1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Casa ETÉ Duratex Retrata Lares Brasileiros e Aposta na Sustentabilidade

Casa ETÉ Duratex Retrata Lares Brasileiros e Aposta na Sustentabilidade

A Casa ETÉ Duratex, exposta na CASACOR SP 2022, é um espaço projetado pelo escritório Todos Arquitetura, que está sob o comando de Fábio Mota e Maurício Arruda – arquiteto e designer de produto brasileiro, que inclusive ganhou ainda mais visibilidade no mercado depois de assumir a décima temporada do programa “Decora”, do canal GNT. 

Em 120 metros quadrados, o escritório criou uma casa que além de retratar a essência de lares brasileiros também apostou na sustentabilidade e na diversidade de cores, texturas e objetos decorativos. Confira de perto os ambientes projetados e se inspire!

A casa ETÉ Duratex conta com design 100% brasileiro incluindo móveis, iluminação e tecidos
1. A casa ETÉ Duratex conta com design 100% brasileiro incluindo móveis, iluminação e tecidos. Foto: Salvador Cordaro

A Casa ETÉ Duratex é uma casa repleta de significado a começar pelo seu nome – ETÉ significa verdadeiro em tupi-guarani. Dessa forma, a ideia central do projeto foi criar uma casa brasileira de verdade, ou seja, uma casa colorida e antiminimalista. O objetivo não era criar uma casa contemplativa, mas sim uma casa que despertasse o desejo de morar no local.

Todo o projeto do imóvel foi construído a partir do sistema Steel Frame – sistema construtivo à seco feito com perfis de aço galvanizado. Normalmente seu fechamento é realizado com placas de diversos materiais, dispensando, portanto, o uso de tijolos, cimento e concreto.

O sistema Steel Frame foi escolhido uma vez que o escritório precisava de um sistema construtivo mais econômico, rápido, limpo, que pudesse ser reaproveitado no final da mostra de arquitetura e que ao mesmo tempo levantasse a casa cerca de 60 cm acima do nível de circulação do evento.

A casa ETÉ Duratex foi construída no sistema estrutural de Steel Frame
2. A casa ETÉ Duratex foi construída no sistema estrutural de Steel Frame. Foto: Salvador Cordaro

Toda a parte externa da Casa ETÉ Duratex está revestida com o padrão Riga, lançamento da Duratex, que se trata de um MDF padrão ripado de madeira. Dentre as vantagens observadas está a facilidade na instalação e a economia quando comparada com a fixação propriamente do painel ripado.

O piso para quase todos os ambientes da casa, com exceção da sala, foi revestido com porcelanato Every Brick Stone Mate, da linha cerâmica Portinari. O assentamento do porcelanato foi feito completamente diferente do convencional – o rejunte mais grosso tem 4 cm de espessura, enquanto o rejunte mais fino tem 1 cm, resultando em um efeito gráfico incrível no espaço.

A meia parede que divide a cozinha da suíte está revestida com 3 materiais distintos. No lado da cozinha podemos observar um MDF no padrão Trancoso (Duratex), o meio da parede está revestida por pedra e a parede do banheiro foi feita com drywall e coberta com tinta efeito cimento queimado cor melão verde (Tintas Coral).

A meia parede que divide a cozinha da suíte está revestida com 3 materiais distintos
3. A meia parede que divide a cozinha da suíte está revestida com 3 materiais distintos. Foto: Todos Arquitetura

Na suíte, toda a parede da cabeceira da cama de casal foi revestida com painel de MDF padrão Azul Astral, lançamento Duratex. Sobre o painel foi feito um desenho de boiserie quarto por meio de ripas de MDF no padrão Trancoso (Duratex). 

A cabeceira da cama em especial conta com acabamento em palhinha, material super brasileiro. Vale ainda mencionar que como as mesas de cabeceira apresentam formatos e tamanhos diferentes, as arandelas seguem o mesmo padrão, proporcionando essa conexão entre os lados da cama.

