O piso cerâmico é a melhor opção de revestimento para cozinha em termos de custo-benefício. Além disso, ele é fácil de limpar, resistente e está disponível em diversas opções de cores e modelos. Uma boa opção para personalizar sua cozinha com cerâmica!
Saiba que a cerâmica também é ideal para as paredes da cozinha. E não é preciso escolher a mesma cor do piso, mas a gente recomenda combinar o estilo e as cores do ambiente.
Não tem ideia de qual cerâmica escolher para a parede de cozinha? E quanto ao piso? Confira, a seguir, nosso post especial para te ajudar neste processo!
Quais são os tipos de revestimento cerâmico para cozinha mais usados?
Na hora de escolher cerâmica para cozinha, azulejos e porcelanatos se destacam como opções populares, mas cada um tem suas peculiaridades, como pode conferir neste tópico.
Azulejos
Práticos e econômicos, os azulejos vêm em várias cores e padrões, facilitando a combinação com diferentes estilos de decoração. São resistentes à água, por isso, são ideais para cozinhas.
Porcelanato
O porcelanato é um revestimento resistente. Com uma variedade de texturas, como brilhante e fosco, ele adiciona sofisticação ao ambiente. Embora seja mais caro, é mais durável e fácil de limpar no dia a dia.
Qual é a melhor cerâmica para cozinha?
Confira a classificação PEI
Ao escolher cerâmica para a cozinha, considere o índice PEI (Porcelain Enamel Institute), que mede a resistência do esmalte ao desgaste. A escala do PEI vai de 0 a 5, e quanto maior o número, maior é a resistência do produto ao tráfego de pessoas e objetos. Por exemplo:
- PEI 1: é o acabamento de menor resistência. Use apenas em ambientes com baixa circulação de pessoas ou para revestir as paredes;
- PEI 2: resistência média, porém, pode sofrer um desgaste mais rápido, por isso, não é indicada para usar como cerâmica para cozinha simples;
- PEI 3: média/alta: esse número é considerado intermediário e apresenta um ótimo custo-benefício. Se estiver procurando pelo piso cerâmica para cozinha simples, pode usar o pei 3 sem medo;
- PEI 4: é um excelente tipo de piso de cerâmica para cozinha. Oferece a melhor resistência e durabilidade;
- PEI 5: o piso de cerâmica para cozinha com PEI 5 é de alta qualidade. Esse material dura anos em perfeito estado.
Considere os tipos de acabamento da cerâmica para cozinha
Após a produção da cerâmica, o revestimento recebe um acabamento adicional. Esse acabamento pode ser brilhante, fosco ou acetinado. Entenda melhor:
- acabamento polido: esse tipo tem um aspecto brilhante e liso. No entanto, não é recomendado para pisos de cozinha devido ao risco de escorregar quando estiver molhado;
- acabamento acetinado: oferece o equilíbrio ideal entre fosco e brilhante, sendo perfeito para adicionar beleza e segurança ao espaço;
- acabamento fosco: também é uma ótima escolha para pisos de cozinha, além de ser seguro e visualmente agradável.
Verifique a classificação da cerâmica
Outro detalhe para analisar é a qualidade da cerâmica. Ao comprar sua peça, procure pela classificação do material entre A a D, sendo:
- tipo A: pisos de alta qualidade;
- tipo B: piso de segunda linha, podem apresentar pequenos defeitos;
- tipo C: é um piso com defeitos aparentes, com qualidade menor;
- tipo D: são os pisos chamados de “refugo”, ou seja, de baixa qualidade e com muitas imperfeições.
Opte por cores que se harmonizam
A verdade é que não existe uma cor perfeita de cerâmica. O ideal é que o revestimento escolhido combine com o estilo do ambiente e com o armário de cozinha.
Em suma, aposte em modelos em tons neutros, pois combinam com diferentes paletas de cores. A cerâmica para cozinha branca é uma opção para garantir um ambiente impecável.
Mas, ela não costuma ser a favorita quando o assunto é praticidade, afinal, a cor demanda um cuidado especial de limpeza no dia a dia.
Se você gosta de ambientes claros, mas não quer investir na cerâmica para cozinha branca, procure por tons de bege e off white. São mais fáceis de cuidar.
A cerâmica preta para cozinha é uma ótima escolha para cozinhas modernas. Entre as opções mencionadas, se destaca como a melhor cor para usar no piso, já que além de ser bonita e brilhante, também é fácil de limpar. Por ser uma cor escura, não recomendamos o uso em cozinhas pequenas. Aposte na tonalidade apenas em ambientes amplos.
Qual cerâmica colocar na parede da cozinha?
Selecionamos algumas ideias de cerâmica decorativa para parede de cozinha que você pode usar no seu projeto. Confira!
Cerâmica para parede de cozinha colorida
Renovar a cozinha pode ser simples com o uso de cerâmica colorida aplicada em uma única parede. O backsplash, área atrás da pia, é ideal para a instalação da peça!
Cerâmica 3D para cozinha
A cerâmica 3D para cozinha é uma maneira de transformar sua decoração com estilo e o projeto de Adriana Fontana prova isso.
Ao instalar esse revestimento, escolha com atenção o local, porque esse tipo tende a reter mais gordura e sujeira. No, entanto, para manter a limpeza, uma simples solução de água e detergente é suficiente.
Cerâmica no balcão de cozinha
Você também pode usar a cerâmica para cozinha no balcão. Os modelos em formato geométrico são os melhores para decorar o ambiente com criatividade.
Qual é a melhor cerâmica para cozinha americana?
Para uma cozinha americana, a cerâmica pode ser de cor neutra e discreta, já que vai cobrir tanto a cozinha quanto a sala de jantar. Você pode até separar os dois espaços com pisos diferentes, mas eles devem harmonizar entre si.
Além disso, é melhor evitar cores e estampas muito diferentes. Tons neutros como branco, bege e cinza são as melhores escolhas para criar ambientes elegantes e aconchegantes.