Entre as tarefas que envolvem a execução de decoração de um projeto, designers de interiores e arquitetos vivem garimpando as soluções eficientes para revestir ou decorar as paredes, como papeis de parede ou mesmo revestimento 3D, de vários ambientes a pedido dos clientes, inclusive como revestimento para banheiro. Quando solicitada, por exemplo, a arquiteta Elaine Benedetti baseia-se em reuniões prévias com os clientes e alinha tudo que pode servir e satisfazer aos desejos agregados à decoração, inclusive, tudo que pode servir às paredes.
Veja algumas dicas de como decorar paredes de quarto
É como Benedetti sugere: “Quadros, papel de parede, pinturas especiais, painéis decorativos e nichos de gesso são perfeitos para paredes”. Assim, ela lança mão de boas ideias, como papéis de parede, pois estão em alta para todos os ambientes, além de preservarem aconchego absoluto em projetos de quartos em geral.
A arquiteta dá algumas dicas de como decorar paredes de quarto
Sobre isso ela exemplifica: “Em quartos de casais, adoro papéis de parede com estampas de arabescos e que sejam coordenados às cores predominantes da decoração, e, nestes casos, devem ser padronizadas de acordo com o gosto de cada casal e seguir em harmonia com o projeto.
Papel de parede é saída de como decorar paredes de quarto
Quartos de solteiros podem ser paginados com papéis em tons pastéis; quartos infantis ficam ótimos com padrões de papéis com bichinhos, flores, entre outros que devem seguir alinhados ao projeto e até mesmo representar o sexo da criança”.
Mas e quando o assunto diz respeito à pintura das paredes? Para quartos de casal, Benedetti indica: “Escolha uma cor que se destaque da cor definida como base, ou seja, para uma base neutra. Outra dica em se tratando de pintura vale para quartos de solteiros: “Opte pela chamada pintura magnética ou uma pintura que se sobressaia no conjunto da obra.
Veja também> Piso Laminado: Dicas, Inspirações, Vantagens e Desvantagens
Ainda mais sintonizada com tudo que remete ao aconchego necessário em quartos em geral, Benedetti avisa: “quartos devem ser projetados sem exageros e, por isso, pensar em um bom projeto de iluminação com distribuição equilibrada de spots, pendentes, arandelas ou lustres pode ser o diferencial, mas sempre de acordo com o aconchego comum que torna cada projeto dedicado a quartos muito mais que perfeitos”.
Para mais imagens como essas, visite o Viva Decora um portal de decoração que te ajuda a descobrir e guardar novos projetos de design e arquitetura, ajudando nas inspirações e na sua próxima reforma.
Elaine Bendetti é colaboradora da Revista Viva Decora e profissional de arquitetura