Obras de arte fazem toda a diferença na decoração. Seja em espaços simples ou sofisticados, obras de arte valorizam os ambientes e refletem a personalidade das pessoas.
Há diversas opções de obra ate: esculturas em pedra, ferro, esculturas de parede, fotografias impressas, obras em acrílico sobre tela, a óleo, de diferentes tamanhos, e até mesmo Giglèes (impressões de obras de arte em alta resolução sobre superfície semelhante à tela tradicional), que podem atender quem não pode ou não quer investir na aquisição de obras originais.
Em meio a essa variedade de cores, tamanhos, estilos e artistas, muitas pessoas ficam “perdidas” na hora de decorar a casa com obras de arte.
Por isso, separamos algumas dicas simples para te ajudar a fazer uma boa decoração com arte:
Sala de Estar
No caso de obras grandes, se colocadas acima do sofá, o quadro deve estar alinhado e centralizado com o móvel, com altura mínima de 20 cm acima dele. A imagem da obra pode fazer parte da mesma paleta cromática presente na decoração, no caso de pessoas mais discretas, ou pode conter cores fortes e vibrantes se a ideia for destacar o quadro/painel. Na decoração contemporânea são muito utilizadas obras em estilo abstrato, geométrico, construtivista ou obras figurativas, especialmente em ambientes mais clássicos e tradicionais. No caso de fotografias, as com temáticas urbanas em preto e branco e as fotografias de paisagens também são muito utilizadas.
Sala de Jantar
Podem ser usadas esculturas de parede alinhadas ao comprimento da mesa de jantar, ou obras de arte como telas e Giclèes. O ideal é combinar as cores da obra ou temática fotográfica utilizada com as cores usadas na decoração da sala de estar para criar uma identidade no ambiente, uma vez em que as duas ambientações costumam ser integradas.
Outra boa maneira de decorar a sala de jantar com obras de arte, é colocar um quadro ou uma foto logo acima do aparador, formando uma composição com outros objetos.
Dormitório
Ao usar obras de arte na decoração do dormitório, é importante prestar atenção no uso das cores. Elas devem ser mais suaves e relaxantes, uma vez que cores muito fortes e vibrantes causam efeitos que podem atrapalhar o relaxamento e a tranquilidade das pessoas. Por isso, no momento de escolher o item a ser usado, uma boa dica é optar por telas com tons neutros e pastéis e cores frias, além de fotografias em preto e branco ou com cores “não estressantes”. Caso a opção seja o uso de telas coloridas, o ideal é que sejam pequenas e não do mesmo tamanho das obras usadas na decoração da sala.
Home Office
Para “quebrar” um pouco a seriedade dos tons neutros de paredes e mobiliários de um ambiente de trabalho, uma boa maneira de decorar com arte é utilizar painéis e telas grandes com cores que alegrem o ambiente.