Nos últimos 2 meses, fiz uma pesquisa informal com ex-alunas e alunos de meus cursos de Organização de Armários e Closets e atestei algo que já percebia com nossos clientes: depois do processo de organização de armários as pessoas se sentem mais leves (muito mais, em alguns casos!). Elas passam a gostar mais do closet, a usar mais as roupas que tem, a realmente curtir mais esta deliciosa entidade chamada quarto. E, segundo estas minhas pesquisas, não apenas a técnica da organização contribuiu para levar esta sensação de bem-estar. O outro motivo foi o descarte. Ele mesmo: o desapego.
Passos importantes para como arrumar o guarda-roupa ou closet
Temido por alguns, amigo de outros, o descarte é a chave para, antes mesmo de começar a organizar o armário, já sentirmos uma agradável sensação de bem estar! Descarte é, no final das contas, a retirada, da nossos armários e da nossa vida, de coisas de que não gostamos mais, não nos servem mais, não combinam mais com nosso estilo atual. E quem não concorda que tirar este “peso” dos armários nos propicia uma sensação incrível?
Portanto, o descarte será o passo 1 na hora de organizar seus armários. Acredite: vale a pena o investimento de tempo, pois você passará para a fase seguinte realmente mais leve e mais animado.
Após o descarte, devemos passar para o passo 2: a separação e catalogação de todos os itens que estão em nossos guarda-roupas. É nesta fase que separamos, numa mesma gaveta de camisetas, as que tem manga longa ou curta, por exemplo. Nas calças, é quando vamos separar as jeans das sociais. Na gaveta de roupas de ginástica, é quando separamos as calças dos shorts e tops. Ou seja: classificar é fazer famílias de itens similares. O tempo todo. Não importa o que seja: casacos, sapatos, jóias.
O passo 3 é definir em que parte dos armários cada peça deve ficar. Aqui a regra é: as peças mais usadas (e não as que você mais gosta!) devem ficar na altura entre seus olhos e seu quadril. As que você usa menos deverão ser acomodadas acima ou abaixo desta linha. Usando esta regra para todo o armário você ganhará terá dois importantes benefícios da organização: praticidade e funcionalidade. Na ponta do lápis, essa regra vai te ajudar a economizar tempo ao escolher o look do dia.
Se além de executar os 3 passos acima você também padronizar as dobras de cada tipo de roupas (dobrar as camisetas e malhas de lã todas do mesmo tamanho, por exemplo) e uniformizar os cabides, deixando todos do mesmo modelo, seu guarda-roupa ou closet vão ficar organizados e lindos! E quem não concorda que um armário bonito e organizado traz uma ótima sensação de bem estar?
Ingrid Lisboa é colaboradora da Revista Viva Decora, palestrante, consultora e atua na Home Organizer