Um elemento de decoração e construção tipicamente brasileiro que pode ser usado para dividir ambientes e aproveitar a luz natural dentro de casa, esse é o cobogó! Versátil, ele pode ser usado tanto na parte interna quanto na externa do projeto, sempre dando um charme ao local onde é aplicado.
Aqui você vai descobrir como o cobogó pode ser aproveitado nos seus espaços e o que você ganha ao usá-lo. Além disso, separamos também mais de 40 imagens para te inspirar a usar esse revestimento nos mais diversos cômodos!
Conheça um pouco mais sobre o cobogó
O cobogó é um revestimento vazado de origem pernambucana com inspiração árabe. Muito presente na arquitetura moderna brasileira, ele ganhou ainda mais apelo nos últimos anos, quando começaram a surgir novos modelos de cobogó com diversos desenhos, cores e de vários materiais.
Esse elemento tão bonito foi nomeado em homenagem a seus criadores: Amadeu Coimbra (co), Ernest Boeckman (bo) e Antônio de Góis (gó). A princípio, só existia o cobogó de concreto, mas atualmente é fácil achar cobogó cerâmico, cobogó de vidro, dentre outros.
Por ser vazado, o cobogó permite o aproveitamento de luz solar e da ventilação natural dentro de casa. Ele também pode ser usado em fachadas e até mesmo para dividir ambientes.
Leia mais
Apesar de ser usado para substituir paredes, o cobogó divide, mas não completamente. Da mesma forma, ele dá certa permeabilidade visual, mas não revela totalmente. É exatamente aí que está seu encanto.
Outro apelo da parede de cobogó é o jogo de luz e sombra que forma desenhos nas superfícies próximas a ele. Isso permite que os moradores acompanhem a mudança de luminosidade durante o dia, a noite e até mesmo ao longo das estações.
Além de dar mais personalidade ao projeto, o cobogó acrescenta mais poesia ao dia a dia.
Assista essas dicas exclusivas sobre Cobogó
9 fotos de fachadas com cobogó
Originalmente, o cobogó era usado apenas em fachadas, fossem comerciais ou residenciais. Mesmo que isso tenha mudado com o tempo, o uso desse elemento no exterior dos projetos continua acontecendo. Para você que quer ter uma fachada em cobogó, aqui estão alguns exemplos muito inspiradores!
5 cozinhas com cobogó
A cozinha é um ambiente onde o cobogó costuma ser facilmente encontrado. Ele pode ser usado tanto pensando no seu lado útil, ou seja, dividindo ambientes e aproveitando a luz e a ventilação natural, ou mesmo como decoração.
4 espaços comerciais com cobogó
Como dissemos anteriormente, o cobogó também é usado em espaços comerciais. Esse revestimento fica bom tanto do lado de fora quanto dentro desses estabelecimentos, sempre dando um ar de sofisticação ao local.
14 exemplos de divisão de ambientes com cobogó
Atualmente, talvez o uso mais comum do cobogó seja para fazer a divisão de ambientes. Como ele não isola os espaços, o resultado, na verdade, é de integração.
4 fotos de áreas externas com cobogó
O cobogó também tem sido usado nas áreas externas das casas, próximo à piscina, à churrasqueira, enfim, nos locais onde os moradores e convidados se reúnem para o lazer.
3 usos decorativos do cobogó
Além dos usos já citados, há quem aproveite o cobogó apenas como algo puramente decorativo. Seja como um objeto de decoração mesmo ou revestindo uma parede que não será vazada.