A cascata de pedra para piscina é uma tendência que chegou para dar uma repaginada na configuração da área de lazer pequena ou grande. Afinal, a busca constante pelo contato com a natureza tem sido intensificada nos últimos anos de maneira que muitos projetos passaram a aderir a construção de cascata para piscina particulares que simulam verdadeiras cachoeiras.
Logo, se você está pensando em construir uma cascata de pedra para piscina no seu terreno, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, saiba que este post foi feito especialmente para você. No decorrer desse conteúdo você vai tirar todas as suas dúvidas sobre cascata de pedra para piscina. Confira e se inspire em diversos projetos!
Veja também:
- Casas Com Piscina: +71 Projetos e Dicas de Como Projetar e Decorar
- Piscina com Borda Infinita: +80 Projetos Surpreendentes
- Piscina Verde: Tipos de Revestimentos e Dicas de Como Tratar a Água
- Piscina Redonda: Vantagens, Dicas e +48 Projetos Para Se Inspirar
- Móveis para Piscina: Como Escolher, +50 Conjuntos para Área de Lazer
Por que investir na construção de uma cascata para piscina de pedra?
Criar a casa dos sonhos ainda mais quando ela vem acompanhada de uma área externa com piscina exige muito planejamento de forma que as expectativas, gostos e hobbies dos moradores sejam atendidos.
E em se tratando de contato com a natureza, além dos famosos jardins verticais que trazem frescor, textura e cobrem parte das paredes externas do imóvel, muitos profissionais arquitetos e paisagistas passaram a apostar no uso de outros elementos: as cascatas para piscina feita de pedra.
No projeto, a cascata de pedra para piscina agrega valor estético ao imóvel e sua presença também intensifica a sensação de bem-estar dos usuários, já que muitos modelos simulam as cachoeiras naturais.
Mas, saiba que os benefícios não param por aí, viu? Isso porque, a cascata de pedra além de ajudar na oxigenação da água, ela também facilita as etapas de tratamento e sua movimentação constante absorve o calor do sol deixando a água da piscina com uma temperatura mais agradável.
Quais são os tipos de pedras para cascata de piscina?
Existem diferentes tipos de pedras (naturais ou artificiais) de cascata para piscina, com cores, tamanhos e formatos distintos como blocos pequenos, blocos grandes, filetes grossos, seixos, chapas ou pedaços de pedras com corte manual.
Seixos (seixo natural, seixo rolado), pedras de rio, pedra bolão, granito, ardósia e até mármore são alguns tipos de pedras que podem ser usados na construção da cascata de pedra para piscina, ou seja, tudo irá depender da proposta de decoração definida para a área de lazer.
Como funciona uma cascata de pedra para piscina
Para que a cascata da piscina funcione corretamente é preciso que a água da piscina seja coletada através de um filtro por uma motobomba, e direcionada para a tubulação que está conectada à saída dos jatos na respectiva cascata.
Assim que a água cai na cascata de pedra para piscina a água é novamente coletada por esse filtro pelo motobomba e encaminhada para a saída da cascata novamente, repetindo o processo. Dessa maneira, pode-se afirmar que você pode ligar e desligar o acionamento da cascata sempre que quiser.
Obs: A queda d’água vai variar de acordo com o modelo de cascata de pedra escolhido.
Em alguns projetos as cascatas são construídas unicamente com grandes pedras e sistema de circulação de água embutido nelas. Já em outros projetos os profissionais usam as pedras em forma de revestimento, ou seja, primeiro eles realizam uma estrutura de alvenaria e depois finalizam com o acabamento em pedras.
Vale mencionar que uma das vantagens desses modelos feitos com acabamento em pedra é que a pedra uma vez que protege o concreto das intempéries, evita infiltrações e outros problemas.
Como acertar no projeto de cascata de pedra para piscina
Os modelos de cascata de pedra para piscina variam muito, indo desde as versões com grandes pedras empilhadas até aquelas usadas como revestimentos. Por isso, antes de definir qual o tipo de pedra que irá compor a cascata da piscina é preciso que você avalie o tamanho da área de lazer, o formato da piscina e faça uma estimativa de orçamento, para que o projeto da área externa não tire o seu sono.
De maneira a personalizar o projeto, os vãos da cascata de pedra para piscina também podem servir de apoio para plantas como a bromélia. Luzes artificiais e pinos de luz solar também são bem-vindos e realçam ainda mais o formato da cascata de pedra para piscina.