A arandela de madeira é a peça perfeita para complementar com estilo e personalidade a iluminação e decoração de casas de campo, chácaras, sítios e até casas e apartamentos dos grandes centros urbanos. Afinal, a estrutura atemporal, orgânica e versátil das arandelas de madeira favorecem o seu uso nas mais diferentes propostas decorativas.
Logo, se você está em busca de inspiração sobre quais modelos podem fazer parte da sua decoração, veio ao lugar certo. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar dicas de como escolher os melhores modelos de arandela de madeira para usar em ambientes internos e em áreas externas. Confira e escolha sua peça favorita!
Veja também:
Como escolher a arandela de madeira ideal para o projeto?
A arandela é basicamente uma luminária de parede, cujo objetivo é proporcionar conforto, aconchego e estilo na decoração de diferentes ambientes. Contudo, por se tratar de uma iluminação de apoio as arandelas não devem ser utilizadas de forma isolada em um ambiente, mas sim complementando uma outra iluminação mais forte já instalada no espaço.
Mas, afinal para que serve a arandela? Se a sua intenção é decorar a parede de um ambiente, realçar a presença de uma obra de arte, uma escultura de parede, um quadro de fotografia na parede ou acentuar a posição de algum móvel no ambiente como sofá, poltronas e mesa lateral, então as arandelas certamente poderão te ajudar.
No mercado há uma diversidade de modelos de arandela de madeira com tamanhos, formatos e cores distintos. Por esse motivo, é preciso avaliar com cuidado as opções vendidas para que a peça se encaixe perfeitamente no seu espaço.
Confira dicas de como escolher a arandela de madeira ideal
- Defina o local: defina em qual ambiente do imóvel a arandela de madeira será instalada. Isso porque, em se tratando de áreas externas como garagens e varanda gourmet a arandela deverá ser confeccionada em um material mais resistente e tratado de forma a suportar as variações climáticas;
- Avalie a finalidade da peça: a arandela de madeira deverá atender qual necessidade no cômodo? Ela irá realçar alguma obra de arte, móvel específico ou ela irá ajudar na sinalização de áreas de circulação?
- Arandelas fixas ou articuladas: as arandelas fixas são ideais para espaços favorecem a sinalização de ambientes de circulação e valorizam detalhes da arquitetura, enquanto as arandelas articuladas, por exemplo, são perfeitas em banheiros ou lavabos para auxiliar no barbear ou na maquiagem;
- Considere o tamanho e decoração do ambiente: anote as medidas do cômodo para assim definir a quantidade certa de arandelas necessárias . Além disso, avalie os diferentes formatos, tamanhos e cores para que a peça se conecte com o restante da decoração.
Qual a altura ideal para instalar uma arandela?
As arandelas podem ser distribuídas em diferentes alturas. Considerando uma altura média entre 1,10 e 1,50 m, a arandela de madeira traz o efeito para uma iluminação mais pontual, ou seja, a luz irá realçar todo objeto ou móvel que estiver embaixo da arandela de madeira.
Agora, caso você deseje incluir a arandela de madeira em locais onde a circulação de pessoas é constante, a dica é fixá-la a uma altura maior entre 1,80 e 2,10 m, para que assim ninguém esbarre na peça.
Como usar a arandela de madeira para parede em ambientes internos?
Na área interna a arandela pode ser utilizada para complementar a iluminação de praticamente todos os cômodos da casa. No hall de entrada ela pode ser fixada próximo ao aparador, quadros ou vasos decorativos presentes logo na entrada do imóvel.
Na sala de estar, a arandela de madeira pode decorar graciosamente a mesa lateral posicionada ao lado do sofá do ambiente, conferindo uma iluminação pontual e confortável ao espaço.
No quarto, as arandelas de madeira podem ser fixadas acima da cabeceira ou nas laterais da cama. Sua presença além de trazer um toque aconchegante para a decoração, otimiza o espaço do móvel que está sendo iluminado embaixo uma vez que dispensa a necessidade de uso de luminária para quarto de mesa. No entanto, vale comentar que as arandelas não servem como luz de leitura, devido a iluminação ser indireta.
Formatos ainda mais inusitados podem ser encontrados no mercado como é o caso da arandela de madeira com prateleira, ou seja, além da arandela auxiliar na iluminação do cômodo sua estrutura serve de apoio para objetos decorativos.
Como escolher arandela de madeira externa?
Ao contrário das arandelas internas, as arandelas de madeira externa devem ser confeccionadas em material resistente para suportar as variações climáticas. Sendo assim, durante a escolha certifique-se que a arandela é feita de madeira maciça ou que ao menos sofreu algum tipo de tratamento para proteção contra água e insetos.
Na área de lazer pequena, por exemplo, é natural que você precise instalar mais de uma arandela no local. Neste caso, o ideal é que todas sejam do mesmo modelo e que respeitem e se conectem com o restante da decoração do espaço.
Agora que você já sabe como escolher a arandela de madeira ideal para o seu projeto, confira nossa galeria de fotos e se inspire em mais alguns modelos criativos.