Viva Decora Home Shop

Comigo-Ninguém-Pode: Significado, 7 Tipos, Cuidados e Como Cultivar

Categorias: Flores e Plantas

A planta comigo-ninguém-pode é vista como uma planta mística que equilibra a energia dos ambientes e afasta o mau-olhado e a inveja. Com uma identidade marcada por folhas verdes robustas e manchadas, a planta comigo-ninguém-pode foi pouco a pouco conquistando seu espaço na decoração de interiores.

Apesar da beleza marcante, o cultivo da planta comigo-ninguém-pode merece uma atenção especial já que se trata de uma planta tóxica. Logo, o cuidado deve ser redobrado em casas que contam com a presença de crianças e pets.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo especialmente para você que já se rendeu aos encantos da comigo-ninguém-pode, porém ainda desconhece as características mais particulares de cultivo e manutenção dessa planta. Confira e se inspire com vários arranjos!

1. Reserve um cantinho especial para cultivar a comigo-ninguém-pode. Fonte: Love Growswild

Planta comigo-ninguém-pode: características e curiosidades

Originária da Colômbia e da Costa Rica, a planta comigo-ninguém-pode foi pouco a pouco se adaptando ao clima brasileiro e hoje faz parte da decoração de muitos lares, despertando inclusive muitas memórias afetivas, já que a comigo-ninguém-pode é uma planta muito cultivada nas casas das avós.

Um dos traços marcantes da comigo-ninguém-pode são suas folhas verdes intensas e rajadas com manchas brancas na superfície. Lembrando que essa coloração e textura podem variar de uma espécie para outra. Isso mesmo! A planta comigo-ninguém-pode é um nome popular do gênero de plantas  Dieffenbachia e, por isso, existem diversos tipos de comigo-ninguém-pode na natureza.

Afinal, qual o significado da planta comigo-ninguém-pode? A planta comigo-ninguém-pode é vista como uma planta de poder. Para o Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, a comigo-ninguém-pode é vista como uma espécie que pode equilibrar e limpar o ambientes de más energias e inveja.

2. A planta comigo-ninguém-pode é originária da Colômbia e da Costa Rica. Fonte: Karen F

Apesar da planta ser muito mística e atrair bons fluídos para o ambiente, ela deve ser cultivada com atenção, já que toda a extensão das suas folhas são tóxicas, ou seja, o cuidado no cultivo deve ser redobrado na presença de crianças e pets.

Vale ainda comentar, também pode ser dividida entre macho e fêmea. Para reconhecer uma ou outra é necessário observar a estrutura de formação do caule e das folhas. Enquanto a comigo-ninguém-pode fêmea possui folhas maiores com manchas grandes e concentradas na parte central, a comigo-ninguém-pode macho possui folhas mais alongadas, menores e menos manchadas.

Como é a flor comigo-ninguém-pode?

A flor comigo-ninguém-pode nasce em forma de espádice (um tipo especial de espiga com o eixo), assim como os antúrios e lírios. No entanto, seu maior valor ornamental está mesmo presente nas suas folhagens robustas.

3. A planta também solta flores assim como os lírios e antúrios. Fonte: CURARE

Qual o veneno da planta comigo-ninguém-pode?

A planta comigo-ninguém-pode é muito venenosa e, em alguns casos, pode levar até a morte. Toda a extensão de suas folhas possuem cristais de oxalato em forma de ráfides (similar a pequenas agulhas).

4. A coloração e textura exótica chama a atenção. Fonte: My Garden

Quais os sintomas da intoxicação com a planta comigo-ninguém-pode?

A substância de oxalato em forma de ráfides, presente em toda a extensão das folhas da planta comigo-ninguém-pode, ao entrar em contato com os olhos e boca pode provocar graves irritações nas mucosas, dor, inchaço, ardor, espasmos nas pálpebras e até lesões na córnea.

Contudo, o problema maior está quando as folhas da planta comigo-ninguém-pode são ingeridas. Isso porque, quando a substância entra em contato com o aparelho digestivo causam sérias reações no organismo, resultando por exemplo no inchaço do sistema digestório e edemas na garganta, que provocam dificuldade na respiração, levando até a asfixia.

5. A planta comigo-ninguém-pode é originária da Colômbia e da Costa Rica. Fonte: Sara Grendele

Quais são os tipos de comigo-ninguém-pode que existem na natureza?

