Antigamente, era comum encontrar em casas e apartamentos, o vaso sanitário e o bidê no banheiro. No entanto, com o passar do tempo essa dupla inseparável foi tomando novas direções e hoje, o bidê se tornou uma peça sanitária muito polêmica quando o assunto é construção ou reforma do banheiro.
Pois é, a vida moderna e os novos costumes quase extinguiu o bidê, mas ele foi salvo e pouco a pouco vem conquistando novamente seu espaço próximo ao vaso sanitário.
Nesse contexto, nós da Viva Decora preparamos um conteúdo especial para você conhecer de perto as características e vantagens de investir em um banheiro com bidê. Confira e se inspire em diversos projetos!
Posts relacionados
O que é bidê e para que serve?
Inventado na França no final do século XVII, o bidê é uma peça sanitária normalmente feita com louças de cerâmica e com um tamanho um pouco maior que um vaso sanitário tradicional.
Sua estrutura é equipada com torneira e ralo e é serve basicamente para auxiliar as pessoas durante as etapas de lavagem e higienização das partes íntimas. Tanto que para usá-lo a pessoa precisa sentar de frente para que ela tenha controle sobre o jato e a temperatura da água.
Antigamente, a peça era usada apenas por famílias ricas e pela nobreza. No entanto, hoje em dia é possível se deparar com diversos projetos de banheiro que abraçaram graciosamente a presença do bidê.
Quais as vantagens de ter um banheiro com bidê?
A principal vantagem associada ao uso do bidê na banheiro está relacionada a higiene pessoal. No entanto, antes de optar pela compra ou não da peça é preciso avaliar seus gostos e principalmente o espaço do cômodo onde o bidê possivelmente será instalado.
Por isso, se você é uma pessoa que aprova o uso do bidê no espaço, porém conta com um banheiro pequeno pode certamente fazer uso da ducha higiênica como alternativa. Afinal, ela surgiu justamente para suprir essa necessidade em casas e apartamento pequenos.
Dicas para acertar no modelo do bidê?
Se você deseja incluir um bidê no projeto do seu banheiro é preciso estar atento as dimensões do seu cômodo. Afinal, ninguém merece usar o bidê de uma forma desconfortável e apertada, não é mesmo?
Por isso, antes de realizar a instalação da peça utilize uma trena ou fita métrica para tirar todas as medidas do espaço. Segundo arquitetos e especialistas de decoração recomenda-se deixar um espaço livre de cerca de 30 cm de cada lado do bidê para que o mesmo possa ser usado de forma correta.
O design e acabamento do bidê também devem estar de acordo com o estilo do banheiro. O bidê em louça branca é um dos modelos mais requisitados pelo público.
Em uma decoração clean o bidê branco fica perfeito. Já em uma decoração mais colorida o bidê branco tem a responsabilidade de equilibrar e neutralizar os tons do ambiente. Na imagem abaixo, por exemplo, o vaso sanitário e o bidê branco se conectam com os traços do revestimento de parede do cômodo.
Contudo, se você quer deixar de lado os tons neutros pode investir em opções de bidê com design mais arrojado e moderno. No projeto decorativo abaixo, o vaso sanitário e o bidê em tons de preto foram instalados de forma suspensa no banheiro. Observe que os metais em dourado conferem ainda mais charme e sofisticação para o ambiente.
Como limpar um bidê?
Muitas pessoas não gostam de lavar e desinfetar o vaso sanitário e o bidê. Contudo, essa tarefa não pode ser deixada de lado e ambas as peças precisam necessariamente ser higienizadas e desinfetadas ao menos uma vez por semana. E ao contrário do que muitos pensam não é preciso investir em muitos produtos de limpeza para realizar essa tarefa.
Como lavar e desinfetar o vaso sanitário e o bidê por dentro: Passo a Passo
- Separe um frasco de água sanitária, um copo medidor e uma escova sanitária;
- Antes de desinfetar as louças do banheiro, dê descarga no vaso e deixe a água correr no bidê por alguns segundos;
- Meça ¼ de xícara de água sanitária e despeje nas laterais de dentro do vaso ou do bidê;
- Esfregue toda a superfície interna do vaso ou bidê com a escova sanitária;
- Por fim, dê descarga no vaso e deixe correr a água no bidê para que todo o produto se desprenda da louça do banheiro.
Obs: antes de colocar a água sanitária sobre o vaso ou bidê verifique se o fabricante permite o uso desse produto para limpeza da peça.
Como lavar e desinfetar o vaso sanitário e o bidê por fora: Passo a Passo
- Enxágue o vaso ou bidê com água morna e com uma esponja umedecida e um limpador multiuso esfregue toda a sua superfície, enxágue até retirar toda a solução do limpador e seque o vaso e bidê do banheiro;
- Seguidamente, dilua um 1¼ colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água morna;
- Coloque a mistura dentro de um frasco com spray;
- Rosqueie a tampa e agite a mistura;
- Borrife a solução diluída nas partes externas do vaso e do bidê e deixe agir por um minuto;
- Segue com uma toalha seca e limpa ambas as peças do banheiro.
Como reaproveitar o bidê na decoração?
Se você alugou ou comprou uma casa onde o bidê já fazia parte do projeto do banheiro não se preocupe, pois é possível reaproveitá-lo na decoração caso você não tenha interesse em utilizá-lo para a função convencional.
Nesse contexto, uma das maneiras mais criativas de reaproveitar o bidê no banheiro é transformando sua estrutura em um terrário de suculentas ou vasos de plantas. Nesta etapa, procure escolher quais espécies de plantas melhor se adaptam a ventilação e entrada de luz natural recebida pelo seu cômodo.
Confira 5 plantas perfeitas para o banheiro
No entanto, caso você não queira inserir plantas nesse cômodo é possível incluir uma tampa sobre o bidê e assim utilizá-lo como mesa. Sua superfície pode servir de apoio para bandejas, cestas, vasos com flores artificiais e revistas, por exemplo.
E aí, gostou das dicas? Então, aproveite para conferir nossa galeria de fotos abaixo com mais alguns projetos com bidê!