Casa na Árvore: Como Montar, Cuidados e Investimento para ter Uma
Modelos de casaQuem nunca sonhou em ter uma casa na árvore? Esse espaço tão presente em filmes, desenhos animados e novelas é um ambiente que, fora da ficção, é bem raro de ser encontrado. No entanto, ter uma casa na árvore é um sonho de criança que pode sim ser realizado! Basta ter uma bela árvore, um projeto adequado e um investimento.
As arquitetas Luciana Uras e Beatriz Messeder, do Studio ArquitetUras, de São Paulo, foram contratadas por um casal com dois filhos crianças. A família tinha uma casa de praia em um condomínio situado na Mata Atlântica e os pequenos sonhavam com uma casa na árvore onde pudessem brincar e “os adultos não entrassem”. Diante do sonho, as profissionais construíram “Casa do Tarzan”, como o projeto foi batizado.
Conversamos com a dupla de profissionais do Studio ArquitetUras para descobrir alguns pontos para ficar atento na hora de executar este projeto e com o arquiteto Sergio Cabral, da contain [it], idealizador do Projeto Caduco e que constrói casas na árvore desde 2013. Veja as dicas abaixo!
Ponto 1: Escolha a árvore adequada.
Antes de iniciar a construção da sua casa na árvore, é preciso selecionar a árvore adequada para o projeto. Isso inclui uma que suporte a estrutura. “A árvore tem que estar sadia e ter porte para aguentar a casa em questão. Uma árvore com o porte do tronco de 30 cm de diâmetro, já comporta uma construção leve. No Brasil, por termos uma micro fauna mais rica e complexa do que outros lugares do mundo, não é aconselhado que se faça furos no tronco pois a árvore se torna um canal aberto para possíveis agressores da casa de madeira (como cupins e broca). Também é preciso ser levado em consideração o movimento de crescimento da árvore”, afirma o arquiteto Sergio Cabral, da contain [it], especialista neste tipo de projeto.
Ponto 2: Tenha um projeto adequado.
É preciso tomar cuidado para a construção não ser perigosa e para que os pequenos não se machuquem. “Atenção aos acessos. São importantes estruturas como o corrimão na escada e o guarda-corpo em toda a volta da casa. Invista em uma altura que dificulte alguma criança cair acidentalmente”, conta Beatriz Messeder. Ela complementa que também é interessante que o interior da morada seja visível por quem está do lado de fora. “Uma preocupação dos pais na hora de pedir uma casa na árvore é poder visualizar o que as crianças estão fazendo ali. Na Casa do Tarzan, por exemplo, optamos por uma estrutura apenas com “paredes” de troncos nos limites com os vizinhos e sem paredes na área frontal, onde existe apenas um guarda-corpo vazado do mesmo material. Isso possibilitou aos pais enxergarem a brincadeira dos pequenos”, conta Luciana Uras.
Ponto 3: Cuidado com os mosquitos.
Por geralmente estarem no meio do mato, é importante que as casas na árvore tenham estruturas que protejam as crianças dos insetos. “Em nosso projeto, investimos em um pendente central cuja lâmpada é amarela e própria para espantar mosquitos”, afirma Luciana Uras.
Ponto 4: Aproveite-se da natureza ao seu redor.
Em uma casa na árvore, nada mais coerente do que integrar a estrutura da morada ao ambiente ao seu redor. As profissionais do Studio ArquitetUras investiram em materiais naturais e com certificação ambiental. “Investimos em materiais naturais como o uso de troncos certificados que, mesmo tratados,
possuem acabamento rústico e se integram à paisagem. Para a escolha dos materiais, ressaltamos a importância de se pensar na sustentabilidade, preferindo os que seja possível verificar a procedência e os totalmente reversíveis, ou seja, que possam ser reutilizados”, defende Beatriz Messeder.
Ponto 5: Esteja preparado para investir.
Realizar esse sonho tem seu custo para que a casa fique segura e as crianças não se machuquem. Na estrutura construída pelas profissionais do Studio ArquitetUras, foram investidos R$ 6.500 reais. Sergio Cabral, da contain [it], informa que o preço varia de projeto para projeto. Em geral, o valor (incluindo estrutura, fechamento e telhado) é cerca de R$ 1mil/m².
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!