O método de construção mais tradicional no Brasil, tanto em casa de campo como em casas na cidade, sem dúvidas, é a casa de alvenaria. Por ser tão convencional, ele é o primeiro que vem à mente das pessoas que estão pensando em construir suas casas e também é o que mais inspira confiança.
Aqui, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a casa de alvenaria. Conheça mais sobre esse tipo de estrutura, as variações de modelos de casas de alvenaria e também as vantagens e desvantagens desse método de construção!
O que é casa de alvenaria?
Para quem ainda não sabe o que é casa de alvenaria, vamos explicar da forma mais simples possível. Esse tipo de construção é feito com a sobreposição de tijolos, pedras ou blocos de materiais como concreto e vidro, podendo ou não ser usada também a argamassa.
Posts relacionados
A casa de alvenaria é resistente, durável e estável e pode ser uma ótima opção para quem gosta da tendência de paredes com tijolos aparentes, algo que pode ser aplicado tanto em decorações rústicas, como a casa de madeira, quanto também em outros estilos e tanto na área interna quanto na externa
E, caso você não goste desse tipo de visual, pode cobrir as paredes com revestimento ou pintá-las da forma que achar melhor.
Modelos de casas de alvenaria
Existem, basicamente, dois modelos de casa de alvenaria, a feita com alvenaria convencional e a feita com alvenaria estrutural. Saiba quais são as diferenças entre elas!
Casas de alvenaria convencional
A casa de alvenaria convencional tem paredes feitas com alvenaria e necessita do reforço de vigas e pilares para sustentar a construção, pois apenas as paredes não têm força suficiente.
Algumas das vantagens dos modelos de casas de alvenaria convencional, que é usada desde em casa de campo a casas de alto padrão, são a facilidade de encontrar os materiais necessários, a liberdade na criação do projeto, a mão de obra barata e a possibilidade de alteração de layout mesmo depois de ter a casa pronta.
Porém, é claro que a casa de alvenaria convencional tem também algumas desvantagens, dentre elas a produção de grande quantidade de entulho, desperdício de material e o tempo de construção elevado (esse ponto é comum também às casas de alvenaria estrutural).
Casas de alvenaria estrutural
As casas de alvenaria estrutural dispensam o uso de vigas e pilares, o que gera economia e diminui o desperdício na obra. Isso acontece porque nas casas de alvenaria estrutural são usados blocos especiais e, enquanto a parede é construída, os canos e fios são instalados.
Para dispensar o uso de vigas e pilares, as casas de alvenaria estrutural são reforçadas com o uso de aço e concreto em alguns pontos. Além disso, os blocos usados na construção das casas de alvenaria estrutural também são diferenciados – o que pode acabar sendo um pouco mais caro –, feitos de cerâmica, concreto ou silicocalcário.
As casas de alvenaria estrutural são recomendadas para terrenos planos, casas com até dois pavimentos e para quem gosta da ideia de deixar os blocos aparentes. As desvantagens desse tipo de construção é que não permite fazer mudanças como a alvenaria convencional nem o uso de portas e janelas muito amplas.
Casas pré-fabricadas de alvenaria
As casas pré-fabricadas de alvenaria são um terceiro tipo de casa de alvenaria. Para construir as casa pré-fabricadas de alvenaria, os blocos de alvenaria são feitos em um local e transportados para serem usados na obra.
Para tornar a estrutura mais leve, as casas pré-fabricadas de alvenaria podem ser combinadas com outros materiais, como madeira e vidro. Elas levam em média de dois a três meses para ficarem prontas e são semipersonalizáveis, permitindo que você defina, por exemplo, a localização dos cômodos e o telhado.