A arquiteta Lucilla Mesquita assumiu a responsabilidade de transformar um apartamento de 68m² em um verdadeiro lar para mãe e filha. E o resultado não poderia ser melhor. Afinal, o conceito que norteou todo o projeto foram as referências étnicas, principalmente japonesas.
E aí, curioso (a) para conhecer de perto todas as mudanças realizadas neste imóvel localizado no bairro Morumbi, em São Paulo. Então, atente-se aos próximos tópicos e se inspire neste lindo projeto que levou 120 dias para ser finalizado!
Veja também:
Hall de entrada e áreas sociais
Começando pela entrada do apartamento, ao passar pela porta de madeira, temos um pequeno hall com objetos decorativos e parede que faz divisa com a cozinha.
O primeiro ambiente que compreende a área social do imóvel, em formato retangular, integra os ambientes da cozinha, sala de estar, sala de jantar e varanda.
Como a reforma não realizou a alteração do piso de porcelanato bege, original do apartamento, a solução encontrada foi abusar da cor azul para rodear toda a área social ao qual deu um efeito de rodapé alto. Dessa forma, a transição do piso para as paredes se deu pela pintura colorida.
Logo, de antemão nossos olhos se deparam com o revestimento da parede dividido em duas cores e texturas: madeira clara e tom azul. Essa brincadeira por sua vez trouxe um toque descontraído ao imóvel e alongou o pé direito da sala.
Revestimento preto e móveis em madeira se misturam no décor da cozinha
Sabendo que a cliente gosta muito de preto, a arquiteta priorizou o uso da cor na cozinha e no sofá, de forma que o projeto não ficasse muito pesado.
A bancada para cozinha foi feita em São Gabriel, um granito nacional, com ótima resistência e pouca absorção. Para o revestimento da parede, optou-se por fixar pastilhas pretas foscas e brilhantes. Os armários com acabamento em madeira entram em ação e trazem o equilíbrio necessário para o décor. Já o ripado de madeira camufla parcialmente o ambiente mencionado.
Apesar do layout da lavanderia ter se mantido original, a arquiteta instalou uma porta de vidro de correr para separar ambientes, bem como, fixou um armário multiuso com prateleiras para auxiliar na organização de itens de limpeza.
O corredor trouxe soluções de acesso para outros ambientes
No projeto do corredor, a arquiteta fez um trabalho de forração de madeira ao qual se conecta diretamente com o painel ripado instalado. O jogo de portas do corredor por sua vez trouxe a solução de acesso para os ambientes de banheiro, quarto, closet e quarto com suíte.
Vale comentar que a porta do fundo do corredor dá acesso direto ao closet, ou seja, mãe e filha podem acessar o closet sem passar pela suíte. Contudo, no closet foi estruturada uma porta de correr que dá acesso à suíte e banheiro.
Banheiros com decoração clean e aconchegante
Nos dois banheiros do apartamento o branco foi escolhido para os móveis. No entanto, o que diferencia um ambiente do outro são os revestimentos escolhidos. No banheiro também usado como lavabo, o revestimento de parede se dividiu entre pintura azul e revestimento de tijolinho branco em meia-parede.
Já no banheiro master da suíte o revestimento de parede escolhido foi o porcelanato “tipo” madeira. O espelho adnet e a prateleira para banheiro branca completa a decoração do espaço.
Varanda e cantinho zen conectados
Ao passar pela porta de correr tripla as moradoras e demais visitantes tem acesso a varanda que sutilmente foi dividida em dois ambientes. De um lado temos uma área gourmet moderna decorada com móveis vermelhos e ladrilhos hidráulicos.
Enquanto do outro lado da varanda foi criado um cantinho zen aconchegante e convidativo para a prática de meditação e yoga. Os móveis feitos sob medida trazem conforto e somam ainda mais assentos no apartamento.