Quando se trata de decoração, o elemento chave é sempre ter algumas peças de destaque. Um quadro especial, uma parede com um tratamento diferente, um tapete colorido, ou se quiser investir um pouco mais, podemos acrescentar um móvel de algum designer ou herança de família podem ser transformados em bancada para banheiro.
Para o banheiros pequenos não é diferente. O que torna um banheiro comum em um banheiro bacana é a decoração. Esse cômodo da nossa casa, muitas vezes subjugado, pode guardar um potencial muito transformador!
Se tratando do banheiro, temos alguns elementos principais que merecem destaque, em especial a bancada do banheiro. Normalmente, o elemento principal do banheiro, com exceção dos banheiros que são generosos, é a bancada. Todo o charme, a atenção é voltada para esse espaço.
Por se tratar de um elemento de destaque, a bancada do banheiro oferece uma flexibilidade maior e com isso uma possibilidade quase infinita de ideias e alternativas. Não importa qual o budget para de investir, se pensada com atenção e um pouco de criatividade, sem dúvidas seu banheiro ficará incrível e único.
Bancada para banheiro é destaque no ambiente
Em uma pesquisa breve na internet, podemos listar uma boa gama de tipos, modelos e gostos. Temos o modelo clássico e mais convencional que é a bancada em granito ou mármore com pia apoiada ou esculpida na própria pedra. Esse modelo de bancada para banheiro por ser clean e elegante vai bem com qualquer estilo e tamanho, sem erros. É a solução mais prática para um “up” no ambiente. Uma variação desse estilo, já mais ousado e diferenciado é utilizar outros materiais para a bancada.
Bancada em chapa de madeira, madeira bruta, de demolição, bancada em concreto moldado in loco ou mais alternativo, com uma porta antiga com o tratamento adequado para resistir à umidade do ambiente. A umidade é um fator muito importante caso você opte por uma solução alternativa, pois o banheiro é um ambiente em que a água é um elemento muito presente, tanto no vapor do chuveiro como na limpeza, onde muitas vezes é feita jogando água com produtos químicos e lavando.
Outras idéias que podemos achar são reutilizando móveis antigos ou inutilizados para uma nova função. Neste aspecto a criatividade e imaginação não têm limites. Podemos usar desde a base de uma máquina de costura antiga, como uma cômoda, um aparador e até a carcaça de uma bike antiga.
O gabinete é algo opcional. Vai da sua necessidade. Se prefere guardar o estoque debaixo na bancada para banheiro e tem muitas coisas, um gabinete fechado é recomendado, mas não obrigatório. Podemos guardar em prateleiras ou em caixas expostas debaixo da bancada. Expor objetos e elementos que antigamente se esconderiam como o sifão, estão cada vez mais a vista e se integrando, fazendo parte da decoração dos ambientes.
Como falamos, a bancada para banheiro é o destaque do ambiente. Por essa razão é sempre recomendado dar uma atenção especial e manter sempre organizada. Mesmo que tenha muitas coisas que prefere que fiquem em cima, podemos arranjar em grupos e expor em cima de bandejas decorativas com um toque de charme e acrescentar um vaso de flores e folhas especiais para o banheiro assim como difusores de aroma.
Ricardo Horiuchi é colaborador da revista Viva Decora e profissional de arquitetura da motirõ [arquitetos]