Pisos cerâmicos, acerte na escolha do revestimento
Construção e ReformaAlém de práticos e resistentes, os pisos cerâmicos podem ser muito charmosos, se você considerada instalar esse revestimento na sua casa, confira algumas dicas que a gente separou para você escolher o melhor modelo.
Os pisos cerâmicos vêm ganhando espaço nos projetos de decoração e nas reformas atuais principalmente pela sua durabilidade, sendo muito utilizados com pisos para cozinha. Esse material é feito partir do cozimento de alguns minerais e da argila, e é essa combinação que vai determinar à resistência da cerâmica à riscos pelo uso e por produtos químicos, além da água.
Como utilizar pisos cerâmicos na decoração da sua casa
Os pisos cerâmicos são bem mais porosos que os de porcelanato, por isso, sejam em áreas externas ou internas desde que secas. Também é possível apostar na impermeabilização dos pisos, mas esse acabamento pode deixar a cerâmica mais escorregadia, por isso, nesse caso pense em usar essa opção apenas em áreas internas.
Áreas externas, sujeitas a chuva ou a água, como redor de piscinas e saunas, deve ser mantido poroso, principalmente por conta da segurança, evitando escorregões. Além disso, as peças dessas áreas também devem ser mais resistentes à absorção de água, quando uma cerâmica absorve o líquido pode aumentar de volume e expandir muito.
Uma tendência que também vem ganhando muitos adeptos é a do udo do mesmo material, com acabamentos diferentes, em vários ambientes. Se antes os pisos cerâmicos eram de uso exclusivo de áreas molhadas como cozinhas e banheiros, atualmente o uso em áreas sociais como quartos e salas, além de escritórios.
Pisos cerâmicos em acabamentos diferenciados
O mercado oferece várias opções de acabamentos de pisos cerâmicos, existem modelos que tentam imitar tecidos, madeiras e pedras, o visual é o mesmo com a vantagem de ter uma resistência bem maior e valor mais acessível.
Os pisos claros são os mais usados, muitas vezes porque combinam mais com móveis de uma forma geral, além de ser usados como truque para que os espaços menores pareçam mais amplos. Mas se metragem não é o seu problema, aposte nos pisos escuros, esses acabamentos deixam qualquer ambiente mais elegante e aconchegante.
No momento da compra, você pode se deparar com a classificação por Classe, que influência bastante na escolha, inclusive no preço do metro quadrado. A variação e a quantidade de pequenos defeitos visíveis vão classificar os pisos da Classe A até a C.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!