Casa Nova: Como Decorar sem Fugir do Orçamento
Decoração de casaQuer decorar sua casa sem apertar o orçamento? Sem problemas! Seguindo alguns cuidados, você pode fazer isso facilmente!
Inclusive, você pode pensar em soluções criativas para a sua decoração. Sem dúvida, você tem itens hoje que podem fazer toda a diferença no visual da sua casa e terraço.
Mas também dá para gastar pouco com novos produtos e materiais. Acompanhe o texto para saber o que fazer!
Veja também:
- Mesa de Parede: +70 Modelos e Dicas Para Otimizar o Espaço
- Boiserie Quarto: Conheça as Vantagens +63 Ideias Inspiradoras
- Decoração Clean: +60 Ideias Criativas para Decorar sua Casa Clean
- Cômoda Colorida: +57 Modelos Alegres e Criativos para Sua Decoração
- Almofadas Coloridas: +62 Modelos e Dicas de Como Combinar
Antes de mais nada: planejamento
Para decorar sua casa nova, você precisa fazer um planejamento completo. De quanto você pode gastar, dos itens que você precisa comprar, como você vai executar a decoração e como você vai pagar por tudo.
Ter o entendimento de tudo isso vai evitar que você tome decisões ruins. Por exemplo, comprando materiais dos quais você não precisa e gastando dinheiro à toa.
Mesmo que sua ansiedade para colocar tudo em prática seja grande, tenha calma. Uma boa análise do seu cenário vai ajudar a realizar tudo da melhor forma possível.
5 dicas para economizar na decoração da casa nova
Decorar a casa não precisa ser sinônimo de gastar rios de dinheiro. Veja o que fazer logo abaixo!
1. Aposte no seu gosto pessoal
Na hora de decorar, vale a pena procurar por referências no Instagram, em sites especializados e no Pinterest. Mas cuidado! Não é porque algo é tendência, que você precisa usar.
O importante mesmo é dar atenção ao seu gosto pessoal. Decore com o que combina com o seu perfil.
Você vai ver essa decoração todos os dias na sua casa. Se se cansar dela porque não era bem o que queria, você vai precisar gastar mais dinheiro para refazer.
Ou seja, analisar o que você realmente gosta vai ajudar você a economizar desde o início. Além de evitar o retrabalho.
2. Tenha uma lista de compras e fique de olho em promoções
É bem provável que você queira decorar tudo de uma vez. Afinal, você quer ver sua casa bonita o mais rápido possível, não é?
Mas essa não é a melhor opção para economizar. Comprar tudo de uma vez vai impedir você de aproveitar promoções, por exemplo.
Por isso, o melhor é fazer uma lista de tudo que você precisa. A partir daí, defina o que é mesmo urgente e que você precisa comprar agora.
As demais coisas, pesquise pelos preços e melhores lojas, e comece a acompanhar as ofertas. Você pode até programar um alerta no Google Shopping. Assim, quando o valor do produto baixar, você receberá uma notificação e poderá fazer sua compra mais barata.
3. Evite acumular muitos móveis
Uma decoração mais “clean” pode ser exatamente o que você precisa. Primeiro, porque isso vai evitar ocupar demais seu espaço e tornar o local menor do que realmente é.
Ao mesmo tempo, quando temos vários móveis, é bem comum não usarmos todos. Por isso, eles ficam ali ocupando o ambiente e você pode ter que vendê-los depois.
Uma dica é comprar apenas o básico, como um sofá e uma mesa para a cozinha. Os demais móveis, você pode avaliar depois se são mesmo necessários. Se for, você poderá escolher um que combine bem com a sua decoração e o que você precisa.
4. Aproveite a iluminação artificial
Pontos de luz podem dar um “up” na decoração. Lâmpadas suspensas por cabos, luzes por trás do painel decorativo, no teto, atrás da cama etc. podem garantir um belo visual.
Procure por referências para avaliar como essas ideias se encaixam no seu espaço. Até porque, você vai precisar iluminar o ambiente. Por que não usar essa iluminação a favor da sua decoração?
5. Use a criatividade
Seja criativo! Muitas vezes, você vai pensar em soluções que não estão na internet, por causa dos seus gostos pessoais.
Alguns objetos domésticos também podem se tornar parte da sua decoração e fazerem toda a diferença. Xícaras colecionáveis, por exemplo, podem fazer toda a diferença na cozinha.
Não tenha medo de experimentar o que você tem em mãos, nem que “faça você mesmo”. Colocar a mão na massa vai dar maior personalidade à sua casa.
Qual a melhor forma de pagamento?
Você pode até economizar mas, com certeza, vai ter que gastar dinheiro com sua decoração.
Nessa hora, é importante avaliar qual o modo de pagamento que vale mais a pena para o seu caso.
Coloque as despesas na ponta do lápis e avalie com cuidado cada uma das suas opções. Assim, você vai conseguir decorar sem ter problemas financeiros.
Vantagens do pagamento à vista
Pagar à vista pode ser uma excelente opção para evitar as dívidas. Afinal, você não vai ficar com parcelas para pagar no cartão de crédito.
Porém, tenha a certeza de que o dinheiro que você tem guardado não fará falta depois. Gastar tudo pode deixar você na mão em caso de emergências.
Você também pode pagar à vista obtendo um empréstimo. Neste caso, porém, programe bem seu orçamento. Será preciso quitar as parcelas do empréstimo depois, e isso não pode prejudicar seu orçamento.
Mas mesmo obter crédito para quitar sua decoração à vista pode ser bem vantajoso. Pagar tudo de uma só vez costuma garantir descontos, por exemplo.
Vantagens do cartão de crédito
Para usar o cartão de crédito, você precisará fazer um planejamento bem cuidadoso. Avalie se as parcelas das suas compras não vão impactar seu dia a dia.
Até porque, ficar com dívidas no cartão é bem caro e pode trazer várias dores de cabeça.
Mas a vantagem é que o parcelamento vai permitir a você decorar sua casa mesmo não tendo dinheiro agora. Pagar aos poucos pode ser mais realista para as suas finanças, não é mesmo?
Curtindo seu novo lar
Depois de decorar tudo, será hora de aproveitar sua casa nova! Aprecie seu trabalho e aproveite para chamar os amigos, a família ou aproveitar momentos sozinho.
Será bastante gratificante pensar que você pensou em tudo com tanto carinho e em detalhes. Sem dúvida, sua satisfação com seu lar será enorme.
Mas não se esqueça: se você tiver parcelado suas compras, você precisará manter atenção a elas. Não deixe prestações em aberto, pois isso pode se tornar um pesadelo para as suas finanças.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!