Quem de nós nunca abriu o armário ou guarda roupa, encontrou ele lotado de roupas e pensou que não tinha nada para usar? Com certeza isso não acontece por falta de opção e sim porque temos muitas coisas que já não gostamos mais, que não servem ou mesmo que não sabemos como usar. A resposta para essa situação pode ser só duas palavras: armário cápsula.
Esse conceito surgiu ainda nos anos 1970, quando a estilista Susie Faux criou a ideia de um armário composto por poucos itens que fossem essenciais, atemporais e que combinassem entre si. Mais recentemente, o armário cápsula se tornou tendência quando blogueiras começaram a adotá-lo como estilo de vida ou mesmo como um desafio.
Se você está querendo ter um guarda-roupa minimalista, o armário cápsula pode ser exatamente o que procura. Aqui, vamos falar sobre as características dessa alternativa e daremos dicas que vão ajudar na organização do seu armário cápsula!
Posts relacionados
Como montar um armário capsula?
O mais básico que temos que saber sobre o guarda-roupa cápsula é que para montá-lo vamos escolher uma quantidade limitada de peças. A princípio, isso será feito apenas com o que já temos. Porém, caso seja necessário, é permitido também comprar coisas novas – desde que elas se encaixem no seu armário cápsula e sejam úteis.
Para fazer essa seleção, você vai precisar exercitar o desapego ao analisar seu closet. Sabe aquela peça que você usou muito há uns anos, mas não usa mais? Então, fica de fora. E aquela lindíssima que nunca usou porque está esperando o momento perfeito? Também não entra. Pode doer, mas, pode acreditar, o armário cápsula vai te fazer ficar apenas com aquilo que faz sentido e que você realmente gosta.
Como escolher as peças para o armário cápsula
Lendo o que dissemos no tópico anterior, algumas pessoas vão dizer que nunca conseguiriam fazer isso, que não saberiam nem por onde começar. Pois bem, para ajudar nesses primeiros passos, vamos dar algumas dicas bem práticas para quem realmente quer ter um guarda-roupa compacto.
O pontapé inicial pode ser dado realizando uma tarefa simples: observe as roupas que mais usou nas últimas semanas. Procure padrões, como tipos de peças que se repetem e cores mais usadas. Isso vai te ajudar a entender o que faz mais sentido no seu dia a dia e vai facilitar na hora de começar a escolher as roupas que vão ficar no armário cápsula.
Considere também as atividades do seu dia a dia, como trabalho, exercícios físicos que pratica e o que faz no tempo livre. Tudo isso vai influenciar na seleção das peças do guarda-roupa cápsula – armário capsula.
Pense ainda na sua personalidade, em como você se vê e quer ser visto. Para ajudar nisso, você pode fazer pesquisas online e usar ferramentas como o Pinterest para fazer boards com inspirações que usam roupas similares às suas para montar o armário capsula perfeito.
Dicas para organizar o seu armário cápsula
Apesar do armário cápsula que se popularizou ter cerca de 30 peças por estação, como um armário cápsula inverno e um armário cápsula verão, isso não faz tanto sentido para o Brasil. Para ter roupas para o ano todo, a quantidade total de peças pode subir, mas o máximo recomendado é até 70 peças.
Na contagem de peças do armário cápsula já estão inclusas as roupas de estação, como roupas de frio e biquínis. Já as roupas íntimas, roupas de festa, de ginástica e acessórios, como bolsas, não contam.
É indispensável que as roupas escolhidas combinem entre si, por isso pode ser interessante apostar em roupas versáteis. Daí vem a ideia de que um guarda-roupa minimalista é, necessariamente, composto apenas de peças neutras e básicas, mas isso não é regra. O que conta é o seu estilo, a sua personalidade, é ter coisas que você realmente vai usar.
Cores e estampas são permitidas, lembre-se apenas de conferir se elas conversam entre si, se combinam com o restante do armário cápsula. Para isso, a nossa dica é se ater a uma paleta de cores, assim você tem um guia que garante que suas peças, mesmo as estampadas, vão poder ser harmonizadas entre si.
Ah, tenha atenção à proporção das peças no seu guarda-roupa compacto. É melhor ter mais partes de cima do que de baixo. E, quando estiver tudo quase pronto, separe o que decidiu que não vai manter e doe para alguma instituição.
Mudanças que vêm com o armário cápsula
A sustentabilidade é parte do conceito de armário cápsula, assim como a praticidade e a simplicidade. Além de tudo isso, essa mudança com certeza vai trazer outros benefícios, como maior criatividade na hora de usar suas roupas e carinho por cada peça que você tem.
Com a mentalidade do guarda-roupa cápsula, você também vai aprender a investir melhor nas suas roupas, a pensar em qualidade e não em quantidade. Isso é essencial, pois, para ter poucas peças, você vai precisar que elas sejam mais resistentes e durem mais tempo.
E, como vai manter apenas as peças que usa no seu guarda-roupa, vai aprender a “comprar” dentro do seu próprio estoque. Ou seja, aquelas roupas de estação vão entrar no armário cápsula quando outras saírem e você pode guardá-las para usar depois, quando o tempo virar de novo.
Por fim, se for comprar algo novo, algo “da moda”, faça uma troca tirando uma peça do seu armário cápsula. Dessa forma, você mantém tudo sob controle e tem maior consciência até mesmo dos seus gastos.
Sugestão de armário cápsula
Para guiar você no começo do seu processo de construção de um armário cápsula, fizemos um infográfico com alguns itens que consideramos básicos e essenciais. Confira!