Toda vez que falamos de organização, a primeira coisa que vem a nossa mente é caixa. A caixa organizadora pode nos ajudar em diferentes ambientes da casa e do escritório.
No passado, não existia a quantidade de produtos organizadores que existem hoje, e as caixas de sapatos eram uma das alternativas para se manter tudo no lugar. Hoje existem aramados, cestos, colmeias e uma variedade de tipos, cores e tamanhos de caixas organizadoras.
Elas podem ser usadas na casa toda: banheiro, cozinha, lavanderia, escritório, salas e quartos. As caixas podem ser de: plástico, polietileno, papel, tecido e madeira.
Vamos ver onde e como usar cada tipo de caixa:
- No armário: use caixas de tecido e que tenham ventilação. Evite usar caixas plásticas totalmente fechadas para guardar roupas, elas precisam respirar para não mofarem.
Veja mais
– Organizar maquiagem: 5 dicas básicas
– Como organizar um guarda-roupa pequeno para o espaço render
– Organização de livros para enriquecer sua decoração
- Na sapateira: retire das caixas de papelão (originais) para respirar, se for usar caixas, use as plásticas com ventilação ou saquinhos de TNT.
- Cozinha, lavanderia e banheiro (áreas úmidas) é recomendado caixas de plástico, pois podem molhar e é fácil de limpar, cuidado com madeira nesses ambientes pois as caixas podem inchar com a umidade.
- Salas e escritórios: as caixas de papel e madeiras são excelentes. Você pode usar para guardar documentos, fotos, lembranças, etc.
Obs: Caixas de papel e polietileno sāo as mais comuns e baratas.
As caixas ajudam na categorização e organização dos ambientes, mais lembre-se que não é para “esconder” a bagunça dentro dela. É necessário usá-las com cuidado e sem exagerar.
Como usá-la da maneira adequada? Nas caixas transparentes é mais fácil identificar o que tem dentro, por isso não adianta jogar tudo dentro dela, faça categorias, exemplos: ferramentas, eletrônicos, medicamentos, etc. Já as caixas decoradas ou nāo transparentes, identifique as dizendo o que tem dentro, assim você não perde tempo abrindo todas para saber o que tem.
Como profissional de organização sempre recomendamos o quadrado e transparente, para que possamos identificar o que há dentro da caixa, mas podemos usar as cores, estampas e temas para decorar os espaços e identificar o que tem dentro. O importante é padronizar as caixas em um mesmo ambiente para que fique mais confortável aos olhos.
Exemplos:
- Caixa plástica de heróis podem ser usada para guardar todos os heróis de um garoto;
- Caixa da Barbie todas as bonecas;
- Caixa com cartas de estampas, pode ser a caixa das lembranças;
- Ateliê, caixa coloridas:
Você deve escolher uma que combina com você e seu estilo, tem caixa para todos os gostos e bolsos. Espero que tenham gostado das dicas!
Kalinka Carvalho é Consultora, Palestrante e Produtora de Conteúdo de Organizaçāo Pessoal e Residencial. Em seu blog dá dicas de organização e disponibiliza gratuitamente listas e checklists para downloads.