Entenda que a planta comigo-ninguém-pode é um nome popular do gênero de plantas  Dieffenbachia. Isso quer dizer, que existem diversos tipos de comigo-ninguém-pode na natureza. Confira os 7 tipos de comigo-ninguém-pode mais populares e cultive-as em casa:

1. Dieffenbachia Amoena

Essa é uma das espécies mais populares de comigo-ninguém-pode, a planta possui folhas em tom verde escuro e manchas em tom de verde claro, quase seguindo para o amarelado

2. Dieffenbachia Sunrise

Essa espécie de comigo-ninguém-pode se destaca na decoração por conta com folhas longas, ovaladas e quase listradas.

3. Dieffenbachia ‘Camilla’

A Dieffenbachia ‘Camilla’ é uma espécie da planta comigo-ninguém-pode que apresenta pequeno porte e se diferencia das demais por sua mancha em tom creme presente no centro da folha.

4. Dieffenbachia ‘Compacta’

Como o próprio nome da planta comigo-ninguém-pode sugere, se trata de uma espécie mais compacta, podendo ser cultivada em ambientes pequenos.

5. Dieffenbachia Vesuvius

Essa espécie de comigo-ninguém-pode apresenta uma folhagem mais alongada e fina do que as demais. Vale ainda comentar, que as folhas mais novas apresentam uma coloração mais verde, enquanto as folhas mais velas apresentam manchas mais esbranquiçadas.

6. Dieffenbachia Tropic Mariana

Essa espécie de planta comigo-ninguém-pode é uma das mais diferentes. Suas folhagens apresenta uma pequena borda verde, enquanto toda a folha apresenta uma coloração creme amarelada.

7. Dieffenbachia Velvet

A Dieffenbachia velvet é uma espécie de comigo-ninguém-pode que apresenta folhas verde escuro e pequenos pontilhados que parecem terem sidos feitos à mão com pincel e tinta.

6. A planta comigo-ninguém-pode traz um toque especial para a decoração da casa. Fonte: Town and Country Living

Como cuidar comigo-ninguém-pode

Quando cultivada diretamente no solo, a planta comigo-ninguém-pode chega a atingir até dois metros de altura. Já em vasos ou floreiras, a planta tende a se desenvolver com uma altura menor. Por isso, a dica é trocar o recipiente sempre que a muda começar a crescer bastante.

Para o crescimento saudável da planta é preciso que o vaso seja formado por um solo rico em matéria orgânica e também tenha um sistema de drenagem nos fundos, facilitando a saída da água durante as regas.

A planta é muito resistente ao calor e a baixa umidade do ar. Quanto à iluminação, a planta comigo-ninguém-pode precisa de luz para crescer e se desenvolver. No entanto, essa espécie aprecia locais de meia-sombra ou de luz difusa, não é a toa que vive muito bem em ambientes internos.

7. Aprenda com cuidar da planta comigo-ninguém-pode em casa. Fonte: Pexels User

Vale mencionar, que quanto menos luminosidade a comigo-ninguém-pode receber, menor serão suas manchas, ou seja, suas folhas irão ter um tom de verde mais uniforme.

Caso você queira realizar a multiplicação da comigo-ninguém-pode saiba que se trata de uma técnica fácil. As mudas de comigo-ninguém-pode são formadas a partir de estacas. Essas estacas (ramos e galhos) podem ser retiradas do caule da planta que já estão bem desenvolvidos.

8. Mudas de planta comigo-ninguém-pode. Fonte: Freepik

Onde colocar a planta comigo-ninguém-pode?

Como a planta comigo-ninguém-pode aprecia baixa luminosidade ela certamente se desenvolve bem em ambientes internos. Por isso, caso você não tenha crianças ou pets em casa pode apostar em uma decoração repleta de vasos e floreiras de madeira dentro do imóvel.

Na sala de estar ou sala de jantar, o cachepot com a planta comigo-ninguém-pode pode ficar exposto próximo do sofá ou do buffet. Por se tratar de um ambiente de recepção, que conta com a presença de visitantes muitas vezes, a planta contribui no equilíbrio das energias do ambiente, protegendo sua casa do mau-olhado e da inveja.

9. Decoração de apartamento com a planta comigo-ninguém-pode. Fonte: Histórias de Casa

A planta comigo-ninguém-pode também pode ser cultivada no jardim de inverno do quarto, da sala ou até do banheiro, por exemplo. O projeto do jardim vertical quando acompanhado de jardim com pedras, cascalho, esculturas, fontes de água e iluminação artificial, tornam o ambiente ainda mais aconchegante e personalizado.

