Quando a equipe do escritório AR Arquitetura & Design foi convidada para executar o projeto de interiores da casa do jogador de futebol Cafu, ao lado do arquiteto José Lucena, responsável pela parte construtiva, se viu diante do desafio de decorar uma casa de 2000m² em Alphaville (São Paulo) e que tinha um morador que vivia do outro lado do Atlântico, na Itália.
Cafu e a família deram bastante liberdade aos profissionais na execução do projeto. Apenas queriam uma morada na qual a iluminação se destacasse e a cor preta também fosse valorizada.
Desenvolvimento do projeto.
Para atender ao pedido da iluminação, a arquitetura Ana Rita Souza e Silva, à frente do escritório, aproveitou as grandes janelas de vidro da residência. Também utilizou cortinas claras para otimizar ao máximo a luz que entrava pelas janelas. Nos revestimentos, a profissional optou por um porcelanato que refletisse os raios solares para tornar os espaços ainda mais bem iluminados. As portas ganharam marcenaria envidraçada e os espelhos foram usados e abusados, tudo para aproveitar cada raio de luz que adentrasse pela janela.
“O morador também queria que trabalhássemos com o preto. Conversamos bastante e optamos por inserir essa cor em elementos pontuais, como móveis, quadros, peças de design. Isso porque a base neutra, como a utilizada, que vai de tons beges claros a queimados, faz com que a decoração da morada seja mais relaxante e não deixe o morador enjoado após um tempo”, conta a profissional.
Detalhes da decoração.
Em toda a casa, a mistura é uma marca do décor. Móveis em linhas retas convivem com estofados curvos, a madeira de demolição dialoga com o bambu, o bege divide espaço com o verde. Materiais, texturas, cores, formas, o que se destaca neste trabalho do escritório é a variedade.
Em cada ambiente, há pequenos detalhes que indicam a preocupação do escritório AR Arquitetura & Design com o projeto. No entanto, um dos objetos decorativos mais poderosos da decoração é um lustre de murano que marca presença acima da mesa da copa. O lustre era um antigo desejo de Cafu, que no tempo em que morou na Itália se apaixonou por produtos de uma loja de iluminação. Diante do pedido do morador, a arquiteta escolheu o item juntamente com o atleta, que importou não apenas um, mas dois lustres de murano diretamente da loja italiana de seus sonhos para sua residência em São Paulo.
Jogador de futebol, na área externa não poderia faltar uma quadra para o brasileiro bater uma bola com os amigos e familiares. Ao lado da piscina convidativa em curvas e do paisagismo, um gramado complementa o exterior. E as curiosidades não pararam por aí. Abaixo do campo, o escritório também construiu um vestiário para os atletas se trocarem após as partidas. No fim, o projeto resultou em uma casa para morar com aconchego, receber os familiares e amigos bem e ainda relaxar e marcar um gol no campo de futebol!