarto feminino com papel de parede em tons neutros e estampa delicada.
Na decoração de quarto feminino é comum que tons de rosa e lilás prevaleçam, pois, ele remente ao um ambiente romântico, delicado e a feminilidade.
Porém, não é porque é um quarto feminino que tem a necessidade dele ser cor de rosa ou lilás. Há maneiras de incrementar cores mais fortes ou mesmo cores consideradas masculinas na decoração do quarto feminino pequeno. Abaixo você pode observar a decoração de um quarto feminino pequeno com a roupa de cama azul e um criado mudo amarelo, o toque de delicadeza ficou por conta da cadeira de acrílico e do pendente branco ao lado da cama.
Para o quarto feminino pequeno as cores claras e neutras garantem que o ambiente fique visualmente maior. Mas se você quiser colocar pontos de cor no quarto feminino em tons neutros é interessante investir em itens coloridos como almofadas, luminárias, roupa de cama ou mesmo em móveis como uma cômoda com cor mais forte.
Veja também
Outra dica de como decorar um quarto pequeno feminino é pensar nas paredes. Como nós falamos antes, vale pensar em papel de parede, tecido, aplicar uma tinta, um adesivo, objetos decorativos, como: quadros, pôster, cabeceiras de cama, enfim, use da criatividade e solte a imaginação.
Na fase de transição para a adolescência, vale ter mais cautela na escolha dos materiais, mobiliários e objetos. Para não errar, aposte numa base neutra nos móveis e nos materiais mais significativos do ambiente e pincele cores nos demais detalhes decorativos.
Cada cantinho tem que ter uma função e, então, como decorar um quarto pequeno feminino aliando conforto, estética e, ainda, organização? Fácil! Para isso, basta lançar mão de objetos que contribuam na praticidade do dia a dia, como: prateleiras para quarto, caixas e cestos organizadores, nichos e gavetas. Entretanto, se a organização não é lá o seu forte, evite dispor de muitas gavetas e objetos decorativos espalhados em superfícies de fácil acesso.
O quarto entre outras funções é o nosso lugar de descanso e, quando bem decorado, é um dos ambientes que mais exprime o estilo e jeito de ser de cada pessoa.
Então, aproveite essas dicas de como decorar um quarto pequeno feminino e se inspire pra deixar o seu com a sua cara, do jeito que você merece!
Veja também essas Inspirações para decorar um quarto feminino
Luciane Mota é colaborada da revista Viva Decora e designer de interiores, prima por projetos que destaquem as particularidades de cada cliente.