Apartamento Pequeno: um espaço aconchegante para viver
Relato de ProjetoLocalizado no bairro do Brooklin, em São Paulo, este apartamento pequeno de 50m2 reflete a personalidade de sua moradora – uma jovem executiva que, apesar da correria do dia a dia, gosta de receber os amigos e a família para celebrar a vida.
Visando conforto e praticidade, a marcenaria foi o ponto de partida do projeto do apartamento pequeno. Moderna e funcional, deixou tudo à mão e, ao mesmo tempo, de forma organizada. Também foi a solução encontrada para incorporar diversas funções em um mesmo espaço, como ter a sala de jantar, o home theater e a sala de estar juntos numa área de apenas 12m2 do apartamento pequeno.
Ás vezes mudanças estruturais são necessárias num apartamento pequeno
Algumas mudanças estruturais foram necessárias para atender às necessidades da proprietária do apartamento pequeno. A área de serviço, por exemplo, tinha um banheiro antigo e sem uso. Para aproveitar melhor esse espaço, esse ambiente foi transformado em um lavabo, que foi uma exigência da moradora, já que o imóvel só contava com o banheiro da suíte. O lavabo foi conectado à sala por uma porta de correr. A obra foi grande, apesar do espaço pequeno, porque envolveu grandes mudanças hidráulicas.
Moderna e despojada, a sala de jantar integrada à cozinha acomoda confortavelmente quatro pessoas. Para deixar o espaço mais charmoso, na mesa foram usadas cadeiras misturadas a um banco.
O banco funciona também como baú, para armazenar toalhas e jogos americanos. O futon sobre o banco recebeu dois tecidos diferentes, um em cada lado, possibilitando variar a proposta de decoração do apartamento pequeno.
A cozinha também foi totalmente planejada para aproveitar cada centímetro do apartamento pequeno. O espaço é muito restrito e a moradora prioriza organização, portanto foi necessário apostar em armários sob medida e nichos para acomodar eletrodomésticos, copos e louças.
Antes voltado para a área de serviço, o banheiro de empregada virou um lavabo integrado à sala para atender às visitas. O tampo, em folha de nogueira natural, aliado à cuba preta, traz modernidade ao ambiente.
Pela pequena dimensão, o tampo não permitia apoio para sabonetes e acessórios. Como solução para esse problema, foi aberto um nicho em alvenaria na parede lateral, que foi revestido na mesma madeira, e assim criou-se um espaço ao mesmo tempo funcional e decorativo.
A marcenaria é o ponto alto do projeto deste apartamento pequeno e foi usada para aproveitar melhor o espaço e trazer praticidade. O lavabo é separado da sala por uma porta de correr com desenho discreto e que se integra ao resto do projeto. O painel de TV esconde a fiação e o móvel baixo, com ripas vazadas, permite o controle dos equipamentos de vídeo e som sem ter que abrir as portas.
No quarto principal, existia um pilar grande próximo à janela, o que não permitia a centralização da cama na parede e deixava o espaço totalmente sem harmonia. A solução foi aplicar um painel de MDF em laca cinza para esconder o pilar e, com a profundidade dele, criar um nicho iluminado para apoiar livros e objetos.
No banho da suíte, cores claras foram usadas nos revestimentos para ampliar a sensação de espaço. Objetos decorativos e roupa de banho coloridos dão vida e alegria ao ambiente.
Ver todas as fotos deste projeto aqui.
Liliana Zenaro é colaboradora da Revista Viva Decora, formada em Engenharia pela USP e em Design de Interiores pela Escola Panamericana de Arte, atua na área há cerca de 15 anos.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!