A casa conceito aberto é uma tendência que veio para ficar, pois esse modelo de casa representa um estilo de vida onde os moradores dão prioridade por manter suas relações com a família mais próxima trazendo mais dinamismo, amplitude e ambientes sociais mais confortáveis.
O projeto de casa conceito aberto pode apresentar uma série de benefícios para o seu lar, e por conta disso, hoje nós da Viva Decora resolvemos trazer ideias para te mostrar melhor como é uma planta de casa conceito aberto e para te dar dicas de como fazer um projeto de casa conceito aberto confortável e que vai atender todas as suas necessidades. Lembrando que se você pensa em contrate um arquiteto ele poderá te trazer ainda mais ideias incríveis para o seu projeto.
Veja também
- Sala e Cozinha Integrada: +60 Modelos Incríveis para o Seu Lar
- Cozinha Integrada: Saiba Como Decorar +59 Modelos
- Cozinha Conceito Aberto: O Que É +53 Modelos Inspiradores
- Apartamento Pequeno Decorado: Dicas Infalíveis +71 Inspirações
- Apartamento Decorado: +63 Dicas e Ideias para se Inspirar
7 dicas de decoração para casa conceito aberto
Uma das principais características da planta de casa conceito aberto está na ausência de paredes para dividir os ambientes, criando assim a sensação de espaços maiores e garantindo mais funcionalismo aos ambientes.
O projeto de casa conceito aberto tem como finalidade uma casa mais prática, funcional e cheia de estilo. E comumente encontramos modelo de casa conceito aberto onde as salas de estar, jantar e cozinha se integram formando um grande espaço social, ideal para casa pequena conceito aberto.
No entanto, para a planta de casa conceito aberto maior é bem interessante integrar até mesmo mais espaços como a uma varanda gourmet ou mesmo um mezanino, deixando seu modelo de casa conceito aberto ainda mais confortável, dinâmica e funcional.
Mas para te ajudar a encontrar o melhor modelo de casa conceito aberto para você, abaixo separamos algumas dicas bem legais para decorar sua casa com conceito aberto e trazer funcionalidade ao seu lar.
1. Busque uma decoração harmônica entre os ambientes
Uma das primeiras regras para se ter uma casa em conceito aberto bonita é elaborar uma decoração para os ambientes integrados que “conversem” entre si, trazendo assim mais harmonia aos espaços.
No entanto, aqui é preciso ter atenção, pois não é necessário que todos os móveis e cores sejam exatamente iguais, pois quando falamos sobre uma decoração que “conversar” entre si, estamos falando de estilos que se complementam, mas que podem sim ter detalhes diferentes entre si.
Por isso, você pode investir em pequenos detalhes diferenciados para trazer mais charme e personalidade ao espaço gourmet e de estar da sua casa em conceito aberto, contanto que eles ofereçam uma decoração equilibrada e harmônica.
2. Use móveis para dividir os ambientes
Como você já sabe, uma das principais características do modelo de casa conceito aberto está na ausência de paredes, por conta disso, uma regra para decorar a casa de conceito aberto é não encostar todos os móveis na parede, pois são eles que vão ajudar a delimitar espaço e a criar divisão entre os ambientes.
Portanto, seja criativo ao criar os layouts da sua casa de conceito aberto. Sofás ou poltronas, por exemplo, podem delimitar a área da sala de estar, enquanto isso, um buffet ou aparador serve para delimitar a área da sala de jantar. Já a cozinha pode ser feita com ilha trazendo mais modernidade e ajudando a separar esse espaço do restante da casa em conceito aberto.
4. Tapetes também podem delimitar espaço
Além dos móveis que ajudam a criar divisão entre os ambientes de casa com conceito aberto, outra opção de objeto para fazer essa mesma função são os tapetes.
Como em projetos de casa com conceito aberto o piso costuma ser o mesmo para trazer continuidade aos ambientes, os tapetes podem ser peças estratégicas para delimitar os espaços de maneira discreta.
Mas uma dica importante aqui é sempre investir em modelos de tapetes que sejam harmoniosos entre si, mas que não precisam ser necessariamente iguais, apenas em cores semelhantes ou estampas parecidas já basta. E outra dica importante, é investir em modelos de tapetes em cores claras caso seja uma casa pequena conceito aberto, pois isso ajudará a passar a sensação de espaços maiores.
5. Estabeleça finalidade para cada ambiente
Um erro muito comum em casa de conceito aberto é não ter os espaços planejados para a sua finalidade de uso, pois não é porque os ambientes estão integrados que deve-se fazer tudo em todo canto.
Por isso, na sala de estar, por exemplo, invista em poltronas e sofás confortáveis, podendo até mesmo ter luminárias para auxiliar em leituras e mesa de centro e lateral para apoiar objetos decorativos. Já na sala de jantar além da mesa, você pode contar com uma cristaleira ou um buffet para guardar as louças entre outros itens que você usa nesse ambiente deixando sua casa mais organizada.
Enquanto isso, a cozinha precisa de mais espaços para acomodar todos os seus utensílios e garantir uma casa com conceito aberto que esteja sempre em ordem, por isso, bons armários planejados são indispensáveis, lembrando também de investir em uma coifa para evitar que o cheiro e fumaça dos alimentos sendo preparados se espalhe por todos os ambientes.
6. Não comprometa a circulação
Lembra que falamos que uma das grandes vantagens da casa em conceito aberto está na funcionalidade e dinamismo dos ambientes? Pois bem, por conta disso, na hora de montar o layout da sua casa conceito aberto lembre-se de garantir uma espaço de circulação agradável não comprometendo a passagem de corredores e no centro dos ambientes, principalmente se for uma casa pequena conceito aberto.
7. Integre sua varanda
Para deixar sua casa conceito aberto ainda mais bonita e confortável você pode aproveitar para integrar a sua área externa com varanda aos ambientes internos da casa, principalmente se você pretende fazer uma varanda gourmet com churrasqueira e bancada para receber a visita de amigos e familiares para almoços e jantares.
Mas nesse caso de projeto de casa conceito aberto é muito importante ficar atento aos tipos de móveis que vão ser usados na área externa, pois é necessário que eles sejam mais resistentes a intempéries, principalmente se sua varanda for muito aberta.
Além disso, você também pode trazer mais personalidade à decoração investindo em alguns detalhes diferentes em revestimentos que se harmonizam entre si. Um exemplo legal é usar um revestimento de pedra para a varanda gourmet, enquanto a sua sala de estar ou jantar recebe um painel de madeira.