No lugar onde era apenas uma laje no antigo apartamento, hoje está uma agradável cobertura, com churrasqueira, espaço de refeições, futon e até chuveirão. O feito foi de responsabilidade da arquiteta Maria Gabriella Cardinal, que logo que encontrou o imóvel com acabamentos básicos e nunca antes habitado tratou de dar ao lar da moradora solteira um perfil agradável, aconchegante e moderno.
O patamar superior ganhou uma cobertura com forro madeirado e fechamentos laterais em vidros (que podem ser recolhidos, para abertura total do espaço). A madeira é predominante no ambiente: está presente nos móveis, frisos e armários. O material cria um cenário harmonioso com paredes revestidas de azulejos coloridos.
Outro destaque do projeto é o móvel em marcenaria em laca vermelha e freijó no pavimento térreo. O conjunto marcante é um contraponto aos elementos neutros escolhidos como base de todo o lar, com tons de bege e marrom.
O apartamento todo se distribui em três andares: no primeiro pavimento há um lavabo, área de serviço e sala de TV integrada com cozinha. No andar superior, concentra-se a área de lazer com espaço gourmet. E no pavimento inferior estão as 2 suítes da casa.
Veja também:
A arquiteta teve preocupação em valorizar ventilações cruzadas e iluminação natural provenientes das sacadas e aberturas em vidros; no pavimento superior, foram usadas telhas térmicas para maior conforto.
* Fotos realizadas por Mariana Orsi
Maria Gabriella Cardinal formou-se em Arquitetura em Campo Grande (MS) e concluiu pós-graduação em Design de Interiores no Instituto Europeu de Design, em São Paulo (SP). Atualmente, comanda seu próprio escritório, com o objetivo de desenvolver projetos arquitetônicos acessíveis, técnicos e que primem pela qualidade e funcionalidade.