Mais do que trabalho, visitar as principais feiras mundiais de decoração, design e arquitetura serve como inspiração e nos deixa por dentro dos principais lançamentos. É em eventos como o Salão Internacional do Móvel, em Milão, a Cersaie – Salão Internacional dos Revestimentos Cerâmicos e Móveis para Banheiros, em Bolonha (Itália), e a Expo Revestir – Feira Internacional de Revestimentos, em São Paulo, que buscamos novas ideias e conhecemos as novidades e as tecnologias mais bacanas para colocar em prática nos projetos.
Foi visitando essas mostras que pude identificar as principais apostas da indústria de móveis e de revestimentos para os próximos anos. Não é possível afirmar se cada um dessas tendências vai figurar nas moradias brasileiras em breve ou se isso vai demorar, nem mesmo podemos dizer se eles realmente vão emplacar por aqui. Mas que são interessantes, não podemos negar. Uma das tendências é o uso do ladrilho hidráulico. Esse revestimento que faz parte da história da arquitetura brasileira está cada vez mais em alta.
Com suas cores, estampas e geometria marcantes, ele faz bonito por onde quer que esteja – eu o vi até mesmo aplicado em ambientes pouco usuais, como o quarto. Além das placas feitas tradicionalmente de concreto, o mundo cerâmico resolveu copiá-lo e apresentou revestimentos com aparência idêntica a do ladrilho, com a facilidade de instalação e de limpeza peculiar da cerâmica. Se você gosta do ladrilho, experimente compor desenhos no piso da cozinha, do terraço e até mesmo aplicá-lo numa parede de destaque. Vai ficar lindo e pode trazer uma pitada de cor para o ambiente. Outra grande aposta são os revestimentos com formatos hexagonais, que dão um visual mais inusitado às peças. Presentes em todo tipo de produto, de pastilhas a placas cimentícias, de ladrilhos a cerâmicas, esse formato é uma ótima alternativa para dar um toque irreverente ao piso da casa ou até mesmo à parede. Aliás, as formas irregulares e a ousadia também será a tônica dos móveis, que exploram linhas futuristas e combinações de materiais variados: madeira nobre, metais (ouro, cobre e bronze) e acabamentos elegantes.
Retrô e industrial foram as palavras da vez em 2014 e prometem conquistar ainda mais espaço a partir de agora. O design vintage, que resgata o passado e às doces lembranças da casa da avó, trouxe peças antiguinhas para dentro de casa com uma cara repaginada. Cristaleiras com visual moderninho, mesas revestidas de formica, cobogós esmaltados são alguns bons exemplos que ajudam a compor esse clima. Já o estilo industrial, caracterizado pelo uso de materiais como o aço com aspecto lixado, desgastado ou até mesmo enferrujado, também esteve e continuará em alta. Tudo sempre em busca do prazer em se ter em casa móveis e peças com histórias e memórias.
Quando o assunto é cores, vivemos 2014 com a grande presença do orquídea, que foi anunciado pela Pantone no início do ano passado. Esse roxo esfuziante coloriu muitos ambientes por aí. A cor que promete seduzir muitos em 2015, que também é a grande aposta da Pantone, se chama Marsala. É um tom mais fechado, caloroso e aconchegante, que lembra a textura dos bons vinhos italianos. Ele tem tudo pra fazer sucesso nos universos da moda, da decoração, do design e da beleza.