Integrar, iluminar e apostar em uma marcenaria inteligente são algumas medidas que podem valorizar ambientes compactos e apartamentos pequenos.
Com a falta de espaço nas grandes cidades, não para de crescer o número de lançamentos de studios e apartamentos pequenos, de até 55m². Mas nem sempre o projeto original oferece boas soluções para que os moradores desfrutem melhor dos ambientes, favorecendo a estética e a harmonia. Veja abaixo as soluções que apresentamos para cada caso, seja a partir da integração ou multifuncionalidade dos ambientes. Há sempre uma saída para o conforto sem abrir mão da elegância, até mesmo em apartamentos com metragem reduzida.
Neste studio de 35m², por exemplo, não havia espaço para uma mesa de jantar, então apostamos em uma cozinha americana com uma imponente bancada que reúne cooktop e ao mesmo tempo um canto para refeições. A combinação da marcenaria (tom de madeira mel) com o revestimento da bancada (marrom) trouxe bastante harmonia e elegância.
Veja mais Relatos de Projeto:
Já neste apê de 45m², a moradora precisava de um canto para trabalhar. Uma mesa que segue o desenho da estante da TV foi projetada para realizar esta tarefa. Resolvemos criar uma decoração fluída, que tivesse continuidade no espaço.
Neste apartamento de 55m², além da integração da cozinha, que possibilitou a inclusão de uma mesa de jantar separando sutilmente os ambientes (cozinha e sala de estar), investimos em portas de correr envidraçadas entre a varanda e a sala, para trazer mais luz e claridade. Aliás, a iluminação foi outro destaque que trabalhamos neste projeto para valorizar os ambientes e integrá-los de forma equilibrada.
Neste compacto dormitório, de um apartamento de 50m², colocamos portas de correr entre o quarto e o banheiro, mas deixamos uma parte envidraçada, com transparência, para a área do box, onde aplicamos um revestimento lindo de pedras que acabou fazendo parte da decoração do ambiente.
Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama são profissionais impulsionados pela arte de inovar.
Criativos e ecléticos, os arquitetos não costumam adotar um estilo único em seus projetos. Pelo contrário, procuram mesclar diversas referências, do clássico ao contemporâneo. Parceiros também na vida pessoal, Gerson e Ana formam uma dupla de sucesso, acrescentando às suas obras referências culturais, históricas e carregadas de emoção e sensibilidade. Para eles, cada projeto é único.