No quarto é possível observar o encontro de tons de madeira diferente
4. No quarto é possível observar o encontro de tons de madeira diferente. Foto: Salvador Cordaro

O banheiro da Casa ETÉ Duratex está completamente integrado com o quarto e apresenta o mesmo piso dos demais ambientes do imóvel o porcelanato Every Brick Stone Mate, da linha cerâmica Portinari. Na parede com o lavatório é possível encontrar dois mármores: o mármore claro começa fazendo uma prateleira e entra para a área do box assumindo a função de banco, enquanto o mármore mais escuro serve de base para a cuba de apoio para banheiro.

A iluminação composta do banheiro também se destaca, já que a bancada ganhou um frontão recuado (3 cm) que permitiu a fixação de uma fita de LED abaixo do espelho, ou seja, a luz vem tanto do teto quanto da parte baixa.

Na área do box podemos encontrar uma banheira de imersão branca Deca e uma torneira de piso preta Deca. A parede e o chão do box foram preenchidos com revestimento cerâmico Sense Décor Green, da linha Portinari. No teto um destaque especial para a claraboia e completando o décor temos um espelho gigante de chão de 1,5 m de diâmetro.

A claraboia do banheiro foi pensado para facilitar a entrada de luz natural no ambiente
5. A claraboia do banheiro foi pensado para facilitar a entrada de luz natural no ambiente. Foto: Salvador Cordaro

Viva Decora Shop
Na parte mais social da casa ETÉ é possível encontrar uma paleta com tons terrosos. Na cozinha nos deparamos com um armário grande ao fundo que forma um gabinete para pia e uma estante alta. Seguidamente o armário é interrompido por um jardim de inverno e depois continua do outro lado do ambiente. 

Grande parte do armário da cozinha é revestido com o padrão Oásis da Duratex, já sobre a bancada podemos encontrar o mármore mais avermelhado, classificado como dolomítico. O mármore dolomítico por ser mais resistente é mais indicado para cozinha.

6. Bancada da cozinha feita com mármore dolomítico. Foto Nathalia Inson

A sala de jantar também é bem contemporânea, tanto a mesa quanto as cadeiras foram feitas pelo mesmo design. As cadeiras em tom de azul marinho trouxeram esse estranhamento proposital na mostra de arquitetura do projeto.

O projeto retrata genuinamente as características dos lares brasileiros
7. O projeto retrata genuinamente as características dos lares brasileiros. Foto: Salvador Cordaro

Seguindo para um dos grandes destaques da Casa ETÉ Duratex temos o estar afundando, ou melhor sala de estar com sofá rebaixado, recurso muito usado nos anos 1970. Esse desnível pode ser observado por meio da escada do ambiente, onde é possível observar essa transição do piso de cerâmica para os degraus com sisal.

A sala de estar fica rebaixada e o piso foi todo forrado com sisal
8. A sala de estar fica rebaixada e o piso foi todo forrado com sisal. Foto: Salvador Cordaro

E aí, o que achou desse ambiente da CASACOR SP 2022? Gostou? Então, não perca a oportunidade de conhecer pessoalmente esse e outros ambientes dessa incrível mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo. A CASACOR SP 2022 está acontecendo no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073 e vai de 05 de julho a 11 de setembro de 2022. Não perca!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Rodrigo Coelho estreia na CASACOR Rio e assina projeto Legado em Transe

Rodrigo Coelho assina ambiente Legado em Transe para a CASACOR Rio 2024

Projeto Manarelli Guimarães | “Living Entrelaços” preservou o piso, a escada e as esquadrias originais da casa | CASACOR Ribeirão Preto

CASACOR Ribeirão Preto: projetos preservam características da casa original, considerada um ícone arquitetônico da cidade

Cris Paola

Feng Shui para Cozinha com Cris Paola: Como Harmonizar a Energia no Espaço

Feng Shui e fluxo de energia na entrada de casa | Cris Paula

Feng Shui e fluxo de energia na entrada de casa | Cris Paola

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36