Claraboia: Como Funciona, Tipos, Vantagens e +46 Projetos
Construção e ReformaVocê certamente já se deparou com uma claraboia em algum projeto. A claraboia se trata basicamente de uma abertura no alto de uma construção e é usada para permitir a entrada de luz natural e, em alguns casos, até mesmo de ventilação.
Além do requinte que a claraboia traz à decoração, ela tem ainda outra vantagem: a economia de energia. Como aumenta a iluminação natural dentro de casa, a claraboia tem impacto direto na conta de eletricidade, pois diminui a necessidade de uso de energia elétrica.
Logo, se você está pensando em aderir ao uso da claraboia, porém ainda está em dúvidas sobre como usar no seu projeto, saiba que esse post foi feito para você. Tire todas as suas dúvidas e se inspire com diversos ambientes que fizeram uso da claraboia para telhado!
Posts relacionados:
O que é claraboia e para que serve?
A claraboia é uma abertura na cobertura da edificação que permite a entrada de luz natural no ambiente. Em alguns casos, o mesmo modelo de claraboia pode permitir a entrada de ventilação, deixando o ambiente mais arejado. Em cômodos que não tem ou possui poucas janelas, essa estrutura da claraboia similar a um telhado vidro torna-se uma ótima alternativa.
Qual o tamanho mínimo de uma claraboia?
A claraboia requer um projeto muito bem planejado. Por isso, antes de começar a montagem da estrutura é importante avaliar qual o tamanho mínimo de uma claraboia para que a mesma esteja de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos competentes.
A norma NBR 7199 – Projeto, execução e aplicações de vidro na construção civil é uma das normas que certamente poderá te auxiliar na construção de uma claraboia, no entanto, não dispense a contração de um profissional especializado para que o trabalho não comprometa a segurança, o conforto e a qualidade da claraboia no ambiente.
Como funcionam as clarabóias?
A claraboia é um tipo de iluminação zenital, ou seja, é uma abertura feita no telhado de uma construção que favorece a entrada de iluminação natural no ambiente.
Nessa abertura, a claraboia funciona como uma janela de teto e os modelos variam conforme a necessidade do projeto. Alguns modelos de claraboia podem inclusive contar com sistema de ventilação, assim o ambiente fica iluminado e ventilado ao mesmo tempo.
Seu mecanismo de abertura e fechamento pode ser feito por controle remoto ou até mesmo por manivela que fique ao alcance da mão.
Quais são os tipos de claraboia?
No mercado existem vários tipos de claraboia, que variam com relação ao formato, tamanho e material. Confira abaixo alguns dos modelos que podem ser encontrados:
- Claraboia comum: consiste na instalação de um material semitransparente no teto;
- Claraboia tubular: conhecido como túnel de luz seu sistema de reflexão de luz que permite que a iluminação natural seja levada a até 50m do ponto onde entrou;
- Claraboia cúpula (Domo): seu formato se enquadra perfeitamente em projetos de arquitetura clássica, sua estrutura esférica e translúcida proporciona grande alcance de iluminação;
- Claraboia lanternin: esse sistema é perfeito para quem busca entrada de luz agradável e circulação de ar;
- Claraboia átrio: é instalado em locais altos que precisam de boa iluminação, não à toa que sua estrutura em triângulo é muito comum em edifícios comerciais.
- Claraboia shed: essa claraboia apresenta uma inclinação vertical com vidro que favorece a entrada de luz e circulação de ar.
Onde usar claraboia?
Os locais onde o uso de claraboia é mais comum são aqueles nos quais tradicionalmente não são instaladas janelas, como escadas, corredores e halls. Porém, outros espaços também podem se beneficiar do uso da claraboia para telhado, como a cozinha, a sala, o banheiro e até mesmo quarto.
Nesses espaços, principalmente no quarto e na sala, a incidência constante de luz pode acabar sendo incômoda. Para evitar esse desconforto, o que recomendamos é o uso de cortinas, assim os moradores poderão controlar quando a claridade vai entrar.
É comprovado que a claraboia ilumina até oito vezes mais que uma janela do mesmo tamanho. Entretanto, para usá-la, é necessário que o telhado tenha sido projetado para essa função. Mas esse não é o fim para quem quer ter mais iluminação natural em casa, pois existe a alternativa de substituir telhas comuns por translúcidas, feitas de policarbonato, acrílico ou vidro.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!