A casa vermelha é intensa, descolada e transborda personalidade. Seja na fachada moderna ou em ambientes internos, a cor vermelha além de contar com uma grande simbologia, certamente não irá passar despercebida aos olhos.
No entanto, como as cores influenciam diretamente no estilo de decoração e na energia do ambiente é fundamental entender de perto seus significados, tons mais usados, bem como, aprender como combinar as cores de maneira correta, a fim de criar composições maravilhosas em todos os detalhes. Confira e se inspire!
Veja também:
- Platibanda: O Que É, Quando Usar, Vantagens +72 Projetos
- Casa Geminada: O Que É, Vantagens +65 Projetos Para Se Inspirar
- Casas de Container Por Dentro: +50 Projetos e 7 Dicas Para Decorar
- Tijolo de Demolição: Vantagens, Como Usar +54 Projetos Para Se Inspirar
Casas pintadas de vermelho: significado e psicologia das cores
O vermelho é considerado a cor mais intensa na psicologia das cores. O vermelho representa amor e paixão bem como, está associado ao desejo, poder, energia, fogo e raiva. Além disso, o vermelho também desperta a vontade de revolução e liberdade – não é à toa que essa tonalidade é muito usada em movimentos sociais.
Na fachada da casa o vermelho imprime um imóvel repleto de personalidade, enquanto que na decoração, o vermelho é estimulante e encoraja a conversação e movimentação das pessoas, tornando-se perfeito quando usados em ambientes de receber (sala de estar, sala de jantar, cozinha…). Por isso, se você quer despertar essas sensações na decoração da sua casa, pode usar os diferentes tons de vermelho sem medo.
Tons de vermelho mais usados nas fachadas
Na decoração das fachadas de casas os diferentes tons de vermelho ajudam a deixar o imóvel com um estilo mais vivo e vibrante. Confira abaixo os principais tons de vermelho que podem fazer parte do seu projeto de casa vermelha:
- Vermelho cereja: tom que mistura vermelho e rosa;
- Vermelho magenta: resultado da mistura de vermelho e tons de azul;
- Vermelho bordô: tom elegante com uma coloração mais escura e azulada;
- Vermelho borgonha: a cor tem esse nome pois é associada aos vinhos da região de Borgonha, na França;
- Vermelho rubi: o tom é parecido com a pedra preciosa;
- Vermelho coral: possui tom intenso de vermelho alaranjado;
- Vermelho cardeal: o tom é forte como a cor do sangue;
- Vermelho carmim: o tom é conhecido por sua cor vibrante e forte.
Quais as cores que combinam com vermelho?
Preto e branco são tons neutros perfeitos para combinar com qualquer tonalidade forte, como é o caso da cor vermelha. Além disso, dentro da categoria de tons neutros podemos destacar também o cinza e o bege que são ótimas alternativas e combinam igualmente.
Agora se a ideia é criar um ambiente moderno e descolado, você pode criar composições únicas misturando tons inesperados como:
- Vermelho e rosa claro: a combinação dessas duas cores traz um toque romântico e intimista para a decoração;
- Vermelho e azul marinho: combinação perfeita para quem deseja criar uma decoração mais elegante;
- Vermelho e tons quentes (amarelo e laranja): a combinação dessas cores é intensa, chamativa e cria um contraste notável.
Como usar o vermelho na decoração de casa
A casa vermelha deve ser decorada com atenção e planejamento para que o imóvel não fique sobrecarregado, ou seja, sabendo combinar as cores e usando na medida certa é possível criar projetos de casa vermelha repletos de estilo e personalidade.
Revestimentos de parede e piso
A cor vermelha é muito indicada para áreas sociais como salas de estar ou mesmo em áreas de cozinha e sala de jantar, pois ela ajuda a aumentar o apetite. Em contrapartida, no quarto, por se tratar de um ambiente de descanso, a cor vermelha acaba não sendo muito recomendado. neste caso, a dica é usar revestimentos de parede em tons mais sóbrios e frios (verde, azul e violeta) que deixam o ambiente mais calmo e aconchegante.
Além dos revestimentos de parede, apostar no piso vermelho também pode ser a alternativa perfeita para dar um up na decoração. No mercado é possível destacar os 5 tipos de piso vermelho mais usados em projetos, sendo eles: piso de cerâmica vermelho, piso de cimento queimado vermelho, piso de porcelanato líquido vermelho, piso vinílico vermelho e piso intertravado vermelho.
Móveis e objetos de decoração
A casa vermelha pode ser decorada com móveis na cor vermelho. Aparador, mesa de centro, painel para TV, cômoda, mesa de cabeceira, gabinete do banheiro e armários de cozinha são alguns exemplos de móveis que podem trazer cor para a casa. Neste caso, se você optar por móveis na cor vermelho invista em objetos de decoração com acabamento mais clean e neutro, pois assim será possível criar um equilíbrio no ambiente.
O contrário também é válido, ou seja, se os móveis do cômodo apresentam cores mais neutros ou acabamento amadeirado, a cor vermelha pode estar presente nos objetos decorativos do ambiente como cortinas, almofadas, roupas de cama, abajur, quadros, vasos decorativos, porta retratos, tapetes entre outros.
Casa com porta vermelha
A porta vermelha tem ganhado cada vez mais destaque nos projetos arquitetônicos. Elegante, estilosa e vibrante, a porta vermelha não se destaca apenas pela sua imponência, mas também pelo significado da cor. Para o Feng Shui, a porta vermelha significa acolhimento e boa sorte.
E aí, o que achou deste post sobre casa vermelha? Gostou?! Então, aproveite para conferir nossa galeria de fotos abaixo e se inspire em mais alguns projetos de casa vermelha.