O arquiteto Roberto Carril é o autor de um projeto arrojado e moderno feito especialmente para uma família brasiliense. Em um amplo espaço, o profissional fez uso de propostas inovadoras, como uma parede com pintura especial, os famosos cobogós e ainda lâmpadas expostas em luminárias que se assemelham a uma tubulação. Cada detalhe é enriquecedor no projeto de Carril, que completo, toma referências da arquitetura local.
Logo na entrada do apartamento, a foto da Esplanada dos Ministérios, em Brasília é logo associado a um outro grande símbolo da Capital, o cobogó, que separa a sala de estar de outros ambientes do apartamento. O elemento vazado, ideal para deixar entrar a luz natural nos espaços, foi usado com maestria, em tom preto, pelo arquiteto. Apesar de separar os ambientes, ele, por ser ter vazão, une os mesmos, priorizando a interação e a composição como um todo. Famoso há muitas décadas, o elemento deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros que no início do século XX o idealizaram, Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis e é, um dos maiores símbolos da arquitetura brasiliense.
Os tons terrosos dos tijolinhos dispostos em algumas paredes do espaço compõem com o charme da laca amarela, escolhida para alguns móveis da cozinha e do hall de entrada e com o preto, que segue também no mobiliário, nos cobogós e nas pedras da cozinha. O conjunto de cores adotado pelo arquiteto para o apartamento familiar é um dos destaques do projeto, por sua harmonia e valorização dos espaços.
Casas pequenas e modernas também são cheias de estilo
Para a cozinha, o profissional deixou em evidência uma grande parede pintada com tintura especial e que serve como lousa. A dica do arquiteto é que e o espaço seja usado de forma livre. Uma mensagem positiva, um cardápio especial, uma homenagem. Vale tudo para que a família possa usufruir de bons momentos. Com armários em laca amarela e em preto, pedras escuras, tons mais fechados e utensílios metálicos, a cozinha, muito bem iluminada, é alegre e visualmente convidativa.
Outro destaque da proposta são canos aparentes. A tubulação ganha evidência tanto no lustre que ilumina um dos espaços, como também dentro do lavabo social, onde ganha ares decorativos e úteis, pois pode ser utilizada para disposição de toalhas de mão e rosto. Roberto Carril é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de arquitetura