Você sabia que o bambu mossô é uma das espécies mais conhecidas de bambu? A palavra mossô deriva do nome chinês “Mao Zhu” que significa bambu peludo e estes pelos são uma defesa da planta para proteger contra os ataques de insetos.
Essa é uma das plantas mais usadas pelos decoradores, paisagistas e arquitetos para decorar ambientes internos e externos. Agora que você já sabe da origem do bambu mossô, separamos algumas dicas dessa planta escultural para você cultivar em vasos ou jardins de sua casa.
Confira também:
O bambu mossô possui folhas e hastes verdes que podem atingir uma altura de até 25 metros com diâmetro de 12 a 15 cm. Essa espécie se adapta a diversos tipos de climas e temperaturas.
Como o bambu mossô não forma touceiras é possível plantar uma única muda no jardim ou até mesmo em vaso. Quando você desejar cultivar um maciço de mossô será necessário plantar várias mudas, uma ao lado da outra.
Assista o vídeo com dicas de como cuidar de bambu mossô
A praticidade do Bambu Mossô Artificial
Para você que deseja decorar um ambiente e não quer ter muito trabalho com regas e adubações, opte pelo bambu mossô artificial. O bambu mossô artificial pode ser encontrado no mercado em vários tamanhos de 1,20 a 2,00 metros de altura.
Uma das vantagens de possuir um bambu mossô artificial é que você não terá que se preocupar com a manutenção, pois os cuidados com uma planta natural exigem regas permanentes, adubação, pulverização e principalmente iluminação.
Veja como cultivar bambu mossô
Você quer aprender como cultivar bambu mossô para decorar a sala de estar ou a varanda de sua casa? Vamos dar algumas dicas para que a sua planta se desenvolva de forma adequada.
O bambu mossô necessita de solos permeáveis e férteis, além de exposição à luz solar e regas semanais para garantir que o bambu dure por muito tempo.
Passo o passo de como cultivar bambu mossô
- Adquira um vaso grande e de preferência de cimento para garantir a estabilidade da planta;
- Utilize sob o vaso uma bandeja para reter a umidade;
- Encha a bandeja com pedriscos para não deixar a água exposta;
- Coloque no fundo do vaso, cascalhos ou pedras em torno de 5cm;
- Preencha o vaso até a metade com substrato de densidade leve;
- Coloque a muda de bambu mossô;
- Preencha o restante do vaso com terra e deixe 5cm de terra abaixo da borda do vaso;
Caso você prefira, coloque sobre a terra cascas de pinho ou pedras para arrematar o vaso. Durante o primeiro mês, regue o bambu mossô pelo menos três vezes por semana. Após isso, a rega deverá ser feita uma vez por semana.
As janelas e varandas são os locais mais indicados para você colocar um vaso com bambu mossô, pois a planta precisa de muita iluminação natural. O bambu mossô confere ao ambiente uma decoração sofisticada e requintada, independente do estilo de decoração.
Confira os principais cuidados para bambu mossô
Se você tem essa planta dentro de casa, saiba que a parte mais delicada dos cuidados para bambu mossô são as regas. O bambu mossô é vulnerável ao excesso de água, por isso regue sempre com pouca quantidade.
O bambu mossô é uma planta de crescimento rápido e necessita periodicamente de nutrientes para o seu desenvolvimento. Você pode utilizar fertilizantes ricos tipo NPK 16-16-16, mas preste atenção, não aplique esse fertilizante nos seis primeiros meses depois do plantio.
Com poucos cuidados e custo baixo, o bambu mossô natural ou artificial é uma planta que preenche os espaços vazios na decoração, levando equilíbrio na composição visual do ambiente, tanto em residências e espaços corporativos.
As plantas como o bambu mossô tem um efeito relaxante sobre as pessoas e são muito utilizadas para humanizar os ambientes.
Essa espécie também proporciona um efeito tranquilizante e por essa razão, o bambu mossô é bastante usado em clínicas médicas e casas de repouso.
Cuidados para bambu mossô no jardim
Para você plantar o bambu mossô em jardins ou canteiros, saiba que é necessário preparar uma cova de tamanho maior que o torrão da planta. Prepare um balde com terra e adubo, colocando parte dessa mistura no fundo da cova.
Depois, acomode o torrão e complete nas laterais com o resto da mistura. Se a sua muda tiver mais que 2 metros, coloque um tutor no bambu e regue diariamente nos primeiros dias.
Um detalhe importante antes de adquirir e plantar um bambu mossô dentro de casa é verificar o espaço que você tem disponível porque a planta cresce bastante e ocupa um espaço considerável.
O bambu mossô traz para dentro de casa a natureza e proporciona um alívio as pressões do cotidiano, decorando de forma personalizada o ambiente.
Confira + 31 ideias para decorar o seu ambiente com bambu mossô
Inspire-se e crie uma atmosfera gostosa e tranquila em sua casa, utilizando essa planta escultural, chamada bambu mossô.