Os projetos de casas com garagem lateral estão cada vez mais alta, já que o próprio layout tende a agregar valor na fachada do imóvel. No entanto, construir uma garagem requer muito planejamento e atenção as medidas. Afinal, o cálculo do ambiente deve levar em conta a entrada do carro (s), a abertura de portas, a circulação de pessoas e o fechamento do portão, quando houver.
Por isso, se você está em busca de projetos de casas com garagem lateral, veio ao lugar certo. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar os diferentes tipos de coberturas e pisos que podem fazer parte do seu projeto, lembrando sempre que é muito importante que você consulte e/ou contrate um arquiteto para que seu projeto realmente fique do jeitinho desejado. Confira e se inspire!
Veja também:
5 ideias de casas com garagem lateral para se inspirar
Existem diferentes plantas de casas com garagem lateral. Por isso, é fundamental avaliar a fachada do seu imóvel de forma que a garagem lateral se harmonize com a sua arquitetura. Em muitos projetos, a garagem lateral já é uma extensão da própria fachada, enquanto em outros a garagem lateral é feita de forma separada. Confira abaixo alguns modelos de coberturas e se inspire em cinco ideias de casas com garagem lateral.
1. Casas com garagem lateral com cobertura de policarbonato
Se você está em busca de uma cobertura para garagem mais acessível a dica é investir em casas com garagem lateral com cobertura de policarbonato. Para quem não sabe, o policarbonato se trata de uma resina resultante da união entre derivados do ácido carbônico e o bisfenol.
A cobertura de policarbonato é mais leve e resistente que o vidro principalmente quando instalada em locais com a presença de árvores. Contudo, sua instalação deve ser feita por um profissional capacidade, uma vez que a má instalação pode resultar em deformações e até trincas.
2. Casas com garagem lateral feita com pergolado de madeira
O pergolado de madeira é uma estrutura formada por colunas e vigas feitas de eucalipto, bambu ou outro tipo de madeira e servem como uma forma de “extensão” da casa ou como uma construção complementar à parte. Enquanto em alguns projetos, o pergolado de madeira pode ser instalado no jardim e ser usado como um abrigo na área de lazer pequena, em outros projetos o pergolado é usado como cobertura de garagem, imprimindo um ar rústico a arquitetura.
3. Casas com garagem lateral com cobertura de vidro
Para aqueles que desejam aproveitar ao máximo a entrada de luz natural no ambiente a dica é projetar casas com garagem lateral com cobertura de vidro. Prática, versátil e sofisticada, a cobertura de vidro além de agregar valor a fachada, também traz um toque clean ao projeto.
A cobertura de vidro retrátil é um recurso inteligente também muito usado em projetos de casas com garagem lateral, já que favorece a ventilação do espaço. Seu mecanismo de abertura e fechamento pode ser feito de forma manual ou mecanizada.
4. Casas com garagem lateral com cobertura de concreto
Normalmente os projetos de casas com garagem lateral feitas com cobertura de concreto fazem parte da própria extensão da fachada do imóvel, como mostra a imagem abaixo. Observe que o projeto luminotécnico com arandelas externas e luminárias embutidas no teto trazem ainda mais sofisticação e requinte para a casa.
5. Casas com garagem lateral com cobertura de placas solares
Para aqueles que prezam pela sustentabilidade e pelo aproveitamento dos recursos naturais na construção certamente irão se identificar com os projetos de casas com garagem lateral feitas com telhado verde ou cobertura de placas solares.
As garagens feitas com telhados verdes garantem maior conforto térmico, favorecem o isolamento acústico, contribuem para a filtragem do ar e permitem a retenção de água da chuva. Já as garagens com cobertura de placas solares captam a energia solar e as transformam em energia elétrica, resultando na economia de energia do imóvel.
Como acertar no piso da casa com garagem na lateral
Agora que você já ficou por dentro de alguns modelos de cobertura que podem fazer parte do seu projeto, chegou o momento de escolher o tipo de piso para garagem que melhor se encaixa no seu imóvel.
Confira os principais pisos para garagem e área externa:
- Concregrama
- Ardósia
- Piso em fulget
- Piso epóxi
- Piso de porcelanato
- Piso cerâmico emborrachado
- Piso moeda emborrachado
- Placas de concreto
- Deck de Madeira
- Piso de pedra
- Piso intertravado
- Ladrilho hidráulico
- Piso de concreto
- Pedras portuguesas
- Piso vinílico
A escolha do piso para garagem depende da arquitetura do seu imóvel e do quanto que você está disposto a gastar com o material. Por exemplo, se o orçamento está baixo a dica é deixar o espaço no concreto mesmo, já que os próprios pisos feitos de concreto tendem a ser mais caros.
As pedras portuguesas também são uma ótima opção e passaram a ser muito usadas na garagem e área externa, pois além do seu efeito ornamental, elas também são mais espessas e duradouras o que garante maior resistência do material.
Em contrapartida, projetos com concregrama também vem se destacando pouco a pouco, principalmente nas grandes cidades devido seu acabamento ser altamente permeável. O concregrama para quem não sabe é um tipo de piso com estrutura vazada de concreto que facilita o plantio de diversos tipos de gramas e ajuda no escoamento da água da chuva.