10. Que tal cultivar a planta comigo-ninguém-pode no jardim de inverno? Fonte: Decor Fácil

Agora para quem conta com área externa, a dica é apostar no cultivo da planta comigo-ninguém-pode diferentemente no solo do jardim. A planta pode compor caminhos, trilhas, bordaduras, canteiros e ser inclusive plantada com outras espécies, formando um lindo projeto de paisagismo.

11. Existem diferentes tipos de comigo-ninguém-pode. Fonte: Decor Fácil

Se inspire em mais alguns arranjos com a planta comigo-ninguém-pode

12. Vasos de cerâmica charmosos para a dupla de comigo-ninguém-pode. Fonte: Decor Fácil
13. Vaso dourado para a planta comigo-ninguém-pode. Fonte: Real Simple
14. Três tipos de comigo-ninguém-pode decoram a casa. Fonte: Decor Fácil
15. Saiba que existem diferentes tipos de comigo-ninguém-pode. Fonte: Pituca Flores
16. Que tal cultivar uma kokedama de comigo-ninguém-pode? Fonte: Decor Fácil
17. Reserve um cantinho em casa para cultivar a planta comigo-ninguém-pode. Fonte: Pexels Nadiye Odabasi
18. Um espaço exclusivo para os amantes da planta comigo-ninguém-pode. Fonte: Decor Fácil
19. O cachepot branca ajuda a realçar a beleza das folhas. Fonte: Decor Facil
20. O vaso verde com comigo-ninguém-pode traz elegância para a decoração. Fonte: Decor Fácil
21. O banquinho pode destacar ainda mais as folhagens da comigo-ninguém-pode. Fonte: Decoratorist
22. Lave sempre as mãos após tocar ou manusear a planta comigo-ninguém-pode. Fonte: Etsy
23. Folhas verdes rajadas de tons brancos marcam a identidade da comigo-ninguém-pode. Fonte: House of Hawthornes
24. Home office decorado com comigo-ninguém-pode. Fonte: Decor Fácil
25. Flor comigo-ninguém-pode. Fonte: Dreamstime
26. Folhagem robusta e marcante da comigo-ninguém-pode. Fonte: Balcony Garden Web
27. É difícil não se encantar com a beleza da comigo-ninguém-pode vermelha. Fonte: Shopee
28. Escolhe um cachepot bonito para cultivar sua planta comigo-ninguém-pode. Fonte: The Spruce
29. Cultive a planta comigo-ninguém-pode. Fonte: Balcony Garden Web
30. As folhas da comigo-ninguém-pode são tóxicas. Fonte: Portal Vida Livre
31. Aprenda como cultivar a planta comigo-ninguém-pode em casa. Fonte: Freepik
32. A planta comigo-ninguém-pode atinge ate dois metros de altura. Fonte: Balcony Garden Web
33. A planta comigo-ninguém-pode é venenosa. Fonte: Decor Fácil
34. A planta comigo-ninguém-pode se destaca na decoração do ambiente. Fonte: Decor Fácil
35.Traga um colorido para o seu jardim cultivando a comigo-ninguém-pode vermelha. Fonte: iStock
36. A planta comigo-ninguém-pode pode ser usada a decoração de banheiro e lavabo. Fonte: Paygrama
37. A planta comigo-ninguém-pode não necessita de muita luz direta e se da bem na meia-sombra. Fonte: Aquiflora
38. A planta comigo-ninguém-pode é uma planta tóxica da família Araceae. Fonte: Floraria Secret Garden
39. A planta comigo-ninguém-pode é capaz de afastar todo o tipo de energia negativa. Fonte: Pexels João Bidu
40. A planta comigo-ninguém-pode é muito comum nas casas. Fonte: Flickr
41. A planta comigo-ninguém-pode é muito utilizada por aqueles que conhecem suas propriedades místicas. Fonte: Hunker
42. A comigo-ninguém-pode é uma planta que afasta energias negativas. Fonte: Anja
43. A planta comigo-ninguém-pode artificial e muito usada na decoração de interiores. Fonte: Reddit
44. A comigo-ninguém-pode e uma planta bastante popular em decoração de ambientes. Fonte: Faz Fácil
45. A comigo-ninguém-pode e uma planta ideal para cultivo em locais mais quentes. Fonte: Pexels Oleksandr Pidvalnyi
46. A comigo-ninguém-pode é comum em espaços abertos e fechados para ornamentação. Fonte: Decor Fácil
47. A comigo-ninguém-pode pode decorar a lateral da cama. Fonte: Decor Fácil
48. A comigo-ninguém-pode vermelha se destaca no jardim. Fonte: iStock
Voltar ao topo -.-