Todos nós gostamos de ter uma casa bonita, mas muitas vezes pensamos que para se ter uma decoração original só o que necessitamos é dinheiro, e não é bem assim. Às vezes, somente precisamos de um pouco de criatividade. Podemos criar diferentes espaços com alternativas bastante simples e baratas. Como solução, propomos uma tendência recorrente e cada vez mais usada no mundo da decoração de interiores. Trata-se do DIY, “do it your self”, que traduzido ao português seria “faça você mesmo”.
Esta técnica também chamada de bricolage, pode ser usada para que nós mesmos possamos fazer a nossa própria decoração, sem precisarmos de muita coisa para isso. A base deste método é aproveitar materiais, móveis e peças que já não usamos mais e dar-lhes novos usos. É um tipo de reciclagem que pode dar um toque vintage à decoração de qualquer recinto.
Uma boa ideia é aproveitar raquetes clássicas de madeira, colocando o vidro de um espelho no lugar das cordas. Esse espelho bastante original e muito barato pode ser pendurado no banheiro ou no quarto, por exemplo. Também dá para fazer uma mesa para o jardim usando uma porta velha. Basta lixar e pintar o material, finalizando o trabalho acoplando apoios, como pernas, nas pontas. Sempre é possível aplicar uma demão de tinta em qualquer objeto que tivermos em casa, renovando ou modificando totalmente a sua aparência.
Dessa maneira nós podemos dar um toque especial à decoração do nosso lar com objetos bastante originais que irão deixar as nossas visitas com o queixo caído. Esta renovação de móveis e acessórios da nossa casa no melhor estilo “do it your self” nos permite economizar uma boa quantia de dinheiro. Só precisamos de um pouco de criatividade e alguma habilidade para conseguirmos bons resultados. Há muito material disponível na internet para ajudar os principiantes: passo a passo, fotos e vídeos sobre como fazer.
Para os que estão começando agora no mundo da bricolage, a minha dica é começar por alguma coisa simples e ir aumentando o nível do trabalho aos poucos. O que podia ser jogado fora, por estar velho ou fora de uso, pode tornar-se útil novamente. Se quiser aprender mais sobre como renovar a sua mobília ou fazer novas criações com pouco dinheiro, acompanhe nossos posts aqui, com truques, ideias, dicas e conselhos para conseguir criações únicas e bastante originais. Texto escrito pela Glaucia Torres by Habitissimo