Ter mais espaço em casa. Este é o objetivo de ao menos um terço das alunas dos meus cursos de organização de armários. Vez por outra a frase vem camuflada com outro pedido, tais como: “Fiz um curso de culinária, passei a cozinhar muito e agora tenho mais utensílios de cozinha” ou “Preciso fazer caber um novo jogo de lençol”.
Mas o foco da casa, permanece na busca por mais espaço. Como geralmente não conseguimos fazer o espaço crescer, ao ouvir um pedido assim meu foco se volta ao espaço existente, e às formas com as quais posso otimizá-lo. E uma das formas mais simples e rápidas que temos para otimizar espaços é com o uso de ganchos. Vou compartilhar algumas soluções que sempre utilizo em clientes e ensina às minhas alunas.
Em cozinhas e louceiros, gosto muito de usar ganchos de metal para organizar xícaras de chá e café, deixando, além de tudo a a área mais decorada. Como muitas vezes não temos como criar uma prateleira extra, os ganchos funcionam como uma espécie de “prateleira aérea”, facilitando bastante a visualização das peças e reduzindo o risco de quebras durante o manuseio.
Casa decorada e organizada é sinônimo de mais tempo livre
Em closets e quartos da casa, costumo usar ganchos para pendurar cintos e colares largos. No entanto, é especialmente para organizar a rotina pessoal do usuário daquele espaço que temos um ótimo feedback no uso dos ganchos. Como? Utilizando-os para organizar a troca de roupa que será usada no dia seguinte. Fácil assim: você escolhe o look, coloca num cabide e pendura o cabide no gancho. Assim economiza minutos preciosos na manhã seguinte. Faço isso há vários anos e garanto que agiliza muito a vida!
Além disso, outro uso bastante comum é o uso de ganchos em banheiros, para pendurar toalhas e outros itens mais pesados, o gancho ajuda a manter a parede decorada e também na organização da casa como um todo.
Caso você queira testar o uso de ganchos sem fazer furos em paredes e armários, saiba que existem versões auto-adesivas que fazem bonito sem nada de sujeira. Basta retirar a película protetora e colar na parede, não se esqueça de verificar as instruções do fabricante para descobrir qual é o peso máximo suportado por cada gancho.
Ingrid Lisboa é colaboradora da Revista Viva Decora, palestrante, consultora e atua na Home Organizer