A Begônia Maculata é a mais nova queridinha dos “loucos das plantas” e você certamente já deve ter se deparado com alguma imagem dela nas redes sociais. Folhas verdes alongadas, assimétricas e com pequenas bolinhas brancas na parte frontal marcam sua identidade e transformam a decoração de diferentes ambientes.
Nesse contexto, se você já se apaixonou por essa plantinha e está curioso para conhecê-la mais de perto, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora separamos dicas exclusivas de como cultivá-la, bem como, ideais de como usá-la na decoração da casa. Confira e deixe o verde invadir seu ambiente!
Veja Também:
Begônia Maculata: características e curiosidades da planta
Nativa das matas brasileiras, a Begônia Maculata é uma planta de visual exótico e encantador que foi ganhando cada vez mais espaço no mercado de decoração. Suas folhas em tom verde-oliva marcado por manchas circulares brancas, que parecem ter sido pintadas à mão retratam uma verdadeira obra de arte natural.
Não à toa: que cada folha nos reserva uma surpresa. Além disso, de tempos em tempos, quando o inverno acaba é comum a Begônia Maculata flor nos presentar com um caule repleto de flores brancas.
Vale ainda comentar, que segundo relatos do mundo da moda, a beleza da Begônia Maculata também foi responsável por inspirar Christian Louboutin na criação do icônico sapato com solado vermelho visto que o verso da folha da planta também conta com um rico tom avermelhado carmim.
Conheça diferentes tipos de begônia
Existem cerca de 1.500 espécies diferentes de begônias catalogadas na natureza e cada uma delas apresenta características únicas que tornam a planta uma excelente opção decorativa para jardins, vasos de cerâmica e jardineiras.
Dentre as Begônias mais populares podemos destacar a Begônia Sarmentosa (repleta de flores volumosas), a Begônia Cerosa (cuja flor apresenta um pequeno miolo amarelo característico) e a Begônia Maculata (espécie caracterizada por folhas verdes com pequenas bolinhas brancas na superfície).
Como usar a Begônia Maculata na decoração?
Segundo o Feng Shui, as Begônias trazem o significado de “harmonia para o lar”. Além disso, elas simbolizam o amor leal e o afeto profundo. Logo, pode-se dizer que além de lindas elas ainda carregam uma energia muito positiva.
Na decoração, a Begônia Maculata não passa despercebida. Na sala de estar, ela pode complementar a composição da mesa de centro, aparador ou painel para TV. Já na sala de jantar, sua presença pode trazer um toque especial para o centro da mesa de jantar, principalmente com outras flores junto, como o girassol.
Nos dormitórios o vaso da Begônia Maculata também pode marcar sua presença, seja sobre as cômodas do quarto, escrivaninhas, penteadeiras ou criado-mudo. Na imagem abaixo, a Begônia Maculata foi posicionada ao lado da cabeceira de ferro e combinada com outras espécies.
Como plantar Begônia Maculata?
Se você deseja fazer mudas da Begônia Maculata, seja para aumentar o números de vasos de plantas em casa ou para presentear alguém especial, saiba que as etapas de germinação de uma nova planta não são complicadas.
Para que a formação de uma nova muda tenha sucesso é preciso que você corte um pedaço do caule com cerca de 3 folhas e coloque-o dentro de um pote com água. Procure deixar o recipiente com o pedaço de caule próximo a uma janela para que ele recebe luz natural indireta.
Por fim, assim que as raízes da Begônia Maculata muda crescerem no pote de água, basta retirá-lo do recipiente de vidro e plantá-lo diretamente na terra.
Dicas e cuidados Begônia Maculata para seguir
Apesar da Begônia Maculata ser pouco exigente nos cuidados, algumas informações e dicas de cultivo são sempre bem-vindas para que a sua plantinha possa crescer forte e saudável. Nesta direção, separamos abaixo alguns fatores que devem ser levados em consideração e que podem fazer toda a diferença no desenvolvimento da sua planta.
- Rega: a dica é manter a terra sempre úmida, mas nunca encharcada. Neste caso, procure regá-la ao menos 2 vezes por semana e evite que durante a rega a água entre em contato com suas folhas, ou seja, a rega deve ser feita diretamente no solo;
- Iluminação: a Begônia Maculata é uma planta de meia-sombra, por isso recomenda-se deixá-la próxima a uma janela para receber a luz natural indireta;
- Floração: durante a floração a Begônia Maculata normalmente investe muita energia na reprodução, por isso não se assuste caso nesse período ela aborte suas folhas;
- Atenção com crianças e animais: apesar da aparência encantadora, a planta é tóxica se ingerida, portanto mantenha-a fora do alcance de animais ou crianças.