Para quem se identifica com os elementos que norteiam a construção de um projeto de arquitetura sustentável certamente irá se apaixonar pela Casa GGL, localizada na cidade de São Paulo.
O imóvel que foi concebido para um jovem casal e construído em um terreno estreito e comprido, 10m x 30m, foi totalmente planejado e projetado pelo escritório Studio AG Arquitetura, de forma a aproveitar toda a beleza paisagística, iluminação e espaço disponível. Confira cada ambiente criado e se inspire!
Veja também:
A arquitetura da residência que conta com 3 pavimentos e um rooftop (telhado) faz uma releitura das casas tradicionais que possuem uma estrutura com telhado duas águas. A fachada do imóvel é feita em perfis metálicos revestidos na parte frontal e traseira por uma placa laminada de alta pressão que possui grande durabilidade.
O subsolo abriga a garagem e área técnica da casa, enquanto o térreo recebe a área social da casa, incluindo a sala de estar, cozinha, sala de jantar e a área de lazer externa com espaço gourmet, jardim vertical, sauna e piscina elevada.
A área social interna abriga a cozinha, área de serviço, sala de estar e jantar com acesso direto ao jardim. A área social interna, em especial embora se integre na maior parte do tempo com o ambiente externo, possui portas que correm em trilhos, o que traz privacidade aos ambientes internos em dias de eventos.
Ainda na área externa a piscina elevada de natação foi implantada em um recuo obrigatório de 1,50m em uma das laterais da casa. Alinhada a estrutura da piscina podemos destacar o amplo jardim vertical com folhagens que mesclam tamanhos, formatos e texturas.
Vale destacar que janelas camarão filtram a luz natural que entra nos quartos que estão virados para a lateral, enquanto a suíte principal tem vista para o jardim dos fundos.
A casa GGL conta com janelas amplas de vidro que permitem a visão e contemplação do ambiente externo.
Todo o design de interiores proposto para o imóvel foi pensado sob três esferas: funcionalidade, conforto e beleza. Elementos amadeirados e móveis em tons neutros invadem o espaço e trazem a sensação de aconchego. Na parede da cozinha, acima da bancada, um destaque especial: a adega foi criada a partir da própria concretagem da parede (vide foto 11).
A natureza também se faz presente dentro da casa GGL por meio de um lindo jardim de inverno na sala, intensificando ainda mais essa sensação de acolhedora e fresca no ambiente.
A escada flutuante que interliga o primeiro pavimento ao segundo se destaca pela seu design moderno. Para quem não sabe a escada flutuante é dotada desse nome quando os degraus são instalados de forma individual apresentando um ponto de apoio, que se dá a parte fixa à parede ou chumbada a uma estrutura metálica central. Nesse projeto em especial os degraus da escada são fixados à parede, como mostra a imagem abaixo.
No segundo pavimento da casa GGL abriga a área íntima da casa, composta por três suítes e uma sala. Neste pavimento é possível se deparar com rasgos no teto que evidenciam a influência da luz natural nos ambientes, que além de promover a economia de energia elétrica também facilitam o cultivo de plantas dentro do imóvel.
Por fim, temos a escada metálica vazada que dá acesso do segundo pavimento para o terceiro e último pavimento do imóvel – o rooftop (telhado). As claraboias acima da escada permitem a entrada de luz natural no ambiente.
No rooftop (telhado) foi construído um lindo e aconchegante solário, onde tanto os moradores quanto os visitantes podem apreciar a paisagem do entorno do imóvel. No espaço é possível encontrar diversos vasos de plantas e puffs gigantes e coloridos com tecido impermeável.